A comunicação em contexto de jogo no desenvolvimento do sentido de número: um estudo no pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Bárbara Mafalda da Costa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2561
Resumo: O presente estudo foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar. A nível estrutural, o relatório está dividido em três grandes capítulos que se subdividem em várias secções mais breves. No primeiro capítulo caracteriza-se o contexto educativo da PES II e apresenta-se o percurso educativo; no segundo capítulo encontra-se o estudo realizado e, por fim, no último capítulo faz-se uma reflexão global e pessoal sobre a Prática de Ensino Supervisionada I e II. Com este estudo pretendeu-se compreender a influência da necessidade de comunicar em contexto de jogo no desenvolvimento do sentido de número. Para isso formularam-se as seguintes questões de investigação: i) Que tipos de representações são utilizadas pelas crianças para comunicar quantidades? ii) Que dificuldades apresentam neste âmbito? iii) Em que fase da trajetória de aprendizagem de Clements e Sarama (2010) é que as crianças se encontram? Posto isto, desenvolveu-se um estudo de caso que se enquadra numa metodologia de natureza qualitativa, tendo como participantes vinte e três crianças de quatro anos. Os dados foram recolhidos através da observação direta, do registo fotográfico, em áudio e vídeo, e, ainda, através dos registos escritos das crianças. Através da análise dos dados verificou-se que inicialmente as representações utilizadas pelas crianças para comunicar quantidades eram apenas o desenho e mostrar os dedos das mãos, ou seja, representações icónicas e ativas. Também se constatou que a necessidade de comunicar em contexto de jogo foi um grande aliado no desenvolvimento do sentido de número, pois o jogo demonstrou ser um poderoso auxílio na motivação das crianças para as tarefas implementadas, observando-se uma evolução na forma como comunicavam as quantidades. Em relação a esta evolução, a mesma foi notória, o que se pôde comprovar através da trajetória de aprendizagem para a contagem desenhada por Clements e Sarama (2010) em que a grande maioria das crianças evoluiu de categorias relativas a idades anteriores aos 4 anos (2 e 3 anos) para categorias mais avançadas, ou seja, das categorias “declamador”, “declamador(10)” e “combinador” para a categoria “contador”.
id RCAP_c49e1c368ae034b3f75395593534ef99
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2561
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A comunicação em contexto de jogo no desenvolvimento do sentido de número: um estudo no pré-escolarEducação pré-escolarMatemáticaSentido de númeroJogoComunicaçãoPreschool educationMathematicsNumber senseGameCommunicationO presente estudo foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar. A nível estrutural, o relatório está dividido em três grandes capítulos que se subdividem em várias secções mais breves. No primeiro capítulo caracteriza-se o contexto educativo da PES II e apresenta-se o percurso educativo; no segundo capítulo encontra-se o estudo realizado e, por fim, no último capítulo faz-se uma reflexão global e pessoal sobre a Prática de Ensino Supervisionada I e II. Com este estudo pretendeu-se compreender a influência da necessidade de comunicar em contexto de jogo no desenvolvimento do sentido de número. Para isso formularam-se as seguintes questões de investigação: i) Que tipos de representações são utilizadas pelas crianças para comunicar quantidades? ii) Que dificuldades apresentam neste âmbito? iii) Em que fase da trajetória de aprendizagem de Clements e Sarama (2010) é que as crianças se encontram? Posto isto, desenvolveu-se um estudo de caso que se enquadra numa metodologia de natureza qualitativa, tendo como participantes vinte e três crianças de quatro anos. Os dados foram recolhidos através da observação direta, do registo fotográfico, em áudio e vídeo, e, ainda, através dos registos escritos das crianças. Através da análise dos dados verificou-se que inicialmente as representações utilizadas pelas crianças para comunicar quantidades eram apenas o desenho e mostrar os dedos das mãos, ou seja, representações icónicas e ativas. Também se constatou que a necessidade de comunicar em contexto de jogo foi um grande aliado no desenvolvimento do sentido de número, pois o jogo demonstrou ser um poderoso auxílio na motivação das crianças para as tarefas implementadas, observando-se uma evolução na forma como comunicavam as quantidades. Em relação a esta evolução, a mesma foi notória, o que se pôde comprovar através da trajetória de aprendizagem para a contagem desenhada por Clements e Sarama (2010) em que a grande maioria das crianças evoluiu de categorias relativas a idades anteriores aos 4 anos (2 e 3 anos) para categorias mais avançadas, ou seja, das categorias “declamador”, “declamador(10)” e “combinador” para a categoria “contador”.2021-07-30T14:44:36Z2021-06-17T00:00:00Z2021-06-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2561TID:202750183porMartins, Bárbara Mafalda da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:33:55Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2561Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:07.975790Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação em contexto de jogo no desenvolvimento do sentido de número: um estudo no pré-escolar
title A comunicação em contexto de jogo no desenvolvimento do sentido de número: um estudo no pré-escolar
spellingShingle A comunicação em contexto de jogo no desenvolvimento do sentido de número: um estudo no pré-escolar
Martins, Bárbara Mafalda da Costa
Educação pré-escolar
Matemática
Sentido de número
Jogo
Comunicação
Preschool education
Mathematics
Number sense
Game
Communication
title_short A comunicação em contexto de jogo no desenvolvimento do sentido de número: um estudo no pré-escolar
title_full A comunicação em contexto de jogo no desenvolvimento do sentido de número: um estudo no pré-escolar
title_fullStr A comunicação em contexto de jogo no desenvolvimento do sentido de número: um estudo no pré-escolar
title_full_unstemmed A comunicação em contexto de jogo no desenvolvimento do sentido de número: um estudo no pré-escolar
title_sort A comunicação em contexto de jogo no desenvolvimento do sentido de número: um estudo no pré-escolar
author Martins, Bárbara Mafalda da Costa
author_facet Martins, Bárbara Mafalda da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Bárbara Mafalda da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Matemática
Sentido de número
Jogo
Comunicação
Preschool education
Mathematics
Number sense
Game
Communication
topic Educação pré-escolar
Matemática
Sentido de número
Jogo
Comunicação
Preschool education
Mathematics
Number sense
Game
Communication
description O presente estudo foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar. A nível estrutural, o relatório está dividido em três grandes capítulos que se subdividem em várias secções mais breves. No primeiro capítulo caracteriza-se o contexto educativo da PES II e apresenta-se o percurso educativo; no segundo capítulo encontra-se o estudo realizado e, por fim, no último capítulo faz-se uma reflexão global e pessoal sobre a Prática de Ensino Supervisionada I e II. Com este estudo pretendeu-se compreender a influência da necessidade de comunicar em contexto de jogo no desenvolvimento do sentido de número. Para isso formularam-se as seguintes questões de investigação: i) Que tipos de representações são utilizadas pelas crianças para comunicar quantidades? ii) Que dificuldades apresentam neste âmbito? iii) Em que fase da trajetória de aprendizagem de Clements e Sarama (2010) é que as crianças se encontram? Posto isto, desenvolveu-se um estudo de caso que se enquadra numa metodologia de natureza qualitativa, tendo como participantes vinte e três crianças de quatro anos. Os dados foram recolhidos através da observação direta, do registo fotográfico, em áudio e vídeo, e, ainda, através dos registos escritos das crianças. Através da análise dos dados verificou-se que inicialmente as representações utilizadas pelas crianças para comunicar quantidades eram apenas o desenho e mostrar os dedos das mãos, ou seja, representações icónicas e ativas. Também se constatou que a necessidade de comunicar em contexto de jogo foi um grande aliado no desenvolvimento do sentido de número, pois o jogo demonstrou ser um poderoso auxílio na motivação das crianças para as tarefas implementadas, observando-se uma evolução na forma como comunicavam as quantidades. Em relação a esta evolução, a mesma foi notória, o que se pôde comprovar através da trajetória de aprendizagem para a contagem desenhada por Clements e Sarama (2010) em que a grande maioria das crianças evoluiu de categorias relativas a idades anteriores aos 4 anos (2 e 3 anos) para categorias mais avançadas, ou seja, das categorias “declamador”, “declamador(10)” e “combinador” para a categoria “contador”.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-30T14:44:36Z
2021-06-17T00:00:00Z
2021-06-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/2561
TID:202750183
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/2561
identifier_str_mv TID:202750183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131517607215104