A experiência da dança como metodologia para a abordagem de pequenas peças de Johann Sebastian Bach para tecla

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Dalila Isabel Cardoso
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/34139
Resumo: A presente dissertação estuda, de um ponto de vista pedagógico, a relação entre a música e o movimento, mais concretamente observada na interação da Música Antiga com a tradição de dança que lhe é contemporânea. Apesar de o movimento não ser considerado como uma componente teórica da música (tal como a agógica, a harmonia, o ritmo, etc.), ele pode servir como meio de reforço para a compreensão musical. Autores como Émile Jaques-Dalcroze defendem esse ponto de vista, desenvolvendo práticas pedagógicas que envolvem a performance musical e o movimento corporal numa simbiose que gera um método inovador de ensino. Aliando as práticas musicais ao estudo da tradição de dança francesa, através dos exemplos do Minuet e da Bourrée, o meu estudo pretende aprofundar, testar e apresentar novas ferramentas para a pedagogia musical. Para esse efeito, escolhi J. S. Bach como compositor em estudo, quer pela sua importância na prática pedagógica pianística, quer pelo seu convívio próximo com as tradições de dança da época. Tendo em conta o seu amplo espólio, optei por abordar duas danças das suas obras pedagógicas para tecla, lecionadas no âmbito escolar estudado neste trabalho (2º Ciclo).
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