O discurso da sociedade brasileira sobre o sujeito deficiente no processo constituinte de 1987/88, e a sua inclusão educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castelani, Custódio Serrati
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5180
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo investigar quais eram os valores atribuídos ao sujeito deficiente pela sociedade brasileira para a sua (res)significação no discurso constitucional de 1988, e identificar qual era o pensamento da sociedade brasileira, no processo constituinte de 1987/88, sobre a inclusão educativa do sujeito deficiente. A pesquisa realizada, de natureza qualitativa e documental, percorreu um caminho construído por fases, como: selecionar a materialidade discursiva nos textos linguísticos do corpus de arquivos da Assembleia Nacional Constituinte referida, proceder aos recortes dos fragmentos discursivos de maior relevo para serem analisados metodologicamente e desvelar o pensamento da sociedade brasileira sobre a inclusão educativa do sujeito deficiente. O referencial teórico-metodológico adotado para fundamentar as reflexões foi a Análise de Discurso de filiação francesa. O resultado evidenciou que a inclusão educativa para o sujeito deficiente não era o objetivo mediato da sociedade brasileira. O que se buscava era valorizar o ser humano em primeiro lugar e, para tanto, tutelar a dignidade humana como um valor ético moral, e garantir uma cidadania plena e igualitária para todos. Com essas garantias, restou também assegurada ao sujeito deficiente a inclusão educativa como um direito social.
id RCAP_c412c84b2b9f8d93f04ba8e5f5ecf858
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5180
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O discurso da sociedade brasileira sobre o sujeito deficiente no processo constituinte de 1987/88, e a sua inclusão educativaEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO INCLUSIVAANÁLISE DO DISCURSOCIDADÃOS COM DEFICIÊNCIABRASILMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCATIONINCLUSIVE EDUCATIONDISCOURSE ANALYSISCITIZENS WITH DISABILITIESBRAZILO presente trabalho teve por objetivo investigar quais eram os valores atribuídos ao sujeito deficiente pela sociedade brasileira para a sua (res)significação no discurso constitucional de 1988, e identificar qual era o pensamento da sociedade brasileira, no processo constituinte de 1987/88, sobre a inclusão educativa do sujeito deficiente. A pesquisa realizada, de natureza qualitativa e documental, percorreu um caminho construído por fases, como: selecionar a materialidade discursiva nos textos linguísticos do corpus de arquivos da Assembleia Nacional Constituinte referida, proceder aos recortes dos fragmentos discursivos de maior relevo para serem analisados metodologicamente e desvelar o pensamento da sociedade brasileira sobre a inclusão educativa do sujeito deficiente. O referencial teórico-metodológico adotado para fundamentar as reflexões foi a Análise de Discurso de filiação francesa. O resultado evidenciou que a inclusão educativa para o sujeito deficiente não era o objetivo mediato da sociedade brasileira. O que se buscava era valorizar o ser humano em primeiro lugar e, para tanto, tutelar a dignidade humana como um valor ético moral, e garantir uma cidadania plena e igualitária para todos. Com essas garantias, restou também assegurada ao sujeito deficiente a inclusão educativa como um direito social.The object of the present paper was to investigate the values assigned to the deficient subject by Brazilian society towards the alteration of their significance in the 1988 constitutional discourse, and to identify the thought of Brazilian society in the 1987/88 constitutional processes concerning the deficient subject‟s educational inclusion. The qualitative and documental research carried out followed a path built by phases, such as: selecting the discursive material in the linguistic texts included in the aforesaid Constitutional National Assembly files corpus, proceeding the clipping of the most relevant discursive fragments to be methodologically analyzed, and unveiling the thought of Brazilian society concerning the deficient subject‟s educational inclusion. The theoretical-methodological reference body adopted to set the foundations for reflections was the French-affiliated Discourse Analysis. The results showed evidence that an educational inclusion for the deficient subject was not the mediate object of Brazilian society. What was being searched was to value the human being in the first place, and in order to do so, to protect human dignity as a moral and ethical value and to ensure full and equalitarian citizenship to everyone. With such guarantees, educational inclusion was also assured to the deficient subject as a social right.2014-07-04T12:46:50Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5180TID:201252201porCastelani, Custódio Serratiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:35Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5180Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:35.062536Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O discurso da sociedade brasileira sobre o sujeito deficiente no processo constituinte de 1987/88, e a sua inclusão educativa
title O discurso da sociedade brasileira sobre o sujeito deficiente no processo constituinte de 1987/88, e a sua inclusão educativa
spellingShingle O discurso da sociedade brasileira sobre o sujeito deficiente no processo constituinte de 1987/88, e a sua inclusão educativa
Castelani, Custódio Serrati
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
ANÁLISE DO DISCURSO
CIDADÃOS COM DEFICIÊNCIA
BRASIL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
INCLUSIVE EDUCATION
DISCOURSE ANALYSIS
CITIZENS WITH DISABILITIES
BRAZIL
title_short O discurso da sociedade brasileira sobre o sujeito deficiente no processo constituinte de 1987/88, e a sua inclusão educativa
title_full O discurso da sociedade brasileira sobre o sujeito deficiente no processo constituinte de 1987/88, e a sua inclusão educativa
title_fullStr O discurso da sociedade brasileira sobre o sujeito deficiente no processo constituinte de 1987/88, e a sua inclusão educativa
title_full_unstemmed O discurso da sociedade brasileira sobre o sujeito deficiente no processo constituinte de 1987/88, e a sua inclusão educativa
title_sort O discurso da sociedade brasileira sobre o sujeito deficiente no processo constituinte de 1987/88, e a sua inclusão educativa
author Castelani, Custódio Serrati
author_facet Castelani, Custódio Serrati
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castelani, Custódio Serrati
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
ANÁLISE DO DISCURSO
CIDADÃOS COM DEFICIÊNCIA
BRASIL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
INCLUSIVE EDUCATION
DISCOURSE ANALYSIS
CITIZENS WITH DISABILITIES
BRAZIL
topic EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
ANÁLISE DO DISCURSO
CIDADÃOS COM DEFICIÊNCIA
BRASIL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
INCLUSIVE EDUCATION
DISCOURSE ANALYSIS
CITIZENS WITH DISABILITIES
BRAZIL
description O presente trabalho teve por objetivo investigar quais eram os valores atribuídos ao sujeito deficiente pela sociedade brasileira para a sua (res)significação no discurso constitucional de 1988, e identificar qual era o pensamento da sociedade brasileira, no processo constituinte de 1987/88, sobre a inclusão educativa do sujeito deficiente. A pesquisa realizada, de natureza qualitativa e documental, percorreu um caminho construído por fases, como: selecionar a materialidade discursiva nos textos linguísticos do corpus de arquivos da Assembleia Nacional Constituinte referida, proceder aos recortes dos fragmentos discursivos de maior relevo para serem analisados metodologicamente e desvelar o pensamento da sociedade brasileira sobre a inclusão educativa do sujeito deficiente. O referencial teórico-metodológico adotado para fundamentar as reflexões foi a Análise de Discurso de filiação francesa. O resultado evidenciou que a inclusão educativa para o sujeito deficiente não era o objetivo mediato da sociedade brasileira. O que se buscava era valorizar o ser humano em primeiro lugar e, para tanto, tutelar a dignidade humana como um valor ético moral, e garantir uma cidadania plena e igualitária para todos. Com essas garantias, restou também assegurada ao sujeito deficiente a inclusão educativa como um direito social.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-04T12:46:50Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/5180
TID:201252201
url http://hdl.handle.net/10437/5180
identifier_str_mv TID:201252201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131222830481408