Intercultural English competence for citizenship : a Portuguese study
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/2856 |
Resumo: | É reconhecido que o ensino de Línguas Estrangeiras é uma das áreas em que valores de cidadania podem ser desenvolvidos, dada a flexibilidade dos conteúdos que o ensino de línguas envolve, que podem ir desde literatura a debates, a estudo dos media ou actividades diversificadas sobre tópicos de interesse. O Conselho da Europa recomenda o plurilinguísmo como uma ferramenta importante para a educação de cidadania democrática numa Europa plurilingue. Na presente dissertação, irei demonstrar/argumentar que a Língua Inglesa, com a sua natureza pluricentrada e intercultural e a sua predominância como língua mais ensinada nas escolas, terá um papel importante e especial a desempenhar nestes processos. Tomando como base a análise dos manuais mais vendidos em Portugal para o ensino de Inglês e de questionários dados a alunos e professores do 10º e 11º anos, irei argumentar que conteúdos melhor apoiarão uma necessária mudança no ênfase do ensino formal de Inglês, em direcção a um maior envolvimento em assuntos globais/mundiais e um ensino que contemple a educação para uma participação mais activa e habilitada na sociedade. ABSTRACT: It is recognised that foreign language education is one of the areas where citizenship values can be developed, given the flexible content that language teaching involves, which ranges from literature or debates, to media studies or diversified activities on focus topics. Moreover, the Council of Europe recommends plurilingualism as an important tool for educating for democratic citizenship in a multilingual Europe. In this dissertation, I will argue that the English language, with its pluricentric and intercultural nature and its predominance as the most taught language in schools, has an important and special role to play in these processes. On the basis of an analysis of the most sold course books for the teaching of English in Portugal and questionnaires given to students and teachers of the 10th and 11th grades, I will discuss what content might best support a necessary shift in emphasis in the formal teaching of English towards engagement with world issues and an education for a more active and empowered participation in society. |
id |
RCAP_1112c2351a21fef08dc0d90532f4fa0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/2856 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Intercultural English competence for citizenship : a Portuguese studyEnsino de línguasComunicação interculturalEducação para a cidadaniaLíngua inglesaÉ reconhecido que o ensino de Línguas Estrangeiras é uma das áreas em que valores de cidadania podem ser desenvolvidos, dada a flexibilidade dos conteúdos que o ensino de línguas envolve, que podem ir desde literatura a debates, a estudo dos media ou actividades diversificadas sobre tópicos de interesse. O Conselho da Europa recomenda o plurilinguísmo como uma ferramenta importante para a educação de cidadania democrática numa Europa plurilingue. Na presente dissertação, irei demonstrar/argumentar que a Língua Inglesa, com a sua natureza pluricentrada e intercultural e a sua predominância como língua mais ensinada nas escolas, terá um papel importante e especial a desempenhar nestes processos. Tomando como base a análise dos manuais mais vendidos em Portugal para o ensino de Inglês e de questionários dados a alunos e professores do 10º e 11º anos, irei argumentar que conteúdos melhor apoiarão uma necessária mudança no ênfase do ensino formal de Inglês, em direcção a um maior envolvimento em assuntos globais/mundiais e um ensino que contemple a educação para uma participação mais activa e habilitada na sociedade. ABSTRACT: It is recognised that foreign language education is one of the areas where citizenship values can be developed, given the flexible content that language teaching involves, which ranges from literature or debates, to media studies or diversified activities on focus topics. Moreover, the Council of Europe recommends plurilingualism as an important tool for educating for democratic citizenship in a multilingual Europe. In this dissertation, I will argue that the English language, with its pluricentric and intercultural nature and its predominance as the most taught language in schools, has an important and special role to play in these processes. On the basis of an analysis of the most sold course books for the teaching of English in Portugal and questionnaires given to students and teachers of the 10th and 11th grades, I will discuss what content might best support a necessary shift in emphasis in the formal teaching of English towards engagement with world issues and an education for a more active and empowered participation in society.Universidade de Aveiro2011-04-19T14:28:58Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/2856engAraújo, Sofia Isabel Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:01:20Zoai:ria.ua.pt:10773/2856Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:11.440871Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intercultural English competence for citizenship : a Portuguese study |
title |
Intercultural English competence for citizenship : a Portuguese study |
spellingShingle |
Intercultural English competence for citizenship : a Portuguese study Araújo, Sofia Isabel Pereira Ensino de línguas Comunicação intercultural Educação para a cidadania Língua inglesa |
title_short |
Intercultural English competence for citizenship : a Portuguese study |
title_full |
Intercultural English competence for citizenship : a Portuguese study |
title_fullStr |
Intercultural English competence for citizenship : a Portuguese study |
title_full_unstemmed |
Intercultural English competence for citizenship : a Portuguese study |
title_sort |
Intercultural English competence for citizenship : a Portuguese study |
author |
Araújo, Sofia Isabel Pereira |
author_facet |
Araújo, Sofia Isabel Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Sofia Isabel Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de línguas Comunicação intercultural Educação para a cidadania Língua inglesa |
topic |
Ensino de línguas Comunicação intercultural Educação para a cidadania Língua inglesa |
description |
É reconhecido que o ensino de Línguas Estrangeiras é uma das áreas em que valores de cidadania podem ser desenvolvidos, dada a flexibilidade dos conteúdos que o ensino de línguas envolve, que podem ir desde literatura a debates, a estudo dos media ou actividades diversificadas sobre tópicos de interesse. O Conselho da Europa recomenda o plurilinguísmo como uma ferramenta importante para a educação de cidadania democrática numa Europa plurilingue. Na presente dissertação, irei demonstrar/argumentar que a Língua Inglesa, com a sua natureza pluricentrada e intercultural e a sua predominância como língua mais ensinada nas escolas, terá um papel importante e especial a desempenhar nestes processos. Tomando como base a análise dos manuais mais vendidos em Portugal para o ensino de Inglês e de questionários dados a alunos e professores do 10º e 11º anos, irei argumentar que conteúdos melhor apoiarão uma necessária mudança no ênfase do ensino formal de Inglês, em direcção a um maior envolvimento em assuntos globais/mundiais e um ensino que contemple a educação para uma participação mais activa e habilitada na sociedade. ABSTRACT: It is recognised that foreign language education is one of the areas where citizenship values can be developed, given the flexible content that language teaching involves, which ranges from literature or debates, to media studies or diversified activities on focus topics. Moreover, the Council of Europe recommends plurilingualism as an important tool for educating for democratic citizenship in a multilingual Europe. In this dissertation, I will argue that the English language, with its pluricentric and intercultural nature and its predominance as the most taught language in schools, has an important and special role to play in these processes. On the basis of an analysis of the most sold course books for the teaching of English in Portugal and questionnaires given to students and teachers of the 10th and 11th grades, I will discuss what content might best support a necessary shift in emphasis in the formal teaching of English towards engagement with world issues and an education for a more active and empowered participation in society. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010 2011-04-19T14:28:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/2856 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/2856 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137460491386880 |