English as a Vehicle for Citizenship Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Sofia Laura Pereira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/115907
Resumo: O presente estudo, inserido no âmbito do estágio do Mestrado em ensino de Inglês no 1º ciclo do ensino básico, desenvolvido numa escola portuguesa do 1º ciclo teve como objectivo responder às seguintes questões: ‘Como desenvolver a educação para a cidadania na aula de Inglês?’; ‘Será que quando a educação para a cidadania é explicita na aula de Inglês promove atitudes/pensamentos positivos em relação ao outro?’; e ‘Como posso desenvolver a minha prática de contar histórias?’. O estudo foi conduzido durante três meses, no primeiro período escolar, envolvendo um grupo de 23 alunos com idades compreendidas entre os 8 e os 9 anos no 3º ano do primeiro ciclo. Como metodologia de investigação foi usada uma pesquisa de acção em pequena escala. O estudo implicou uma abordagem qualitativa e quantitativa na recolha de dados que consistiu num diário e reflexões do professor, questionários, reflexões dos alunos e discussão na aula. Os resultados foram positivos, sendo que responderam, com sucesso, às três questões deste estudo. O estudo respondeu positivamente à primeira pergunta (Como desenvolver a educação para a cidadania na aula de Inglês?), na medida em que o passaporte, a história, a sua leitura e discussão, e o livro (mini book) se revelaram eficazes para desenvolver a educação para a cidadania na aula de Inglês. A segunda questão (Será que quando a educação para a cidadania é explicita na aula de Inglês promove atitudes/pensamentos positivos em relação ao outro?) teve como resposta atitudes positivas, demonstradas pelos alunos, quer nos inquéritos quer na discussão da história, no que respeita à aceitação dos outros e das suas diferenças. O estudo respondeu à questão três (Como posso desenvolver a minha prática de contar histórias?) ajudando a professora a desenvolver a sua capacidade para contar histórias na disciplina de Inglês. A professora desenvolveu técnicas para contar histórias e percebeu que estratégias podem resultar num melhor entendimento da história. Os questionários demonstraram uma alteração das atitudes dos alunos, tanto em relação à sua perceção acerca das histórias e do que podem aprender com elas, mas também como as mesmas podem, na disciplina de Inglês, ter um papel importante no ensino de temas como a educação para cidadania. Este estudo demonstrou que os professores devem ser encorajados a desenvolver a educação para a cidadania na disciplina de Inglês e que as histórias em Inglês são um veículo de promoção, não somente da língua, mas também da cidadania.
id RCAP_c4911d19aa2258106e24860a8469e6f8
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/115907
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling English as a Vehicle for Citizenship EducationEnsino de InglêsCidadaniaEducação para a cidadaniaHistóriasAtitudes positivasEnsino de Inglês no 1º cicloRespeitar as diferençasDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente estudo, inserido no âmbito do estágio do Mestrado em ensino de Inglês no 1º ciclo do ensino básico, desenvolvido numa escola portuguesa do 1º ciclo teve como objectivo responder às seguintes questões: ‘Como desenvolver a educação para a cidadania na aula de Inglês?’; ‘Será que quando a educação para a cidadania é explicita na aula de Inglês promove atitudes/pensamentos positivos em relação ao outro?’; e ‘Como posso desenvolver a minha prática de contar histórias?’. O estudo foi conduzido durante três meses, no primeiro período escolar, envolvendo um grupo de 23 alunos com idades compreendidas entre os 8 e os 9 anos no 3º ano do primeiro ciclo. Como metodologia de investigação foi usada uma pesquisa de acção em pequena escala. O estudo implicou uma abordagem qualitativa e quantitativa na recolha de dados que consistiu num diário e reflexões do professor, questionários, reflexões dos alunos e discussão na aula. Os resultados foram positivos, sendo que responderam, com sucesso, às três questões deste estudo. O estudo respondeu positivamente à primeira pergunta (Como desenvolver a educação para a cidadania na aula de Inglês?), na medida em que o passaporte, a história, a sua leitura e discussão, e o livro (mini book) se revelaram eficazes para desenvolver a educação para a cidadania na aula de Inglês. A segunda questão (Será que quando a educação para a cidadania é explicita na aula de Inglês promove atitudes/pensamentos positivos em relação ao outro?) teve como resposta atitudes positivas, demonstradas pelos alunos, quer nos inquéritos quer na discussão da história, no que respeita à aceitação dos outros e das suas diferenças. O estudo respondeu à questão três (Como posso desenvolver a minha prática de contar histórias?) ajudando a professora a desenvolver a sua capacidade para contar histórias na disciplina de Inglês. A professora desenvolveu técnicas para contar histórias e percebeu que estratégias podem resultar num melhor entendimento da história. Os questionários demonstraram uma alteração das atitudes dos alunos, tanto em relação à sua perceção acerca das histórias e do que podem aprender com elas, mas também como as mesmas podem, na disciplina de Inglês, ter um papel importante no ensino de temas como a educação para cidadania. Este estudo demonstrou que os professores devem ser encorajados a desenvolver a educação para a cidadania na disciplina de Inglês e que as histórias em Inglês são um veículo de promoção, não somente da língua, mas também da cidadania.The present study, inserted in the scope of the master's degree in the English teaching in the 1st cycle of basic education, developed in a Portuguese school of the 1st cycle, had as a main goal to answer the following questions: ‘How can I develop citizenship education in the English classroom?’; ‘Does making citizenship education more explicit during English lessons promote positive attitudes/thoughts in relation to the other?’; ‘How can I develop as a teacher storyteller?’. The study was conducted for three months, in the first school period, involving a group of 23 students aged between 8 and 9 years old in the 3rd year of the first cycle. As the investigation methodology, a small-scale action research was used. The study implied a qualitative and quantitative approach to the collection of data that consisted of reflections from the teacher, student questionnaires, and reflections and discussion in class. The results were positive and contributed to answering the three questions of this study. The activities in the study seemed to be effective for developing citizenship education in the English class, children demonstrated positive attitudes towards each other, respecting and accepting others and their differences. My storytelling skills also improved, as I learnt storytelling techniques and realized what strategies can result for a better understanding of the story. In addition, the data collected suggests a change in the student's attitudes in relation to their perception of stories and what they can learn from them. This study demonstrated that teachers should be encouraged to develop citizenship education in English classes and that storytelling in English is an appropriate vehicle to develop both language and citizenship.Matos, Ana AlexandraMourão, SandieRUNFaria, Sofia Laura Pereira2021-04-21T14:39:07Z2020-10-1620202020-10-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/115907TID:202532704enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:58:29Zoai:run.unl.pt:10362/115907Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:42:53.116530Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv English as a Vehicle for Citizenship Education
title English as a Vehicle for Citizenship Education
spellingShingle English as a Vehicle for Citizenship Education
Faria, Sofia Laura Pereira
Ensino de Inglês
Cidadania
Educação para a cidadania
Histórias
Atitudes positivas
Ensino de Inglês no 1º ciclo
Respeitar as diferenças
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short English as a Vehicle for Citizenship Education
title_full English as a Vehicle for Citizenship Education
title_fullStr English as a Vehicle for Citizenship Education
title_full_unstemmed English as a Vehicle for Citizenship Education
title_sort English as a Vehicle for Citizenship Education
author Faria, Sofia Laura Pereira
author_facet Faria, Sofia Laura Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Ana Alexandra
Mourão, Sandie
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Sofia Laura Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Inglês
Cidadania
Educação para a cidadania
Histórias
Atitudes positivas
Ensino de Inglês no 1º ciclo
Respeitar as diferenças
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino de Inglês
Cidadania
Educação para a cidadania
Histórias
Atitudes positivas
Ensino de Inglês no 1º ciclo
Respeitar as diferenças
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente estudo, inserido no âmbito do estágio do Mestrado em ensino de Inglês no 1º ciclo do ensino básico, desenvolvido numa escola portuguesa do 1º ciclo teve como objectivo responder às seguintes questões: ‘Como desenvolver a educação para a cidadania na aula de Inglês?’; ‘Será que quando a educação para a cidadania é explicita na aula de Inglês promove atitudes/pensamentos positivos em relação ao outro?’; e ‘Como posso desenvolver a minha prática de contar histórias?’. O estudo foi conduzido durante três meses, no primeiro período escolar, envolvendo um grupo de 23 alunos com idades compreendidas entre os 8 e os 9 anos no 3º ano do primeiro ciclo. Como metodologia de investigação foi usada uma pesquisa de acção em pequena escala. O estudo implicou uma abordagem qualitativa e quantitativa na recolha de dados que consistiu num diário e reflexões do professor, questionários, reflexões dos alunos e discussão na aula. Os resultados foram positivos, sendo que responderam, com sucesso, às três questões deste estudo. O estudo respondeu positivamente à primeira pergunta (Como desenvolver a educação para a cidadania na aula de Inglês?), na medida em que o passaporte, a história, a sua leitura e discussão, e o livro (mini book) se revelaram eficazes para desenvolver a educação para a cidadania na aula de Inglês. A segunda questão (Será que quando a educação para a cidadania é explicita na aula de Inglês promove atitudes/pensamentos positivos em relação ao outro?) teve como resposta atitudes positivas, demonstradas pelos alunos, quer nos inquéritos quer na discussão da história, no que respeita à aceitação dos outros e das suas diferenças. O estudo respondeu à questão três (Como posso desenvolver a minha prática de contar histórias?) ajudando a professora a desenvolver a sua capacidade para contar histórias na disciplina de Inglês. A professora desenvolveu técnicas para contar histórias e percebeu que estratégias podem resultar num melhor entendimento da história. Os questionários demonstraram uma alteração das atitudes dos alunos, tanto em relação à sua perceção acerca das histórias e do que podem aprender com elas, mas também como as mesmas podem, na disciplina de Inglês, ter um papel importante no ensino de temas como a educação para cidadania. Este estudo demonstrou que os professores devem ser encorajados a desenvolver a educação para a cidadania na disciplina de Inglês e que as histórias em Inglês são um veículo de promoção, não somente da língua, mas também da cidadania.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-16
2020
2020-10-16T00:00:00Z
2021-04-21T14:39:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/115907
TID:202532704
url http://hdl.handle.net/10362/115907
identifier_str_mv TID:202532704
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138039819141120