English as a Vehicle for Citizenship Education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/115907 |
Resumo: | O presente estudo, inserido no âmbito do estágio do Mestrado em ensino de Inglês no 1º ciclo do ensino básico, desenvolvido numa escola portuguesa do 1º ciclo teve como objectivo responder às seguintes questões: ‘Como desenvolver a educação para a cidadania na aula de Inglês?’; ‘Será que quando a educação para a cidadania é explicita na aula de Inglês promove atitudes/pensamentos positivos em relação ao outro?’; e ‘Como posso desenvolver a minha prática de contar histórias?’. O estudo foi conduzido durante três meses, no primeiro período escolar, envolvendo um grupo de 23 alunos com idades compreendidas entre os 8 e os 9 anos no 3º ano do primeiro ciclo. Como metodologia de investigação foi usada uma pesquisa de acção em pequena escala. O estudo implicou uma abordagem qualitativa e quantitativa na recolha de dados que consistiu num diário e reflexões do professor, questionários, reflexões dos alunos e discussão na aula. Os resultados foram positivos, sendo que responderam, com sucesso, às três questões deste estudo. O estudo respondeu positivamente à primeira pergunta (Como desenvolver a educação para a cidadania na aula de Inglês?), na medida em que o passaporte, a história, a sua leitura e discussão, e o livro (mini book) se revelaram eficazes para desenvolver a educação para a cidadania na aula de Inglês. A segunda questão (Será que quando a educação para a cidadania é explicita na aula de Inglês promove atitudes/pensamentos positivos em relação ao outro?) teve como resposta atitudes positivas, demonstradas pelos alunos, quer nos inquéritos quer na discussão da história, no que respeita à aceitação dos outros e das suas diferenças. O estudo respondeu à questão três (Como posso desenvolver a minha prática de contar histórias?) ajudando a professora a desenvolver a sua capacidade para contar histórias na disciplina de Inglês. A professora desenvolveu técnicas para contar histórias e percebeu que estratégias podem resultar num melhor entendimento da história. Os questionários demonstraram uma alteração das atitudes dos alunos, tanto em relação à sua perceção acerca das histórias e do que podem aprender com elas, mas também como as mesmas podem, na disciplina de Inglês, ter um papel importante no ensino de temas como a educação para cidadania. Este estudo demonstrou que os professores devem ser encorajados a desenvolver a educação para a cidadania na disciplina de Inglês e que as histórias em Inglês são um veículo de promoção, não somente da língua, mas também da cidadania. |
id |
RCAP_c4911d19aa2258106e24860a8469e6f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/115907 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
English as a Vehicle for Citizenship EducationEnsino de InglêsCidadaniaEducação para a cidadaniaHistóriasAtitudes positivasEnsino de Inglês no 1º cicloRespeitar as diferençasDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente estudo, inserido no âmbito do estágio do Mestrado em ensino de Inglês no 1º ciclo do ensino básico, desenvolvido numa escola portuguesa do 1º ciclo teve como objectivo responder às seguintes questões: ‘Como desenvolver a educação para a cidadania na aula de Inglês?’; ‘Será que quando a educação para a cidadania é explicita na aula de Inglês promove atitudes/pensamentos positivos em relação ao outro?’; e ‘Como posso desenvolver a minha prática de contar histórias?’. O estudo foi conduzido durante três meses, no primeiro período escolar, envolvendo um grupo de 23 alunos com idades compreendidas entre os 8 e os 9 anos no 3º ano do primeiro ciclo. Como metodologia de investigação foi usada uma pesquisa de acção em pequena escala. O estudo implicou uma abordagem qualitativa e quantitativa na recolha de dados que consistiu num diário e reflexões do professor, questionários, reflexões dos alunos e discussão na aula. Os resultados foram positivos, sendo que responderam, com sucesso, às três questões deste estudo. O estudo respondeu positivamente à primeira pergunta (Como desenvolver a educação para a cidadania na aula de Inglês?), na medida em que o passaporte, a história, a sua leitura e discussão, e o livro (mini book) se revelaram eficazes para desenvolver a educação para a cidadania na aula de Inglês. A segunda questão (Será que quando a educação para a cidadania é explicita na aula de Inglês promove atitudes/pensamentos positivos em relação ao outro?) teve como resposta atitudes positivas, demonstradas pelos alunos, quer nos inquéritos quer na discussão da história, no que respeita à aceitação dos outros e das suas diferenças. O estudo respondeu à questão três (Como posso desenvolver a minha prática de contar histórias?) ajudando a professora a desenvolver a sua capacidade para contar histórias na disciplina de Inglês. A professora desenvolveu técnicas para contar histórias e percebeu que estratégias podem resultar num melhor entendimento da história. Os questionários demonstraram uma alteração das atitudes dos alunos, tanto em relação à sua perceção acerca das histórias e do que podem aprender com elas, mas também como as mesmas podem, na disciplina de Inglês, ter um papel importante no ensino de temas como a educação para cidadania. Este estudo demonstrou que os professores devem ser encorajados a desenvolver a educação para a cidadania na disciplina de Inglês e que as histórias em Inglês são um veículo de promoção, não somente da língua, mas também da cidadania.The present study, inserted in the scope of the master's degree in the English teaching in the 1st cycle of basic education, developed in a Portuguese school of the 1st cycle, had as a main goal to answer the following questions: ‘How can I develop citizenship education in the English classroom?’; ‘Does making citizenship education more explicit during English lessons promote positive attitudes/thoughts in relation to the other?’; ‘How can I develop as a teacher storyteller?’. The study was conducted for three months, in the first school period, involving a group of 23 students aged between 8 and 9 years old in the 3rd year of the first cycle. As the investigation methodology, a small-scale action research was used. The study implied a qualitative and quantitative approach to the collection of data that consisted of reflections from the teacher, student questionnaires, and reflections and discussion in class. The results were positive and contributed to answering the three questions of this study. The activities in the study seemed to be effective for developing citizenship education in the English class, children demonstrated positive attitudes towards each other, respecting and accepting others and their differences. My storytelling skills also improved, as I learnt storytelling techniques and realized what strategies can result for a better understanding of the story. In addition, the data collected suggests a change in the student's attitudes in relation to their perception of stories and what they can learn from them. This study demonstrated that teachers should be encouraged to develop citizenship education in English classes and that storytelling in English is an appropriate vehicle to develop both language and citizenship.Matos, Ana AlexandraMourão, SandieRUNFaria, Sofia Laura Pereira2021-04-21T14:39:07Z2020-10-1620202020-10-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/115907TID:202532704enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:58:29Zoai:run.unl.pt:10362/115907Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:42:53.116530Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
English as a Vehicle for Citizenship Education |
title |
English as a Vehicle for Citizenship Education |
spellingShingle |
English as a Vehicle for Citizenship Education Faria, Sofia Laura Pereira Ensino de Inglês Cidadania Educação para a cidadania Histórias Atitudes positivas Ensino de Inglês no 1º ciclo Respeitar as diferenças Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
English as a Vehicle for Citizenship Education |
title_full |
English as a Vehicle for Citizenship Education |
title_fullStr |
English as a Vehicle for Citizenship Education |
title_full_unstemmed |
English as a Vehicle for Citizenship Education |
title_sort |
English as a Vehicle for Citizenship Education |
author |
Faria, Sofia Laura Pereira |
author_facet |
Faria, Sofia Laura Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Matos, Ana Alexandra Mourão, Sandie RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Sofia Laura Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Inglês Cidadania Educação para a cidadania Histórias Atitudes positivas Ensino de Inglês no 1º ciclo Respeitar as diferenças Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ensino de Inglês Cidadania Educação para a cidadania Histórias Atitudes positivas Ensino de Inglês no 1º ciclo Respeitar as diferenças Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente estudo, inserido no âmbito do estágio do Mestrado em ensino de Inglês no 1º ciclo do ensino básico, desenvolvido numa escola portuguesa do 1º ciclo teve como objectivo responder às seguintes questões: ‘Como desenvolver a educação para a cidadania na aula de Inglês?’; ‘Será que quando a educação para a cidadania é explicita na aula de Inglês promove atitudes/pensamentos positivos em relação ao outro?’; e ‘Como posso desenvolver a minha prática de contar histórias?’. O estudo foi conduzido durante três meses, no primeiro período escolar, envolvendo um grupo de 23 alunos com idades compreendidas entre os 8 e os 9 anos no 3º ano do primeiro ciclo. Como metodologia de investigação foi usada uma pesquisa de acção em pequena escala. O estudo implicou uma abordagem qualitativa e quantitativa na recolha de dados que consistiu num diário e reflexões do professor, questionários, reflexões dos alunos e discussão na aula. Os resultados foram positivos, sendo que responderam, com sucesso, às três questões deste estudo. O estudo respondeu positivamente à primeira pergunta (Como desenvolver a educação para a cidadania na aula de Inglês?), na medida em que o passaporte, a história, a sua leitura e discussão, e o livro (mini book) se revelaram eficazes para desenvolver a educação para a cidadania na aula de Inglês. A segunda questão (Será que quando a educação para a cidadania é explicita na aula de Inglês promove atitudes/pensamentos positivos em relação ao outro?) teve como resposta atitudes positivas, demonstradas pelos alunos, quer nos inquéritos quer na discussão da história, no que respeita à aceitação dos outros e das suas diferenças. O estudo respondeu à questão três (Como posso desenvolver a minha prática de contar histórias?) ajudando a professora a desenvolver a sua capacidade para contar histórias na disciplina de Inglês. A professora desenvolveu técnicas para contar histórias e percebeu que estratégias podem resultar num melhor entendimento da história. Os questionários demonstraram uma alteração das atitudes dos alunos, tanto em relação à sua perceção acerca das histórias e do que podem aprender com elas, mas também como as mesmas podem, na disciplina de Inglês, ter um papel importante no ensino de temas como a educação para cidadania. Este estudo demonstrou que os professores devem ser encorajados a desenvolver a educação para a cidadania na disciplina de Inglês e que as histórias em Inglês são um veículo de promoção, não somente da língua, mas também da cidadania. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-16 2020 2020-10-16T00:00:00Z 2021-04-21T14:39:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/115907 TID:202532704 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/115907 |
identifier_str_mv |
TID:202532704 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138039819141120 |