Caracterização do acesso lexical em crianças com PEDL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Cristina
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/4360
Resumo: Dissertação de Mestrado em desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança- área de especialização em Terapia da Fala e Perturbações da Linguagem
id RCAP_c4e77f502d9f414c95ba6c48e89a4fcf
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/4360
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Caracterização do acesso lexical em crianças com PEDLPerturbação Específica do Desenvolvimento da LinguagemAcesso LexicalCaracterizaçãoNomeação de ImagensReconto da DescriçãoSpecific Language Impairment Lexical AccessesCharacterizationNaming PicturesRecall the DescriptionDissertação de Mestrado em desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança- área de especialização em Terapia da Fala e Perturbações da LinguagemEste estudo tem como objectivo descrever características relacionadas com as competências de acesso lexical das crianças com PEDL. Para testar estas competências foram usadas tarefas de nomeação de imagens e reconto da descrição. Na tarefa de nomeação utilizaram-se 42 imagens do TFF-ALPE (Mendes et al, 2009) para identificar, em cada resposta, o perfil tempo/precisão e as imprecisões ocorridas. No reconto da descrição utilizaram-se quatro segmentos de imagem, apresentados um a um e acompanhados de um relato previamente elaborado, para identificar a produtividade e as imprecisões ocorridas. Participaram no estudo 31 crianças com PEDL de idades compreendidas entre 4 anos e 8 anos e 11 meses. Utilizaram-se critérios de caracterização do acesso lexical adaptados dos estudos de McGregor (1998) e German (2000;2007) e compreenderam para a nomeação quatro tipos de perfil de resposta; RP (Rápido e Preciso), RI (Rápido e Impreciso), LP (Lento e Preciso) e LI (Lento e Impreciso) e ainda quatro tipos de imprecisão; Semânticas, Fonológicas, Não relacionadas com a palavra e Características secundárias. Para o reconto da descrição, procuraram-se características relacionadas com a produtividade: número total de palavras, de nomes e verbos diferentes; e três tipos de imprecisões: Substituição de palavras, Comportamentos de procura e Características secundárias. Verificou-se, em ambas as tarefas, uma maior competência das crianças mais velhas, sobretudo na rapidez de nomeação. Relativamente às imprecisões, as mais frequentes foram as não relacionadas com a palavra. No caso das imprecisões relacionadas com a palavra, surgiram mais parafasias semânticas do que fonológicas. Relativamente a características divergentes nas tarefas, verificou-se, na nomeação, maior número de imprecisões semânticas e os comportamentos de procura foram sobretudo expressões de procura de palavra. No reconto da descrição, os comportamentos de procura de palavra foram essencialmente as pausas. As tarefas de nomeação de imagens e reconto da descrição permitem identificar falhas no acesso lexical e sinalizar possíveis casos de PEDL. A tipologia de comportamentos é reveladora da ruptura no processamento e ajuda a compreender a natureza e organização lexical facilitando a intervençãoAbstract: This study aims to describe characteristics of lexical access of children with SLI (Specific Language Impairment). To encourage access to the lexicon, naming tasks and picture description were proposed. For the naming task 42 pictures from the TFF-ALPE (Mendes et al, 2009) were used to identify the profile of each response in relation to time/accuracy and inaccuracies which occurred. In the retelling picture description four images were used, presented one at a time and accompanied by a description prepared in advance, to identify the productivity and the inaccuracies. The study involved 31 children with SLI, aged between 4 and 8 years and 11 months, grouped in five age groups. The criteria for characterization of the profile of lexicon access were adapted from studies of McGregor (1998) and German (2000, 2007). Four types of response profile were identified RP (Fast and Accurate), RI (Fast and Inaccurate), LP (Slow and Accurate) and LI (Slow and Inaccurate) and also four types of inaccuracies; Semantic, Phonological, Not related to the word and Secondary features. For the retelling of the description, the productivity, total number of words, nouns and verbs, in addition to three types of inaccuracies; substitution of words, behaviors demand and secondary features were identified. Results showed in both tasks, a better performance in older children, especially in naming rapidity. As for inaccuracies, the most frequent were the ones not related to the word. Data related to inaccuracies showed more semantic than phonological paraphasias. Relatively to the divergent features in the tasks the results showed more semantic inaccuraciesand word searching expressions in searching behaviors. The task of naming pictures and retelling the description identified failures in lexical access and flag possible cases of SLI, as well as understanding the nature and lexical organization facilitating the intervention.Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de SetúbalCastro, AnaRepositório ComumFerreira, Ana Cristina2013-06-13T10:51:39Z2011-022011-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/4360porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:49:37Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/4360Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:05:51.534427Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização do acesso lexical em crianças com PEDL
title Caracterização do acesso lexical em crianças com PEDL
spellingShingle Caracterização do acesso lexical em crianças com PEDL
Ferreira, Ana Cristina
Perturbação Específica do Desenvolvimento da Linguagem
Acesso Lexical
Caracterização
Nomeação de Imagens
Reconto da Descrição
Specific Language Impairment Lexical Accesses
Characterization
Naming Pictures
Recall the Description
title_short Caracterização do acesso lexical em crianças com PEDL
title_full Caracterização do acesso lexical em crianças com PEDL
title_fullStr Caracterização do acesso lexical em crianças com PEDL
title_full_unstemmed Caracterização do acesso lexical em crianças com PEDL
title_sort Caracterização do acesso lexical em crianças com PEDL
author Ferreira, Ana Cristina
author_facet Ferreira, Ana Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Ana
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ana Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Perturbação Específica do Desenvolvimento da Linguagem
Acesso Lexical
Caracterização
Nomeação de Imagens
Reconto da Descrição
Specific Language Impairment Lexical Accesses
Characterization
Naming Pictures
Recall the Description
topic Perturbação Específica do Desenvolvimento da Linguagem
Acesso Lexical
Caracterização
Nomeação de Imagens
Reconto da Descrição
Specific Language Impairment Lexical Accesses
Characterization
Naming Pictures
Recall the Description
description Dissertação de Mestrado em desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança- área de especialização em Terapia da Fala e Perturbações da Linguagem
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02
2011-02-01T00:00:00Z
2013-06-13T10:51:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/4360
url http://hdl.handle.net/10400.26/4360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135310667317248