“Eu perguntei se o cinco não tem metade”: ações de uma professora dos primeiros anos que apoiam o raciocínio matemático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/40696 |
Resumo: | Neste artigo analisamos as ações desenvolvidas por uma professora dos primeiros anos que apoiam o raciocínio matemático dos alunos. O objetivo foi identificar e categorizar as ações da professora durante a discussão de uma tarefa exploratória realizada em uma turma de primeiro ano do 1.º ciclo de uma escola pública da periferia de Lisboa. Os dados foram coletados por meio de observação participante suportada por gravação em áudio e vídeo que, após a transcrição, foram analisados à luz do referencial teórico em quatro categorias de análise. Os resultados sugerem que as ações da professora favoreceram os processos de identificação de padrões, formulação de conjecturas, justificação e generalização, evidenciando o potencial que as ações docentes podem ter no desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos. |
id |
RCAP_c38f563e58e75d1081adee7a13b2e0fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/40696 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
“Eu perguntei se o cinco não tem metade”: ações de uma professora dos primeiros anos que apoiam o raciocínio matemáticoRaciocínio matemáticoAções do professor1º ciclo do ensino básicoMathematical reasoningTeacher actionsPrimary schoolNeste artigo analisamos as ações desenvolvidas por uma professora dos primeiros anos que apoiam o raciocínio matemático dos alunos. O objetivo foi identificar e categorizar as ações da professora durante a discussão de uma tarefa exploratória realizada em uma turma de primeiro ano do 1.º ciclo de uma escola pública da periferia de Lisboa. Os dados foram coletados por meio de observação participante suportada por gravação em áudio e vídeo que, após a transcrição, foram analisados à luz do referencial teórico em quatro categorias de análise. Os resultados sugerem que as ações da professora favoreceram os processos de identificação de padrões, formulação de conjecturas, justificação e generalização, evidenciando o potencial que as ações docentes podem ter no desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos.PUC - Pontifícia Universidade CatólicaRepositório da Universidade de LisboaAraman, ElianeSerrazina, Maria de LurdesPonte, João Pedro da2020-01-03T14:54:31Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/40696porAraman, E., Serrazina, L., & Ponte, J. P. (2019). “Eu perguntei se o cinco não tem metade”: Ações de uma professora dos primeiros anos que apoiam o raciocínio matemático. Educação Matemática Pesquisa, 21(2), 466-490. doi: http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2018v21i2p466-4901983-3156http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2018v21i2p466-490info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:40:07Zoai:repositorio.ul.pt:10451/40696Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:20.083257Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Eu perguntei se o cinco não tem metade”: ações de uma professora dos primeiros anos que apoiam o raciocínio matemático |
title |
“Eu perguntei se o cinco não tem metade”: ações de uma professora dos primeiros anos que apoiam o raciocínio matemático |
spellingShingle |
“Eu perguntei se o cinco não tem metade”: ações de uma professora dos primeiros anos que apoiam o raciocínio matemático Araman, Eliane Raciocínio matemático Ações do professor 1º ciclo do ensino básico Mathematical reasoning Teacher actions Primary school |
title_short |
“Eu perguntei se o cinco não tem metade”: ações de uma professora dos primeiros anos que apoiam o raciocínio matemático |
title_full |
“Eu perguntei se o cinco não tem metade”: ações de uma professora dos primeiros anos que apoiam o raciocínio matemático |
title_fullStr |
“Eu perguntei se o cinco não tem metade”: ações de uma professora dos primeiros anos que apoiam o raciocínio matemático |
title_full_unstemmed |
“Eu perguntei se o cinco não tem metade”: ações de uma professora dos primeiros anos que apoiam o raciocínio matemático |
title_sort |
“Eu perguntei se o cinco não tem metade”: ações de uma professora dos primeiros anos que apoiam o raciocínio matemático |
author |
Araman, Eliane |
author_facet |
Araman, Eliane Serrazina, Maria de Lurdes Ponte, João Pedro da |
author_role |
author |
author2 |
Serrazina, Maria de Lurdes Ponte, João Pedro da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araman, Eliane Serrazina, Maria de Lurdes Ponte, João Pedro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Raciocínio matemático Ações do professor 1º ciclo do ensino básico Mathematical reasoning Teacher actions Primary school |
topic |
Raciocínio matemático Ações do professor 1º ciclo do ensino básico Mathematical reasoning Teacher actions Primary school |
description |
Neste artigo analisamos as ações desenvolvidas por uma professora dos primeiros anos que apoiam o raciocínio matemático dos alunos. O objetivo foi identificar e categorizar as ações da professora durante a discussão de uma tarefa exploratória realizada em uma turma de primeiro ano do 1.º ciclo de uma escola pública da periferia de Lisboa. Os dados foram coletados por meio de observação participante suportada por gravação em áudio e vídeo que, após a transcrição, foram analisados à luz do referencial teórico em quatro categorias de análise. Os resultados sugerem que as ações da professora favoreceram os processos de identificação de padrões, formulação de conjecturas, justificação e generalização, evidenciando o potencial que as ações docentes podem ter no desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z 2020-01-03T14:54:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/40696 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/40696 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Araman, E., Serrazina, L., & Ponte, J. P. (2019). “Eu perguntei se o cinco não tem metade”: Ações de uma professora dos primeiros anos que apoiam o raciocínio matemático. Educação Matemática Pesquisa, 21(2), 466-490. doi: http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2018v21i2p466-490 1983-3156 http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2018v21i2p466-490 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC - Pontifícia Universidade Católica |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC - Pontifícia Universidade Católica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134482607898624 |