Globalização, Escola e Ensino Intercultural da História e da Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, João Jerónimo Machadinha
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/95479
Resumo: Este livro encontra-se dividido numa componente teórica e numa componente de investigação empírica. A primeira componente analisa os impactes dos processos de globalização, em especial na área da educação. Defende-se que a escola, de modo a trabalhar para a construção de uma sociedade mais coesa e global, tenha a educação intercultural como uma das suas principais orientações. Neste sentido, na segunda componente do trabalho, como necessidade de aferição sobre a realidade educativa portuguesa, são analisadas, num plano principal, as representações de diferentes grupos culturais nos manuais da disciplina de História e Geografia de Portugal do sistema educativo português. O objetivo principal de tal análise consiste em saber, se pelo menos neste particular, as práticas educativas em Portugal estão em consonância com os princípios da visibilidade e da igualdade entre culturas.
id RCAP_c3999a90d7e82bd01840744a571b39b3
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/95479
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Globalização, Escola e Ensino Intercultural da História e da GeografiaAnálise da realidade educativa portuguesaRelações dos processos de globalização com os sistemas educativos. Ensino intercultural da História e da Geografia de Portugal.Este livro encontra-se dividido numa componente teórica e numa componente de investigação empírica. A primeira componente analisa os impactes dos processos de globalização, em especial na área da educação. Defende-se que a escola, de modo a trabalhar para a construção de uma sociedade mais coesa e global, tenha a educação intercultural como uma das suas principais orientações. Neste sentido, na segunda componente do trabalho, como necessidade de aferição sobre a realidade educativa portuguesa, são analisadas, num plano principal, as representações de diferentes grupos culturais nos manuais da disciplina de História e Geografia de Portugal do sistema educativo português. O objetivo principal de tal análise consiste em saber, se pelo menos neste particular, as práticas educativas em Portugal estão em consonância com os princípios da visibilidade e da igualdade entre culturas.Novas Edições Acadêmicas2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://hdl.handle.net/10316/95479http://hdl.handle.net/10316/95479por978-620-2-17701-6https://www.amazon.com/Globaliza%C3%A7%C3%A3o-Escola-Intercultural-Hist%C3%B3ria-Geografia/dp/6202177012Maia, João Jerónimo Machadinhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:24:16Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/95479Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:13:58.016449Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Globalização, Escola e Ensino Intercultural da História e da Geografia
Análise da realidade educativa portuguesa
title Globalização, Escola e Ensino Intercultural da História e da Geografia
spellingShingle Globalização, Escola e Ensino Intercultural da História e da Geografia
Maia, João Jerónimo Machadinha
Relações dos processos de globalização com os sistemas educativos. Ensino intercultural da História e da Geografia de Portugal.
title_short Globalização, Escola e Ensino Intercultural da História e da Geografia
title_full Globalização, Escola e Ensino Intercultural da História e da Geografia
title_fullStr Globalização, Escola e Ensino Intercultural da História e da Geografia
title_full_unstemmed Globalização, Escola e Ensino Intercultural da História e da Geografia
title_sort Globalização, Escola e Ensino Intercultural da História e da Geografia
author Maia, João Jerónimo Machadinha
author_facet Maia, João Jerónimo Machadinha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, João Jerónimo Machadinha
dc.subject.por.fl_str_mv Relações dos processos de globalização com os sistemas educativos. Ensino intercultural da História e da Geografia de Portugal.
topic Relações dos processos de globalização com os sistemas educativos. Ensino intercultural da História e da Geografia de Portugal.
description Este livro encontra-se dividido numa componente teórica e numa componente de investigação empírica. A primeira componente analisa os impactes dos processos de globalização, em especial na área da educação. Defende-se que a escola, de modo a trabalhar para a construção de uma sociedade mais coesa e global, tenha a educação intercultural como uma das suas principais orientações. Neste sentido, na segunda componente do trabalho, como necessidade de aferição sobre a realidade educativa portuguesa, são analisadas, num plano principal, as representações de diferentes grupos culturais nos manuais da disciplina de História e Geografia de Portugal do sistema educativo português. O objetivo principal de tal análise consiste em saber, se pelo menos neste particular, as práticas educativas em Portugal estão em consonância com os princípios da visibilidade e da igualdade entre culturas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/95479
http://hdl.handle.net/10316/95479
url http://hdl.handle.net/10316/95479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-620-2-17701-6
https://www.amazon.com/Globaliza%C3%A7%C3%A3o-Escola-Intercultural-Hist%C3%B3ria-Geografia/dp/6202177012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Novas Edições Acadêmicas
publisher.none.fl_str_mv Novas Edições Acadêmicas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134036820492288