A comunicação em contexto de jogo no desenvolvimento do sentido de número: um estudo no pré-escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2561 |
Resumo: | O presente estudo foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar. A nível estrutural, o relatório está dividido em três grandes capítulos que se subdividem em várias secções mais breves. No primeiro capítulo caracteriza-se o contexto educativo da PES II e apresenta-se o percurso educativo; no segundo capítulo encontra-se o estudo realizado e, por fim, no último capítulo faz-se uma reflexão global e pessoal sobre a Prática de Ensino Supervisionada I e II. Com este estudo pretendeu-se compreender a influência da necessidade de comunicar em contexto de jogo no desenvolvimento do sentido de número. Para isso formularam-se as seguintes questões de investigação: i) Que tipos de representações são utilizadas pelas crianças para comunicar quantidades? ii) Que dificuldades apresentam neste âmbito? iii) Em que fase da trajetória de aprendizagem de Clements e Sarama (2010) é que as crianças se encontram? Posto isto, desenvolveu-se um estudo de caso que se enquadra numa metodologia de natureza qualitativa, tendo como participantes vinte e três crianças de quatro anos. Os dados foram recolhidos através da observação direta, do registo fotográfico, em áudio e vídeo, e, ainda, através dos registos escritos das crianças. Através da análise dos dados verificou-se que inicialmente as representações utilizadas pelas crianças para comunicar quantidades eram apenas o desenho e mostrar os dedos das mãos, ou seja, representações icónicas e ativas. Também se constatou que a necessidade de comunicar em contexto de jogo foi um grande aliado no desenvolvimento do sentido de número, pois o jogo demonstrou ser um poderoso auxílio na motivação das crianças para as tarefas implementadas, observando-se uma evolução na forma como comunicavam as quantidades. Em relação a esta evolução, a mesma foi notória, o que se pôde comprovar através da trajetória de aprendizagem para a contagem desenhada por Clements e Sarama (2010) em que a grande maioria das crianças evoluiu de categorias relativas a idades anteriores aos 4 anos (2 e 3 anos) para categorias mais avançadas, ou seja, das categorias “declamador”, “declamador(10)” e “combinador” para a categoria “contador”. |
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