A promoção da leitura na primeira infância e a participação da família – Um berço de histórias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria do Rosário
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2131
Resumo: O desenvolvimento de hábitos literários das crianças advém, fundamentalmente, do tempo e predisposição da família dedicado a este momento educativo. Falar de crianças leitoras é falar de leituras desde o berço, desde o primeiro momento em que os pais se dedicam a ler para os seus filhos. Este projeto de intervenção foi implementado com o objetivo de promover aos pais dos bebés, o treino de competências parentais, de criar oportunidades de aprendizagem na seleção de livros de literatura infantil e estratégias de animação de leitura, além de ajudar as famílias a tornarem-se mais conscientes da importância da leitura na primeira infância. A presente investigação levou à realização de sessões para pais. Participaram neste estudo 9 (nove) famílias, 7 mães e 2 pais, com bebés de idade entre os 12 e os 24 meses, inscritos numa Instituição Particular de Solidariedade Social no concelho de Vila Nova de Famalicão. O programa foi desenvolvido ao longo de quatro sessões presenciais, sendo complementado com uma brochura e concluída com a realização, por parte dos pais, de filmagens de uma leitura destes aos filhos, sendo o livro por eles selecionado. Posteriormente procedeu-se à avaliação das filmagens através de uma grelha de observação indireta, elaborada para este programa. Com o estudo desta investigação conclui-se que a prática de leitura dos pais aos seus bebés constituem uma estratégia facilitadora para o desenvolvimento literário dos bebés, promovendo competências para a literacia desde a primeira infância.O programa de literacia familiar implementado permite contribuir para o sucesso da leitura dos pais aos seus filhos e para a promoção de estratégias de animação de leitura para bebés.
id RCAP_2475718d7c9f9b2ab2acac6cbd407fd8
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2131
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A promoção da leitura na primeira infância e a participação da família – Um berço de históriasLiteracia familiarPromoção da leituraAnimação da LeituraLeitura para bebésO desenvolvimento de hábitos literários das crianças advém, fundamentalmente, do tempo e predisposição da família dedicado a este momento educativo. Falar de crianças leitoras é falar de leituras desde o berço, desde o primeiro momento em que os pais se dedicam a ler para os seus filhos. Este projeto de intervenção foi implementado com o objetivo de promover aos pais dos bebés, o treino de competências parentais, de criar oportunidades de aprendizagem na seleção de livros de literatura infantil e estratégias de animação de leitura, além de ajudar as famílias a tornarem-se mais conscientes da importância da leitura na primeira infância. A presente investigação levou à realização de sessões para pais. Participaram neste estudo 9 (nove) famílias, 7 mães e 2 pais, com bebés de idade entre os 12 e os 24 meses, inscritos numa Instituição Particular de Solidariedade Social no concelho de Vila Nova de Famalicão. O programa foi desenvolvido ao longo de quatro sessões presenciais, sendo complementado com uma brochura e concluída com a realização, por parte dos pais, de filmagens de uma leitura destes aos filhos, sendo o livro por eles selecionado. Posteriormente procedeu-se à avaliação das filmagens através de uma grelha de observação indireta, elaborada para este programa. Com o estudo desta investigação conclui-se que a prática de leitura dos pais aos seus bebés constituem uma estratégia facilitadora para o desenvolvimento literário dos bebés, promovendo competências para a literacia desde a primeira infância.O programa de literacia familiar implementado permite contribuir para o sucesso da leitura dos pais aos seus filhos e para a promoção de estratégias de animação de leitura para bebés.2015-05-04T10:48:09Z2015-04-22T00:00:00Z2015-04-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2131TID:201338394porOliveira, Maria do Rosárioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:53Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2131Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:00.231880Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A promoção da leitura na primeira infância e a participação da família – Um berço de histórias
title A promoção da leitura na primeira infância e a participação da família – Um berço de histórias
spellingShingle A promoção da leitura na primeira infância e a participação da família – Um berço de histórias
Oliveira, Maria do Rosário
Literacia familiar
Promoção da leitura
Animação da Leitura
Leitura para bebés
title_short A promoção da leitura na primeira infância e a participação da família – Um berço de histórias
title_full A promoção da leitura na primeira infância e a participação da família – Um berço de histórias
title_fullStr A promoção da leitura na primeira infância e a participação da família – Um berço de histórias
title_full_unstemmed A promoção da leitura na primeira infância e a participação da família – Um berço de histórias
title_sort A promoção da leitura na primeira infância e a participação da família – Um berço de histórias
author Oliveira, Maria do Rosário
author_facet Oliveira, Maria do Rosário
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria do Rosário
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia familiar
Promoção da leitura
Animação da Leitura
Leitura para bebés
topic Literacia familiar
Promoção da leitura
Animação da Leitura
Leitura para bebés
description O desenvolvimento de hábitos literários das crianças advém, fundamentalmente, do tempo e predisposição da família dedicado a este momento educativo. Falar de crianças leitoras é falar de leituras desde o berço, desde o primeiro momento em que os pais se dedicam a ler para os seus filhos. Este projeto de intervenção foi implementado com o objetivo de promover aos pais dos bebés, o treino de competências parentais, de criar oportunidades de aprendizagem na seleção de livros de literatura infantil e estratégias de animação de leitura, além de ajudar as famílias a tornarem-se mais conscientes da importância da leitura na primeira infância. A presente investigação levou à realização de sessões para pais. Participaram neste estudo 9 (nove) famílias, 7 mães e 2 pais, com bebés de idade entre os 12 e os 24 meses, inscritos numa Instituição Particular de Solidariedade Social no concelho de Vila Nova de Famalicão. O programa foi desenvolvido ao longo de quatro sessões presenciais, sendo complementado com uma brochura e concluída com a realização, por parte dos pais, de filmagens de uma leitura destes aos filhos, sendo o livro por eles selecionado. Posteriormente procedeu-se à avaliação das filmagens através de uma grelha de observação indireta, elaborada para este programa. Com o estudo desta investigação conclui-se que a prática de leitura dos pais aos seus bebés constituem uma estratégia facilitadora para o desenvolvimento literário dos bebés, promovendo competências para a literacia desde a primeira infância.O programa de literacia familiar implementado permite contribuir para o sucesso da leitura dos pais aos seus filhos e para a promoção de estratégias de animação de leitura para bebés.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-04T10:48:09Z
2015-04-22T00:00:00Z
2015-04-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2131
TID:201338394
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2131
identifier_str_mv TID:201338394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131624147779584