Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Joana José Fernandes da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2366
Resumo: Na etapa final do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário os professores estagiários experienciam a aplicação, em contexto real, dos conhecimentos e competências adquiridos durante o seu percurso académico, através do Estágio Pedagógico. O presente relatório apresenta as descrições e reflexões das atividades elaboradas durante o período de estágio: i) prática letiva; ii) atividades de intervenção na comunidade escolar; iii) atividades de integração no meio; iv) atividades de natureza científico-pedagógica. O Estágio Pedagógico decorreu na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva no ano letivo 2017/2018. O Núcleo de Estágio foi constituído por dois Professores Estagiários, o Professor Cooperante da Escola e o Orientador Científico designado pela Universidade da Madeira. A PL envolveu a gestão do processo de ensino-aprendizagem de uma turma do 7.º ano de escolaridade, 3.º ciclo do ensino básico, tendo sido marcada pela utilização de metodologias contextualizadas e por uma abordagem à matéria de Voleibol através do Smashball. A atividade de intervenção na comunidade escolar deu continuidade ao Festival de Desporto da Levada, sendo esta a 7.ª edição do projeto. Esta teve como mote principal as atividades físicas e desportivas como meio de fomento e incentivo ao gosto e prática regular de atividade física e importância da Educação Física na escola. As atividades de integração no meio compreenderam: i) a caraterização da turma e ii) a ação de extensão curricular. A primeira objetivou o conhecimento das caraterísticas da turma/alunos ao conselho de turma, e a segunda visou proporcionar a criação de laços entre professores, alunos e encarregados de educação/pais. As atividades de natureza científico-pedagógica tiveram como objetivo a fundamentação e estudo de uma abordagem à matéria de Voleibol utilizando o Smashball, verificando o seu contributo na motivação dos alunos. O Estágio Pedagógico comportou uma fase essencial ao desenvolvimento e formação inicial enquanto docente permitindo a aquisição de competências pedagógicas, e experiências, em contexto real.
id RCAP_c498827ce07416ecca6f2546b597dcf4
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/2366
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da SilvaEstágio pedagógicoEducação físicaEscolaProcesso de ensino-aprendizagemPrática docentePedagogical trainingPhysical educationSchoolTeaching-learning processTeaching practiceEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNa etapa final do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário os professores estagiários experienciam a aplicação, em contexto real, dos conhecimentos e competências adquiridos durante o seu percurso académico, através do Estágio Pedagógico. O presente relatório apresenta as descrições e reflexões das atividades elaboradas durante o período de estágio: i) prática letiva; ii) atividades de intervenção na comunidade escolar; iii) atividades de integração no meio; iv) atividades de natureza científico-pedagógica. O Estágio Pedagógico decorreu na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva no ano letivo 2017/2018. O Núcleo de Estágio foi constituído por dois Professores Estagiários, o Professor Cooperante da Escola e o Orientador Científico designado pela Universidade da Madeira. A PL envolveu a gestão do processo de ensino-aprendizagem de uma turma do 7.º ano de escolaridade, 3.º ciclo do ensino básico, tendo sido marcada pela utilização de metodologias contextualizadas e por uma abordagem à matéria de Voleibol através do Smashball. A atividade de intervenção na comunidade escolar deu continuidade ao Festival de Desporto da Levada, sendo esta a 7.ª edição do projeto. Esta teve como mote principal as atividades físicas e desportivas como meio de fomento e incentivo ao gosto e prática regular de atividade física e importância da Educação Física na escola. As atividades de integração no meio compreenderam: i) a caraterização da turma e ii) a ação de extensão curricular. A primeira objetivou o conhecimento das caraterísticas da turma/alunos ao conselho de turma, e a segunda visou proporcionar a criação de laços entre professores, alunos e encarregados de educação/pais. As atividades de natureza científico-pedagógica tiveram como objetivo a fundamentação e estudo de uma abordagem à matéria de Voleibol utilizando o Smashball, verificando o seu contributo na motivação dos alunos. O Estágio Pedagógico comportou uma fase essencial ao desenvolvimento e formação inicial enquanto docente permitindo a aquisição de competências pedagógicas, e experiências, em contexto real.In the final stage of the Master's Degree in Teaching Physical Education in Elementary and Secondary School the trainee teachers experience the application in real context of the knowledge and skills acquired during their academic course through the Pedagogical Training. This report presents the descriptions and reflections of the activities developed during the probationary period: i) teaching practice; ii) intervention activities in school community; iii) environment integration activities; iv) activities of a scientificpedagogical nature. The Pedagogical Training took place at Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva in the academic year 2017/2018. The Internship Group consisted in two Trainee Professors, one Cooperating Professor from the School and the Scientific Leader named by the Universidade da Madeira. The Teaching Practice involved the management of the teaching-learning process of a 7th year class, 3rd cycle of elementary school, and was marked by the use of contextualized methodologies and an approach to the subject of Volleyball through Smashball. The intervention activity in the school community continued the Festival de Desporto da Levada, this being the 7th edition of the project. The main goal was physical and sports activities as a means of fomenting and encouraging the taste and regular practice of physical activity and the importance of Physical Education in school. Environment integration activities included: i) the class characterization and ii) the curricular extension action. The first one aimed the knowledge of the characteristics of the class/students to the class council, and the second one to create bonds between teachers, students and parents/guardians. The activities of a scientific-pedagogical nature had as main objective the substantiation and application study of an approach to the subject of Volleyball using Smashball, verifying its contribution in students’ motivation. The Pedagogical Training included an essential stage for the development and initial training as a teacher allowing the acquisition of pedagogical skills, and experiences, in a real context.Alves, José Ricardo Velosa Barreto FerreiraDigitUMaSilva, Joana José Fernandes da2019-05-21T13:41:41Z2019-05-10T00:00:00Z2019-05-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2366202246329porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:08Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2366Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:08.584681Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
Silva, Joana José Fernandes da
Estágio pedagógico
Educação física
Escola
Processo de ensino-aprendizagem
Prática docente
Pedagogical training
Physical education
School
Teaching-learning process
Teaching practice
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title_full Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title_sort Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
author Silva, Joana José Fernandes da
author_facet Silva, Joana José Fernandes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, José Ricardo Velosa Barreto Ferreira
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Joana José Fernandes da
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Educação física
Escola
Processo de ensino-aprendizagem
Prática docente
Pedagogical training
Physical education
School
Teaching-learning process
Teaching practice
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio pedagógico
Educação física
Escola
Processo de ensino-aprendizagem
Prática docente
Pedagogical training
Physical education
School
Teaching-learning process
Teaching practice
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Na etapa final do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário os professores estagiários experienciam a aplicação, em contexto real, dos conhecimentos e competências adquiridos durante o seu percurso académico, através do Estágio Pedagógico. O presente relatório apresenta as descrições e reflexões das atividades elaboradas durante o período de estágio: i) prática letiva; ii) atividades de intervenção na comunidade escolar; iii) atividades de integração no meio; iv) atividades de natureza científico-pedagógica. O Estágio Pedagógico decorreu na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva no ano letivo 2017/2018. O Núcleo de Estágio foi constituído por dois Professores Estagiários, o Professor Cooperante da Escola e o Orientador Científico designado pela Universidade da Madeira. A PL envolveu a gestão do processo de ensino-aprendizagem de uma turma do 7.º ano de escolaridade, 3.º ciclo do ensino básico, tendo sido marcada pela utilização de metodologias contextualizadas e por uma abordagem à matéria de Voleibol através do Smashball. A atividade de intervenção na comunidade escolar deu continuidade ao Festival de Desporto da Levada, sendo esta a 7.ª edição do projeto. Esta teve como mote principal as atividades físicas e desportivas como meio de fomento e incentivo ao gosto e prática regular de atividade física e importância da Educação Física na escola. As atividades de integração no meio compreenderam: i) a caraterização da turma e ii) a ação de extensão curricular. A primeira objetivou o conhecimento das caraterísticas da turma/alunos ao conselho de turma, e a segunda visou proporcionar a criação de laços entre professores, alunos e encarregados de educação/pais. As atividades de natureza científico-pedagógica tiveram como objetivo a fundamentação e estudo de uma abordagem à matéria de Voleibol utilizando o Smashball, verificando o seu contributo na motivação dos alunos. O Estágio Pedagógico comportou uma fase essencial ao desenvolvimento e formação inicial enquanto docente permitindo a aquisição de competências pedagógicas, e experiências, em contexto real.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-21T13:41:41Z
2019-05-10T00:00:00Z
2019-05-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/2366
202246329
url http://hdl.handle.net/10400.13/2366
identifier_str_mv 202246329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129922361360384