Participação e iniciativa da criança em educação de infância (jardim de infância e creche) – Estudo de dois contextos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Vânia Catarina Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2613
Resumo: A participação e a iniciativa da criança são dois temas que tem vindo a assumir um papel fundamental em educação e na sociedade. É através do mundo que a rodeia, que a criança se vai sentir estimulada a verbalizar, a exprimir os seus sentimentos, emoções e ideias, de forma a que “todos” a entendam. A criança sentindo-se encorajada a participar e a ser ouvida, esta conquista um espaço que é seu e constrói a sua própria identidade. Assim, a criança ganha autonomia e vai tomando as suas próprias iniciativas, o que é imprescindível nas tarefas do quotidiano, mas, mais do que isso é importante que a criança se sinta um ser competente e ativo na sociedade. Deste modo, é de salientar que os adultos devem deixar a criança crescer num clima de valorização/ consideração, pois a criança vai aprender a acreditar em si própria e nas suas competências. Apesar da divulgação desta perspetiva, inúmeras vezes, os adultos ditam regras e tomam decisões pelas crianças, em situações em que estas poderiam ter iniciativa e participar, porque consideram-nas incapazes ou seres pequenos e que ainda não sabem o que querem. Para dar uma maior enfâse a este tema que tanto é fundamental como é desvalorizado, realizou-se uma investigação sobre as oportunidades de iniciativa dadas às crianças nos diferentes contextos da educação de infância. Todavia, através do estudo feito nos dois contextos diferenciados é notório que as crianças vão tomando a iniciativa, mas, muitas das vezes essa iniciativa é interrompida pelos adultos, apesar de saberem que a criança aprende através das oportunidades que lhe é dada para descobrir, refletir, experimentar, explorar, pensar, discutir, questionar, ouvir e do espaço em que esta vivencia a sua descoberta.
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