Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica integrada c/ ji Prof. Dr. Ferrer Correia – Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, junto da turma do 9ºF no ano letivo de 2018/2019

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Pedro Miguel Madeira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93482
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_c4559fb7f51df0f6a328b83adad63693
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93482
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica integrada c/ ji Prof. Dr. Ferrer Correia – Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, junto da turma do 9ºF no ano letivo de 2018/2019Teacher Training Report Developed in the ESCOLA BÁSICA INTEGRADA C/ JI PROF. DR. FERRER CORREIA – AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRANDA DO CORVO,together with the 9 th grade class in the academic year 2018/2019.EducaçãoEstágio PedagógicoEducação FísicaAptidão FísicaEducationTeacher TrainingPhysical EducationPhysical FitnessRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaNas áreas de formação na Educação é necessário realizar um ano de Estágio Pedagógico para exercer esta função. Todo este percurso é considerado como o grande momento de formação, repleto de grandes aprendizagens e experiências.Finalizando o Estágio Pedagógico surge a elaboração deste relatório, sendo realizada uma reflexão das espectativas existentes, o contexto em que foi realizado, as aprendizagens alcançadas e as estratégias usadas para superar as dificuldades sentidas neste último ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. A realização deste relatório permite refletir sobre as experiências, dúvidas, dificuldades e sucessos testemunhados durante esta fase memorável da nossa vida. O documento está divido em três capítulos, no primeiro é realizada uma Contextualização Da Prática Desenvolvida, no segundo é feita uma Análise Reflexiva Sobre A Prática Pedagógica e por fim no último é elaborado um Aprofundamento Do Tema-Problema. Em todos os capítulos é realizado uma análise crítica fundamentada cientificamente, tencionando-se contextualizar a prática pedagógica levada a cabo no Estágio Pedagógico em Educação Física lecionando aulas à turma do 9ºF na Escola Básica Integrada com Jardim de Infância Prof. Dr. Ferrer Correia, no ano letivo 2018/2019.Em relação ao aprofundamento do tema problema, este tem como principal questão, tentar perceber se existe impacto das aulas de Educação Física na Aptidão Física dos alunos, mais propriamente na Força Inferior. A amostra usada foi a turma do 9ºF da escola em questão, tendo sido avaliada em dois momentos usando dois testes, o teste Corrida em Vai-e-Vem 10 x 5 Metros e o da Impulsão Horizontal, ambos da bateria de testes EUROFIT, de modo a verificar se o estímulo usado durante as aulas num período de perto de dois meses foi suficiente para que existisse uma melhoria desta capacidade física condicional.In all areas of Education, it is necessary to have a year of Teacher Training to become a teacher. This period is considered as a great moment of personal development, full of great learnings and experiences.At the end of the Teacher Training, this report was prepared, reflecting on the existing expectations, the context in which it was carried out, the lessons learned and the strategies used to overcome the difficulties experienced in this last year of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic Education and Secondary. The realization of this report allows to reflect on the experiences, doubts, difficulties and successes witnessed during this memorable phase of our life. The document is divided into three chapters, the first is a Contextualization of the Developed Practice, the second is a Reflective Analysis on the Pedagogical Practice and finally is elaborated a Deepening of the Problem-Theme. In all the chapters a scientifically based critical analysis is carried out. It intends to contextualize the pedagogical practice carried out in the Teacher Training in Physical Education teaching classes of the 9 th grade class in the Escola Básica Integrada com Jardim de Infância Prof. Dr. Ferrer Correia, in the academic year 2018/2019.In relation to the deepening of the problem theme, this one has as main question, to try to realize if there is impact of the Physical Education classes in the Physical Fitness of the students, more properly in the Lower Force. The sample used was the F class of the 9th grade and was evaluated in two moments using two tests, the 10 x 5 Meter Shuttle Run and the Standing Broad Jump test, both from the EUROFIT test battery, with the objective to verify whether the stimulus used during the classes in a period of close to two months was sufficient to have an improvement of this conditional physical capacity.2019-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93482http://hdl.handle.net/10316/93482TID:202673669porCorreia, Pedro Miguel Madeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:49:52Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93482Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:24.459774Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica integrada c/ ji Prof. Dr. Ferrer Correia – Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, junto da turma do 9ºF no ano letivo de 2018/2019
Teacher Training Report Developed in the ESCOLA BÁSICA INTEGRADA C/ JI PROF. DR. FERRER CORREIA – AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRANDA DO CORVO,together with the 9 th grade class in the academic year 2018/2019.
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica integrada c/ ji Prof. Dr. Ferrer Correia – Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, junto da turma do 9ºF no ano letivo de 2018/2019
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica integrada c/ ji Prof. Dr. Ferrer Correia – Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, junto da turma do 9ºF no ano letivo de 2018/2019
Correia, Pedro Miguel Madeira
Educação
Estágio Pedagógico
Educação Física
Aptidão Física
Education
Teacher Training
Physical Education
Physical Fitness
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica integrada c/ ji Prof. Dr. Ferrer Correia – Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, junto da turma do 9ºF no ano letivo de 2018/2019
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica integrada c/ ji Prof. Dr. Ferrer Correia – Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, junto da turma do 9ºF no ano letivo de 2018/2019
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica integrada c/ ji Prof. Dr. Ferrer Correia – Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, junto da turma do 9ºF no ano letivo de 2018/2019
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica integrada c/ ji Prof. Dr. Ferrer Correia – Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, junto da turma do 9ºF no ano letivo de 2018/2019
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica integrada c/ ji Prof. Dr. Ferrer Correia – Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, junto da turma do 9ºF no ano letivo de 2018/2019
author Correia, Pedro Miguel Madeira
author_facet Correia, Pedro Miguel Madeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Pedro Miguel Madeira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Estágio Pedagógico
Educação Física
Aptidão Física
Education
Teacher Training
Physical Education
Physical Fitness
topic Educação
Estágio Pedagógico
Educação Física
Aptidão Física
Education
Teacher Training
Physical Education
Physical Fitness
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93482
http://hdl.handle.net/10316/93482
TID:202673669
url http://hdl.handle.net/10316/93482
identifier_str_mv TID:202673669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134019937370112