Globalização, Escola e Ensino Intercultural da História e da Geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/95479 |
Resumo: | Este livro encontra-se dividido numa componente teórica e numa componente de investigação empírica. A primeira componente analisa os impactes dos processos de globalização, em especial na área da educação. Defende-se que a escola, de modo a trabalhar para a construção de uma sociedade mais coesa e global, tenha a educação intercultural como uma das suas principais orientações. Neste sentido, na segunda componente do trabalho, como necessidade de aferição sobre a realidade educativa portuguesa, são analisadas, num plano principal, as representações de diferentes grupos culturais nos manuais da disciplina de História e Geografia de Portugal do sistema educativo português. O objetivo principal de tal análise consiste em saber, se pelo menos neste particular, as práticas educativas em Portugal estão em consonância com os princípios da visibilidade e da igualdade entre culturas. |
id |
RCAP_c3999a90d7e82bd01840744a571b39b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/95479 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Globalização, Escola e Ensino Intercultural da História e da GeografiaAnálise da realidade educativa portuguesaRelações dos processos de globalização com os sistemas educativos. Ensino intercultural da História e da Geografia de Portugal.Este livro encontra-se dividido numa componente teórica e numa componente de investigação empírica. A primeira componente analisa os impactes dos processos de globalização, em especial na área da educação. Defende-se que a escola, de modo a trabalhar para a construção de uma sociedade mais coesa e global, tenha a educação intercultural como uma das suas principais orientações. Neste sentido, na segunda componente do trabalho, como necessidade de aferição sobre a realidade educativa portuguesa, são analisadas, num plano principal, as representações de diferentes grupos culturais nos manuais da disciplina de História e Geografia de Portugal do sistema educativo português. O objetivo principal de tal análise consiste em saber, se pelo menos neste particular, as práticas educativas em Portugal estão em consonância com os princípios da visibilidade e da igualdade entre culturas.Novas Edições Acadêmicas2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://hdl.handle.net/10316/95479http://hdl.handle.net/10316/95479por978-620-2-17701-6https://www.amazon.com/Globaliza%C3%A7%C3%A3o-Escola-Intercultural-Hist%C3%B3ria-Geografia/dp/6202177012Maia, João Jerónimo Machadinhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:24:16Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/95479Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:13:58.016449Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Globalização, Escola e Ensino Intercultural da História e da Geografia Análise da realidade educativa portuguesa |
title |
Globalização, Escola e Ensino Intercultural da História e da Geografia |
spellingShingle |
Globalização, Escola e Ensino Intercultural da História e da Geografia Maia, João Jerónimo Machadinha Relações dos processos de globalização com os sistemas educativos. Ensino intercultural da História e da Geografia de Portugal. |
title_short |
Globalização, Escola e Ensino Intercultural da História e da Geografia |
title_full |
Globalização, Escola e Ensino Intercultural da História e da Geografia |
title_fullStr |
Globalização, Escola e Ensino Intercultural da História e da Geografia |
title_full_unstemmed |
Globalização, Escola e Ensino Intercultural da História e da Geografia |
title_sort |
Globalização, Escola e Ensino Intercultural da História e da Geografia |
author |
Maia, João Jerónimo Machadinha |
author_facet |
Maia, João Jerónimo Machadinha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, João Jerónimo Machadinha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações dos processos de globalização com os sistemas educativos. Ensino intercultural da História e da Geografia de Portugal. |
topic |
Relações dos processos de globalização com os sistemas educativos. Ensino intercultural da História e da Geografia de Portugal. |
description |
Este livro encontra-se dividido numa componente teórica e numa componente de investigação empírica. A primeira componente analisa os impactes dos processos de globalização, em especial na área da educação. Defende-se que a escola, de modo a trabalhar para a construção de uma sociedade mais coesa e global, tenha a educação intercultural como uma das suas principais orientações. Neste sentido, na segunda componente do trabalho, como necessidade de aferição sobre a realidade educativa portuguesa, são analisadas, num plano principal, as representações de diferentes grupos culturais nos manuais da disciplina de História e Geografia de Portugal do sistema educativo português. O objetivo principal de tal análise consiste em saber, se pelo menos neste particular, as práticas educativas em Portugal estão em consonância com os princípios da visibilidade e da igualdade entre culturas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/95479 http://hdl.handle.net/10316/95479 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/95479 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-620-2-17701-6 https://www.amazon.com/Globaliza%C3%A7%C3%A3o-Escola-Intercultural-Hist%C3%B3ria-Geografia/dp/6202177012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Novas Edições Acadêmicas |
publisher.none.fl_str_mv |
Novas Edições Acadêmicas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134036820492288 |