Efeitos do contexto educativo nas concepções, atitudes e comportamentos políticos dos jovens - comparando o ensino secundário regular com o ensino profissional de aprendizagens em alternância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trigo, Luísa Ribeiro
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Menezes, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2007.3292
Resumo: This paper presents the results of a study conducted with 349 students from two distinct educational contexts: academic and vocational schools. Differences are analysed in terms of citizenship conceptions, political interest, political efficacy, future political activity, and political experiences. Results indicate that students from vocational schools present higher levels of political efficacy and Internet use as a way of political participation, comparing with students from academic schools. On the other hand, the latter present higher levels of general political participation.
id RCAP_c4e1f55a630625041f745633916a7e5a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3292
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeitos do contexto educativo nas concepções, atitudes e comportamentos políticos dos jovens - comparando o ensino secundário regular com o ensino profissional de aprendizagens em alternânciaThis paper presents the results of a study conducted with 349 students from two distinct educational contexts: academic and vocational schools. Differences are analysed in terms of citizenship conceptions, political interest, political efficacy, future political activity, and political experiences. Results indicate that students from vocational schools present higher levels of political efficacy and Internet use as a way of political participation, comparing with students from academic schools. On the other hand, the latter present higher levels of general political participation.Este artigo apresenta os resultados de um estudo levado a cabo junto de 349 jovens provenientes de dois contextos educativos distintos: o ensino secundário regular e a formação profissional de aprendizagem em alternância. São analisadas as diferenças ao nível das concepções de cidadania, interesse político, eficácia política, actividade política futura e experiências políticas. Os resultados indicam que os formandos da aprendizagem em alternância apresentam níveis superiores de eficácia política e utilizam mais a Internet enquanto meio de participação política, em comparação com os estudantes do ensino secundário. Por outro lado, estes apresentam níveis superiores de participação política em geral.Universidade Católica Portuguesa2007-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2007.3292oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3292Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 6 (2007); 85-1102182-46141645-400610.34632/investigacaoeducacional.2007.n6reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3292https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2007.3292https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3292/3193Direitos de Autor (c) 2007 Luísa Ribeiro Trigo, Isabel Menezeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTrigo, Luísa RibeiroMenezes, Isabel2022-05-24T16:54:43Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3292Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:57:49.612164Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos do contexto educativo nas concepções, atitudes e comportamentos políticos dos jovens - comparando o ensino secundário regular com o ensino profissional de aprendizagens em alternância
title Efeitos do contexto educativo nas concepções, atitudes e comportamentos políticos dos jovens - comparando o ensino secundário regular com o ensino profissional de aprendizagens em alternância
spellingShingle Efeitos do contexto educativo nas concepções, atitudes e comportamentos políticos dos jovens - comparando o ensino secundário regular com o ensino profissional de aprendizagens em alternância
Trigo, Luísa Ribeiro
title_short Efeitos do contexto educativo nas concepções, atitudes e comportamentos políticos dos jovens - comparando o ensino secundário regular com o ensino profissional de aprendizagens em alternância
title_full Efeitos do contexto educativo nas concepções, atitudes e comportamentos políticos dos jovens - comparando o ensino secundário regular com o ensino profissional de aprendizagens em alternância
title_fullStr Efeitos do contexto educativo nas concepções, atitudes e comportamentos políticos dos jovens - comparando o ensino secundário regular com o ensino profissional de aprendizagens em alternância
title_full_unstemmed Efeitos do contexto educativo nas concepções, atitudes e comportamentos políticos dos jovens - comparando o ensino secundário regular com o ensino profissional de aprendizagens em alternância
title_sort Efeitos do contexto educativo nas concepções, atitudes e comportamentos políticos dos jovens - comparando o ensino secundário regular com o ensino profissional de aprendizagens em alternância
author Trigo, Luísa Ribeiro
author_facet Trigo, Luísa Ribeiro
Menezes, Isabel
author_role author
author2 Menezes, Isabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trigo, Luísa Ribeiro
Menezes, Isabel
description This paper presents the results of a study conducted with 349 students from two distinct educational contexts: academic and vocational schools. Differences are analysed in terms of citizenship conceptions, political interest, political efficacy, future political activity, and political experiences. Results indicate that students from vocational schools present higher levels of political efficacy and Internet use as a way of political participation, comparing with students from academic schools. On the other hand, the latter present higher levels of general political participation.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2007.3292
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3292
url https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2007.3292
identifier_str_mv oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3292
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2007.3292
https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3292/3193
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2007 Luísa Ribeiro Trigo, Isabel Menezes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2007 Luísa Ribeiro Trigo, Isabel Menezes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 6 (2007); 85-110
2182-4614
1645-4006
10.34632/investigacaoeducacional.2007.n6
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129850800242688