Participação e iniciativa da criança em educação de infância (jardim de infância e creche) – Estudo de dois contextos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2613 |
Resumo: | A participação e a iniciativa da criança são dois temas que tem vindo a assumir um papel fundamental em educação e na sociedade. É através do mundo que a rodeia, que a criança se vai sentir estimulada a verbalizar, a exprimir os seus sentimentos, emoções e ideias, de forma a que “todos” a entendam. A criança sentindo-se encorajada a participar e a ser ouvida, esta conquista um espaço que é seu e constrói a sua própria identidade. Assim, a criança ganha autonomia e vai tomando as suas próprias iniciativas, o que é imprescindível nas tarefas do quotidiano, mas, mais do que isso é importante que a criança se sinta um ser competente e ativo na sociedade. Deste modo, é de salientar que os adultos devem deixar a criança crescer num clima de valorização/ consideração, pois a criança vai aprender a acreditar em si própria e nas suas competências. Apesar da divulgação desta perspetiva, inúmeras vezes, os adultos ditam regras e tomam decisões pelas crianças, em situações em que estas poderiam ter iniciativa e participar, porque consideram-nas incapazes ou seres pequenos e que ainda não sabem o que querem. Para dar uma maior enfâse a este tema que tanto é fundamental como é desvalorizado, realizou-se uma investigação sobre as oportunidades de iniciativa dadas às crianças nos diferentes contextos da educação de infância. Todavia, através do estudo feito nos dois contextos diferenciados é notório que as crianças vão tomando a iniciativa, mas, muitas das vezes essa iniciativa é interrompida pelos adultos, apesar de saberem que a criança aprende através das oportunidades que lhe é dada para descobrir, refletir, experimentar, explorar, pensar, discutir, questionar, ouvir e do espaço em que esta vivencia a sua descoberta. |
id |
RCAP_c40873159d4b2a9d4529667ff81a8ef7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2613 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Participação e iniciativa da criança em educação de infância (jardim de infância e creche) – Estudo de dois contextosEducação de Pré-EscolarCrecheEducação participadaA participação e a iniciativa da criança são dois temas que tem vindo a assumir um papel fundamental em educação e na sociedade. É através do mundo que a rodeia, que a criança se vai sentir estimulada a verbalizar, a exprimir os seus sentimentos, emoções e ideias, de forma a que “todos” a entendam. A criança sentindo-se encorajada a participar e a ser ouvida, esta conquista um espaço que é seu e constrói a sua própria identidade. Assim, a criança ganha autonomia e vai tomando as suas próprias iniciativas, o que é imprescindível nas tarefas do quotidiano, mas, mais do que isso é importante que a criança se sinta um ser competente e ativo na sociedade. Deste modo, é de salientar que os adultos devem deixar a criança crescer num clima de valorização/ consideração, pois a criança vai aprender a acreditar em si própria e nas suas competências. Apesar da divulgação desta perspetiva, inúmeras vezes, os adultos ditam regras e tomam decisões pelas crianças, em situações em que estas poderiam ter iniciativa e participar, porque consideram-nas incapazes ou seres pequenos e que ainda não sabem o que querem. Para dar uma maior enfâse a este tema que tanto é fundamental como é desvalorizado, realizou-se uma investigação sobre as oportunidades de iniciativa dadas às crianças nos diferentes contextos da educação de infância. Todavia, através do estudo feito nos dois contextos diferenciados é notório que as crianças vão tomando a iniciativa, mas, muitas das vezes essa iniciativa é interrompida pelos adultos, apesar de saberem que a criança aprende através das oportunidades que lhe é dada para descobrir, refletir, experimentar, explorar, pensar, discutir, questionar, ouvir e do espaço em que esta vivencia a sua descoberta.The participation and initiative of the children are two themes that have assumed a fundamental role in education and society. It is through the world around her that the children will feel stimulated to verbalize, and express their feelings, emotions and ideas, so that “everyone” understands it. Children feel encouraged to participate and to be heard, this conquers a space that is yours and builds your own identity. Thus, the child gains autonomy and is taking its own initiative, which is essential in everyday tasks, but more importantly, it is important for the child to feel competent and active in society. Therefore, it should be noted that adults should let their child grow up in a climate of aprreciation, as the child will learn to believe in himself and his skills. Despite the disclosure of this perspective, adults often dictate rules and make decisions for children, in situations in which they could take initiative and participate because they consider them incapable or small beings and do not know yet what they want. To give more emphasis to this fundamental and devalued subject, research on the opportunities for initiative given to children in different contexts, it is clear that children are taking the initiative, but often this initiative is interrupted by adults, even though they know that the child learns through the opportunities given to them to discover, reflect, to experiment, to explore, to think, to discuss, to question, to listen and the space in which it experiences its discovery.2018-05-11T08:16:29Z2018-05-04T00:00:00Z2018-05-042018-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2613TID:201911825porRodrigues, Vânia Catarina Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:10Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2613Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:23.369198Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Participação e iniciativa da criança em educação de infância (jardim de infância e creche) – Estudo de dois contextos |
title |
Participação e iniciativa da criança em educação de infância (jardim de infância e creche) – Estudo de dois contextos |
spellingShingle |
Participação e iniciativa da criança em educação de infância (jardim de infância e creche) – Estudo de dois contextos Rodrigues, Vânia Catarina Ferreira Educação de Pré-Escolar Creche Educação participada |
title_short |
Participação e iniciativa da criança em educação de infância (jardim de infância e creche) – Estudo de dois contextos |
title_full |
Participação e iniciativa da criança em educação de infância (jardim de infância e creche) – Estudo de dois contextos |
title_fullStr |
Participação e iniciativa da criança em educação de infância (jardim de infância e creche) – Estudo de dois contextos |
title_full_unstemmed |
Participação e iniciativa da criança em educação de infância (jardim de infância e creche) – Estudo de dois contextos |
title_sort |
Participação e iniciativa da criança em educação de infância (jardim de infância e creche) – Estudo de dois contextos |
author |
Rodrigues, Vânia Catarina Ferreira |
author_facet |
Rodrigues, Vânia Catarina Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Vânia Catarina Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Pré-Escolar Creche Educação participada |
topic |
Educação de Pré-Escolar Creche Educação participada |
description |
A participação e a iniciativa da criança são dois temas que tem vindo a assumir um papel fundamental em educação e na sociedade. É através do mundo que a rodeia, que a criança se vai sentir estimulada a verbalizar, a exprimir os seus sentimentos, emoções e ideias, de forma a que “todos” a entendam. A criança sentindo-se encorajada a participar e a ser ouvida, esta conquista um espaço que é seu e constrói a sua própria identidade. Assim, a criança ganha autonomia e vai tomando as suas próprias iniciativas, o que é imprescindível nas tarefas do quotidiano, mas, mais do que isso é importante que a criança se sinta um ser competente e ativo na sociedade. Deste modo, é de salientar que os adultos devem deixar a criança crescer num clima de valorização/ consideração, pois a criança vai aprender a acreditar em si própria e nas suas competências. Apesar da divulgação desta perspetiva, inúmeras vezes, os adultos ditam regras e tomam decisões pelas crianças, em situações em que estas poderiam ter iniciativa e participar, porque consideram-nas incapazes ou seres pequenos e que ainda não sabem o que querem. Para dar uma maior enfâse a este tema que tanto é fundamental como é desvalorizado, realizou-se uma investigação sobre as oportunidades de iniciativa dadas às crianças nos diferentes contextos da educação de infância. Todavia, através do estudo feito nos dois contextos diferenciados é notório que as crianças vão tomando a iniciativa, mas, muitas das vezes essa iniciativa é interrompida pelos adultos, apesar de saberem que a criança aprende através das oportunidades que lhe é dada para descobrir, refletir, experimentar, explorar, pensar, discutir, questionar, ouvir e do espaço em que esta vivencia a sua descoberta. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-11T08:16:29Z 2018-05-04T00:00:00Z 2018-05-04 2018-03-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2613 TID:201911825 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2613 |
identifier_str_mv |
TID:201911825 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131628675530752 |