Uma visão sobre o papel do educador de infância na voz de crianças e famílias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Sara
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/40810
Resumo: O presente relatório final surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo que a temática da investigação surge no contexto da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar. O tema da investigação visa compreender o papel do educador de infância pela voz das crianças e famílias na esfera da Educação Pré-Escolar. A metodologia qualitativa interpretativa foi a utilizada para o desenvolvimento da investigação. Relativamente à técnica de recolha de dados, baseou-se na realização de observação participante, entrevistas às crianças, e inquérito por questionário às famílias. Com o avanço da sociedade, e consequentemente da educação, o papel do educador sofreu algumas mudanças. Também a “criança” ganhou uma nova imagem, agora conceptualizada como alguém competente, participativo e ativo. Desta forma, procurámos desenvolver um estudo que visa escutar as vozes das crianças, escutando-as e valorizando-as como seres competentes e capazes de perspetivarem o papel do educador de infância e, em simultâneo, questionar as famílias sobre a perceção que têm do mesmo. Chegaremos à conclusão, com base na análise de dados que as crianças e as famílias perspetivam o educador de infância como alguém responsável por todas as necessidades e desenvolvimento integral das crianças e como um agente que apresenta um papel extensivo e amplo no processo educativo.
id RCAP_c453ff2ac2f389e6f41ad164c82978b7
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/40810
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma visão sobre o papel do educador de infância na voz de crianças e famíliasEducador de infânciaCriançaFamíliasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório final surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo que a temática da investigação surge no contexto da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar. O tema da investigação visa compreender o papel do educador de infância pela voz das crianças e famílias na esfera da Educação Pré-Escolar. A metodologia qualitativa interpretativa foi a utilizada para o desenvolvimento da investigação. Relativamente à técnica de recolha de dados, baseou-se na realização de observação participante, entrevistas às crianças, e inquérito por questionário às famílias. Com o avanço da sociedade, e consequentemente da educação, o papel do educador sofreu algumas mudanças. Também a “criança” ganhou uma nova imagem, agora conceptualizada como alguém competente, participativo e ativo. Desta forma, procurámos desenvolver um estudo que visa escutar as vozes das crianças, escutando-as e valorizando-as como seres competentes e capazes de perspetivarem o papel do educador de infância e, em simultâneo, questionar as famílias sobre a perceção que têm do mesmo. Chegaremos à conclusão, com base na análise de dados que as crianças e as famílias perspetivam o educador de infância como alguém responsável por todas as necessidades e desenvolvimento integral das crianças e como um agente que apresenta um papel extensivo e amplo no processo educativo.Gonçalves, Ana CristinaRepositório ComumFernandes, Sara2022-05-28T15:15:41Z2022-01-282022-01-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/40810TID:202976424porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-08T04:15:24Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/40810Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:23.692365Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma visão sobre o papel do educador de infância na voz de crianças e famílias
title Uma visão sobre o papel do educador de infância na voz de crianças e famílias
spellingShingle Uma visão sobre o papel do educador de infância na voz de crianças e famílias
Fernandes, Sara
Educador de infância
Criança
Famílias
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Uma visão sobre o papel do educador de infância na voz de crianças e famílias
title_full Uma visão sobre o papel do educador de infância na voz de crianças e famílias
title_fullStr Uma visão sobre o papel do educador de infância na voz de crianças e famílias
title_full_unstemmed Uma visão sobre o papel do educador de infância na voz de crianças e famílias
title_sort Uma visão sobre o papel do educador de infância na voz de crianças e famílias
author Fernandes, Sara
author_facet Fernandes, Sara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Ana Cristina
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Sara
dc.subject.por.fl_str_mv Educador de infância
Criança
Famílias
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educador de infância
Criança
Famílias
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório final surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo que a temática da investigação surge no contexto da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar. O tema da investigação visa compreender o papel do educador de infância pela voz das crianças e famílias na esfera da Educação Pré-Escolar. A metodologia qualitativa interpretativa foi a utilizada para o desenvolvimento da investigação. Relativamente à técnica de recolha de dados, baseou-se na realização de observação participante, entrevistas às crianças, e inquérito por questionário às famílias. Com o avanço da sociedade, e consequentemente da educação, o papel do educador sofreu algumas mudanças. Também a “criança” ganhou uma nova imagem, agora conceptualizada como alguém competente, participativo e ativo. Desta forma, procurámos desenvolver um estudo que visa escutar as vozes das crianças, escutando-as e valorizando-as como seres competentes e capazes de perspetivarem o papel do educador de infância e, em simultâneo, questionar as famílias sobre a perceção que têm do mesmo. Chegaremos à conclusão, com base na análise de dados que as crianças e as famílias perspetivam o educador de infância como alguém responsável por todas as necessidades e desenvolvimento integral das crianças e como um agente que apresenta um papel extensivo e amplo no processo educativo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-28T15:15:41Z
2022-01-28
2022-01-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/40810
TID:202976424
url http://hdl.handle.net/10400.26/40810
identifier_str_mv TID:202976424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134918066831360