A leitura de histórias : qualidade das interações entre pais e filhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Joana Sara Ferraz da
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ribeiro, Iolanda da Silva, Viana, Fernanda Leopoldina, Azevedo, Helena Isabel Dias de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/24259
Resumo: Neste artigo é sucintamente descrito o programa JIL - Jogos Interativos de Leitura (Cruz, Ribeiro & Viana, no prelo), que tem como população alvo pais com crianças em idade pré-escolar, independentemente do seu nível socioeconómico e educacional. A avaliação do impacto deste programa (Cruz, 2011) mostrou que este apresentou um impacto significativo: a) ao nível das práticas de leitura e de escrita conjuntas entre a criança e os Pais, nas práticas de leitura e de escrita conjuntas entre a criança e os Pais e nas deslocações a bibliotecas; b) na frequência dos comportamentos dos adultos e das crianças durante a leitura de histórias, verificando-se um aumento de elocuções produzidas por adultos e crianças relacionadas com o conteúdo imediato e não imediato da história. Registou-se uma evolução estatisticamente significativa da atenção para o impresso por parte dos adultos e uma mudança na qualidade afetiva das interações entre pais e filhos e nas competências de literacia emergente.
id RCAP_c4a709cd1d18de917bbf1cc0c729942d
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24259
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A leitura de histórias : qualidade das interações entre pais e filhosLiteracia familiarJogos interativos de leituraNeste artigo é sucintamente descrito o programa JIL - Jogos Interativos de Leitura (Cruz, Ribeiro & Viana, no prelo), que tem como população alvo pais com crianças em idade pré-escolar, independentemente do seu nível socioeconómico e educacional. A avaliação do impacto deste programa (Cruz, 2011) mostrou que este apresentou um impacto significativo: a) ao nível das práticas de leitura e de escrita conjuntas entre a criança e os Pais, nas práticas de leitura e de escrita conjuntas entre a criança e os Pais e nas deslocações a bibliotecas; b) na frequência dos comportamentos dos adultos e das crianças durante a leitura de histórias, verificando-se um aumento de elocuções produzidas por adultos e crianças relacionadas com o conteúdo imediato e não imediato da história. Registou-se uma evolução estatisticamente significativa da atenção para o impresso por parte dos adultos e uma mudança na qualidade afetiva das interações entre pais e filhos e nas competências de literacia emergente.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)Região Autónoma da Madeira. Secretaria Regional da Educação e Recursos HumanosUniversidade do MinhoCruz, Joana Sara Ferraz daRibeiro, Iolanda da SilvaViana, Fernanda LeopoldinaAzevedo, Helena Isabel Dias de Oliveira2012-072012-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/24259por1648-1819http://pt.calameo.com/read/000015754b332fb18db55info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:08:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24259Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:59:52.464823Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A leitura de histórias : qualidade das interações entre pais e filhos
title A leitura de histórias : qualidade das interações entre pais e filhos
spellingShingle A leitura de histórias : qualidade das interações entre pais e filhos
Cruz, Joana Sara Ferraz da
Literacia familiar
Jogos interativos de leitura
title_short A leitura de histórias : qualidade das interações entre pais e filhos
title_full A leitura de histórias : qualidade das interações entre pais e filhos
title_fullStr A leitura de histórias : qualidade das interações entre pais e filhos
title_full_unstemmed A leitura de histórias : qualidade das interações entre pais e filhos
title_sort A leitura de histórias : qualidade das interações entre pais e filhos
author Cruz, Joana Sara Ferraz da
author_facet Cruz, Joana Sara Ferraz da
Ribeiro, Iolanda da Silva
Viana, Fernanda Leopoldina
Azevedo, Helena Isabel Dias de Oliveira
author_role author
author2 Ribeiro, Iolanda da Silva
Viana, Fernanda Leopoldina
Azevedo, Helena Isabel Dias de Oliveira
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Joana Sara Ferraz da
Ribeiro, Iolanda da Silva
Viana, Fernanda Leopoldina
Azevedo, Helena Isabel Dias de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia familiar
Jogos interativos de leitura
topic Literacia familiar
Jogos interativos de leitura
description Neste artigo é sucintamente descrito o programa JIL - Jogos Interativos de Leitura (Cruz, Ribeiro & Viana, no prelo), que tem como população alvo pais com crianças em idade pré-escolar, independentemente do seu nível socioeconómico e educacional. A avaliação do impacto deste programa (Cruz, 2011) mostrou que este apresentou um impacto significativo: a) ao nível das práticas de leitura e de escrita conjuntas entre a criança e os Pais, nas práticas de leitura e de escrita conjuntas entre a criança e os Pais e nas deslocações a bibliotecas; b) na frequência dos comportamentos dos adultos e das crianças durante a leitura de histórias, verificando-se um aumento de elocuções produzidas por adultos e crianças relacionadas com o conteúdo imediato e não imediato da história. Registou-se uma evolução estatisticamente significativa da atenção para o impresso por parte dos adultos e uma mudança na qualidade afetiva das interações entre pais e filhos e nas competências de literacia emergente.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07
2012-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/24259
url http://hdl.handle.net/1822/24259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1648-1819
http://pt.calameo.com/read/000015754b332fb18db55
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Região Autónoma da Madeira. Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos
publisher.none.fl_str_mv Região Autónoma da Madeira. Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132391785103360