A Representação da Comunidade LGBTQ+ em Vídeos Publicitários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/10096 |
Resumo: | A representação da comunidade LGBTQ+ e o Pink Money se tornaram assuntos recorrentes na mídia devido ao poder de compra desse mercado e também ao crescente aumento de pessoas LGBTQ+ a se assumirem e exigerem que seus direitos sejam reconhecidos. Ao longo do trabalho, partimos dos aspectos históricos desta comunidade para sustentar a análise da sua representação contemporânea em conteúdos audiovisuais com carácter publicitário. Além disso, é compreendido o que são estereótipos e como esses são estabelecidos na mídia e seus perigos. Após o estudo teórico, foram realizadas três metodologias diferentes, nomeadamente, a análise de conteúdo - para verificar os vídeos publicitários com representação da comunidade durante o mês do orgulho LGBTQ+ de 2017 e 2018 -, um questionário survey - para entender como que a sociedade reage a conteúdos audiovisuais com membros LGBTQ+ - e entrevistas semi-estrurudas a especialistas. O objetivo deste trabalho é compreender a relação da comunidade com a mídia e também como a sociedade percebe os contéudos analisados e suas implicações. A representação é bem aceita pela comundiade e, em geral, pela sociedade também. O problema encontrado é que boa parte dos membros LGBTQ+ acredita que só é representanda devido ao seu poder de compra, enquadrado no Pink Money, mas, mesmo assim, vê como algo positivo. |
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A Representação da Comunidade LGBTQ+ em Vídeos PublicitáriosHomossexualidade e Pink MoneyLgbtq+MídiaRepresentaçãoDomínio/Área Científica::Humanidades::Ciências da Comunicação::Publicidade e Relações PúblicasA representação da comunidade LGBTQ+ e o Pink Money se tornaram assuntos recorrentes na mídia devido ao poder de compra desse mercado e também ao crescente aumento de pessoas LGBTQ+ a se assumirem e exigerem que seus direitos sejam reconhecidos. Ao longo do trabalho, partimos dos aspectos históricos desta comunidade para sustentar a análise da sua representação contemporânea em conteúdos audiovisuais com carácter publicitário. Além disso, é compreendido o que são estereótipos e como esses são estabelecidos na mídia e seus perigos. Após o estudo teórico, foram realizadas três metodologias diferentes, nomeadamente, a análise de conteúdo - para verificar os vídeos publicitários com representação da comunidade durante o mês do orgulho LGBTQ+ de 2017 e 2018 -, um questionário survey - para entender como que a sociedade reage a conteúdos audiovisuais com membros LGBTQ+ - e entrevistas semi-estrurudas a especialistas. O objetivo deste trabalho é compreender a relação da comunidade com a mídia e também como a sociedade percebe os contéudos analisados e suas implicações. A representação é bem aceita pela comundiade e, em geral, pela sociedade também. O problema encontrado é que boa parte dos membros LGBTQ+ acredita que só é representanda devido ao seu poder de compra, enquadrado no Pink Money, mas, mesmo assim, vê como algo positivo.The representation of the LGBTQ + community and Pink Money have become recurring issues in the media due to the buyer power of this market and also because of the growing number of LGBTQ + people assuming and demanding that their rights be recognized. Throughout the work, we start from the historical aspects of this community to support the analysis of its contemporary representation in audiovisual content with an advertising character. In addition, it is understood what stereotypes are and how these are established in the media and their dangers. After the theoretical study, three different methodologies were carried out, namely content analysis - to verify the advertising videos with community representation during the LGBTQ+ pride month of 2017 and 2018 -, a survey questionnaire - to understand how society reacts to audiovisual content with LGBTQ+ members - and semi-intensive interviews with specialists. The objective of this work is to understand the relationship of the community with the media and also how society perceives the contents analyzed and their implications. The representation is well accepted by the community and, in general, by society as well. The problem is that a lot of LGBTQ+ members believe that it is only represented because of their purchasing power, framed in Pink Money, but nonetheless sees it as something positive.Sá, Sónia Manuela Martins deuBibliorumSouza, Daniel Augusto de2020-03-19T16:32:46Z2019-07-172019-06-172019-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10096TID:202364763porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:29Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10096Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:08.594722Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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