A leitura de histórias : qualidade das interações entre pais e filhos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/24259 |
Resumo: | Neste artigo é sucintamente descrito o programa JIL - Jogos Interativos de Leitura (Cruz, Ribeiro & Viana, no prelo), que tem como população alvo pais com crianças em idade pré-escolar, independentemente do seu nível socioeconómico e educacional. A avaliação do impacto deste programa (Cruz, 2011) mostrou que este apresentou um impacto significativo: a) ao nível das práticas de leitura e de escrita conjuntas entre a criança e os Pais, nas práticas de leitura e de escrita conjuntas entre a criança e os Pais e nas deslocações a bibliotecas; b) na frequência dos comportamentos dos adultos e das crianças durante a leitura de histórias, verificando-se um aumento de elocuções produzidas por adultos e crianças relacionadas com o conteúdo imediato e não imediato da história. Registou-se uma evolução estatisticamente significativa da atenção para o impresso por parte dos adultos e uma mudança na qualidade afetiva das interações entre pais e filhos e nas competências de literacia emergente. |
id |
RCAP_c4a709cd1d18de917bbf1cc0c729942d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24259 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A leitura de histórias : qualidade das interações entre pais e filhosLiteracia familiarJogos interativos de leituraNeste artigo é sucintamente descrito o programa JIL - Jogos Interativos de Leitura (Cruz, Ribeiro & Viana, no prelo), que tem como população alvo pais com crianças em idade pré-escolar, independentemente do seu nível socioeconómico e educacional. A avaliação do impacto deste programa (Cruz, 2011) mostrou que este apresentou um impacto significativo: a) ao nível das práticas de leitura e de escrita conjuntas entre a criança e os Pais, nas práticas de leitura e de escrita conjuntas entre a criança e os Pais e nas deslocações a bibliotecas; b) na frequência dos comportamentos dos adultos e das crianças durante a leitura de histórias, verificando-se um aumento de elocuções produzidas por adultos e crianças relacionadas com o conteúdo imediato e não imediato da história. Registou-se uma evolução estatisticamente significativa da atenção para o impresso por parte dos adultos e uma mudança na qualidade afetiva das interações entre pais e filhos e nas competências de literacia emergente.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)Região Autónoma da Madeira. Secretaria Regional da Educação e Recursos HumanosUniversidade do MinhoCruz, Joana Sara Ferraz daRibeiro, Iolanda da SilvaViana, Fernanda LeopoldinaAzevedo, Helena Isabel Dias de Oliveira2012-072012-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/24259por1648-1819http://pt.calameo.com/read/000015754b332fb18db55info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:08:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24259Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:59:52.464823Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A leitura de histórias : qualidade das interações entre pais e filhos |
title |
A leitura de histórias : qualidade das interações entre pais e filhos |
spellingShingle |
A leitura de histórias : qualidade das interações entre pais e filhos Cruz, Joana Sara Ferraz da Literacia familiar Jogos interativos de leitura |
title_short |
A leitura de histórias : qualidade das interações entre pais e filhos |
title_full |
A leitura de histórias : qualidade das interações entre pais e filhos |
title_fullStr |
A leitura de histórias : qualidade das interações entre pais e filhos |
title_full_unstemmed |
A leitura de histórias : qualidade das interações entre pais e filhos |
title_sort |
A leitura de histórias : qualidade das interações entre pais e filhos |
author |
Cruz, Joana Sara Ferraz da |
author_facet |
Cruz, Joana Sara Ferraz da Ribeiro, Iolanda da Silva Viana, Fernanda Leopoldina Azevedo, Helena Isabel Dias de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Iolanda da Silva Viana, Fernanda Leopoldina Azevedo, Helena Isabel Dias de Oliveira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Joana Sara Ferraz da Ribeiro, Iolanda da Silva Viana, Fernanda Leopoldina Azevedo, Helena Isabel Dias de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literacia familiar Jogos interativos de leitura |
topic |
Literacia familiar Jogos interativos de leitura |
description |
Neste artigo é sucintamente descrito o programa JIL - Jogos Interativos de Leitura (Cruz, Ribeiro & Viana, no prelo), que tem como população alvo pais com crianças em idade pré-escolar, independentemente do seu nível socioeconómico e educacional. A avaliação do impacto deste programa (Cruz, 2011) mostrou que este apresentou um impacto significativo: a) ao nível das práticas de leitura e de escrita conjuntas entre a criança e os Pais, nas práticas de leitura e de escrita conjuntas entre a criança e os Pais e nas deslocações a bibliotecas; b) na frequência dos comportamentos dos adultos e das crianças durante a leitura de histórias, verificando-se um aumento de elocuções produzidas por adultos e crianças relacionadas com o conteúdo imediato e não imediato da história. Registou-se uma evolução estatisticamente significativa da atenção para o impresso por parte dos adultos e uma mudança na qualidade afetiva das interações entre pais e filhos e nas competências de literacia emergente. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07 2012-07-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/24259 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/24259 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1648-1819 http://pt.calameo.com/read/000015754b332fb18db55 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Região Autónoma da Madeira. Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos |
publisher.none.fl_str_mv |
Região Autónoma da Madeira. Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132391785103360 |