A Representação da Comunidade LGBTQ+ em Vídeos Publicitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Daniel Augusto de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10096
Resumo: A representação da comunidade LGBTQ+ e o Pink Money se tornaram assuntos recorrentes na mídia devido ao poder de compra desse mercado e também ao crescente aumento de pessoas LGBTQ+ a se assumirem e exigerem que seus direitos sejam reconhecidos. Ao longo do trabalho, partimos dos aspectos históricos desta comunidade para sustentar a análise da sua representação contemporânea em conteúdos audiovisuais com carácter publicitário. Além disso, é compreendido o que são estereótipos e como esses são estabelecidos na mídia e seus perigos. Após o estudo teórico, foram realizadas três metodologias diferentes, nomeadamente, a análise de conteúdo - para verificar os vídeos publicitários com representação da comunidade durante o mês do orgulho LGBTQ+ de 2017 e 2018 -, um questionário survey - para entender como que a sociedade reage a conteúdos audiovisuais com membros LGBTQ+ - e entrevistas semi-estrurudas a especialistas. O objetivo deste trabalho é compreender a relação da comunidade com a mídia e também como a sociedade percebe os contéudos analisados e suas implicações. A representação é bem aceita pela comundiade e, em geral, pela sociedade também. O problema encontrado é que boa parte dos membros LGBTQ+ acredita que só é representanda devido ao seu poder de compra, enquadrado no Pink Money, mas, mesmo assim, vê como algo positivo.
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