Vozes, música, ação: dalcroze em cena - conexões entre a rítmica e a encenação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carlos Alberto
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-21052009-112923/
Resumo: Esta dissertação trata da Rítmica como Princípio Formativo, um dos desdobramentos das formulações de Émile Jaques-Dalcroze (1865-1950), no trabalho pedagógico e profissional com voz, música e encenação. Com seu axioma música é movimento, e movimento é música, Dalcroze ressalta a originalidade da Rítmica em promover uma qualidade imanente à humanidade a indissociabilidade do movimento musical e corporal como forma ancestral de expressão humana. Ponderando questões de ordem ontológica do fazer teatral, num primeiro momento, traço a trajetória da Rítmica, analisando as potencialidades de seu diálogo com outras áreas, considerando como ela transforma e é transformada nesta interação. Em seguida, analiso a operacionalização de conteúdos e técnicas baseadas na pesquisa do indivíduo sobre si pressuposto de importantes encenadores; e, finalmente, descrevo os resultados cênicos obtidos pelo emprego de conceitos e procedimentos com grupos envolvidos na formação, pesquisa e montagem teatral.
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