A influência do nível de literacia dos oceanos do público escolar na sociedade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/53109 |
Resumo: | Tese de mestrado, Cultura Científica e Divulgação das Ciências, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Faculdade de Ciências, Instituto de Ciências Sociais, 2022 |
id |
RCAP_c4fe57a78f292fac706d79f8e6c7d601 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/53109 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A influência do nível de literacia dos oceanos do público escolar na sociedadeLiteracia dos oceanosCidadaniaEducação ambientalBoas práticasEnsino básico (3º Ciclo)Teses de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTese de mestrado, Cultura Científica e Divulgação das Ciências, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Faculdade de Ciências, Instituto de Ciências Sociais, 2022Não há como negar a importância do Oceano para humanidade, principalmente em Portugal, um país cuja história e cultura se encontram indiscutivelmente interligados ao mar. Deste modo, perante o estado de ameaça do ambiente marinho, cujos problemas são causados maioritariamente pela ação humana, é necessário que exista um esforço coletivo que resulte na sua proteção. Ao longo desta dissertação apresentar-se-á a tese de que através da consciência e das ações individuais de cada indivíduo se poderá construir uma estratégia bottom-up eficiente para esse fim. A Literacia do Oceano (LO), cujo objetivo é o da educação para a compreensão da “influência do Oceano em nós e a nossa influência no Oceano” surge como o contexto ideal pelo qual se poderá implementar esta estratégia. O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa onde se implementou um questionário sobre a Literacia do Oceano, a Consciência Ambiental, a Cidadania Ambiental e a Relação Pessoal com o Oceano a 1025 alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico de Portugal. Os principais objetivos desta investigação são: 1) Estudar o nível de LO do público-alvo. Nomeadamente, compreender a relação que se estabelece entre os dois tipos de conhecimento identificados para este projeto (O conhecimento dos ecossistemas e da biodiversidade marinha e O conhecimento da relação/interação do ser humano com estes ecossistemas). Compreendendo, adicionalmente, de onde provêm estes conhecimentos; 2) Relacionar o nível de LO apresentado com a capacidade de agir e ter um papel ativo na sociedade. Os resultados deste trabalho revelaram que os níveis de LO dos jovens do 3º Ciclo do Ensino Básico registados em Portugal são reduzidos. No entanto, níveis mais elevados de conhecimento refletem níveis mais elevados de Consciência Ambiental. Por sua vez, níveis mais elevados de Consciência Ambiental refletem níveis mais elevados de Cidadania Ambiental. Estas descobertas validam a implementação da LO em contexto escolar como uma solução viável para a mitigação dos problemas ambientais oceânicos. A Relação Pessoal que se estabelece com o Oceano também exerce uma influência nos níveis de Conhecimento, Consciência e Cidadania Ambiental. Verifica-se um maior interesse e conhecimento por parte dos inquiridos, pelas temáticas das características bióticas do Oceano e a fonte de informação mais valorizadas pelos mesmos é a Internet. As variáveis socio-demográficas sexo e nível de escolaridade impactam o conhecimento enquanto a proximidade ao litoral influencia o tipo de relação que se estabelece com o Oceano. A variável sexo influencia também os níveis de Consciência Ambiental e Cidadania ambiental. Considera-se que estas informações adicionais poderão ajudar na compreensão e implementação das estratégias de promoção da LO.There is no way of denying the importance of the Ocean to humanity, especially in Portugal, a country whose history and culture are indisputably intertwined wit it.Thus,considering the threatened state of the marine environment,whose problems are mostly caused by human action, there is a crucial need for a collective effort that results in its protection. Throughout this dissertation, it is argued that through the conscience and individual actions of the individuals, an effecient bottom-up strattegy can be built for this purpose.Ocean Literacy,(OL) whose main objective is that of “understanding the ocean's influence on you and your influence on the ocean” appears as the ideal context by which we can implement this strategy.This work presents the results of a survey where a questionnaire on Ocean Literacy, Environmental Conscience, Environmental Citizenship and Personal Relationship with the Ocean was implemented on 1025 students of the 3rd Cycle of Basic Education in Portugal.The main objectives of this investigation are the following: 1) Studying the level of OL levels of the target audience. Namely, understanding the relation established between the two types of knowledge identified for this project (A: The knowledge of ecosystems and marine biodiversity and B: The knowledge of the interaction of human beings with them). In addition, understanding where this knowledge comes from; 2) Relating the level of OL registered with the ability to act and have an active role in society.This work’s results revealed that the OL levels of the youth from the 3rd cycle of basic education registered in Portugal are low. However, higher levels of knowledge reflect higher levels of Environmental Conscience.In turn, higher levels of Environmental Conscience reflect higher levels of Enrironmental Citizenship.These findings validate the implementation of OL in school context as a viable solution to mitigate the oceanic environmental problems.The Personal Relation that is established with the Ocean also influences the level of knowledge, Environmental Conscience and Enrironmental Citizenship. There is a greater interest and knowledge in the themes of biotic Ocean characteristics, and most value the Internet as a source of information.The socio-demographic variables sex and education level impact knowledge, while the proximity to the coast influences the type of relation established with the Ocean.It is considered that this aditional information may help in the understanding and implementation of OL promotion strategies.Faria, Cláudia, 1967-Repositório da Universidade de LisboaFonseca, Maria Isabel Canêlhas da2022-05-20T14:33:35Z20222021-12-152022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/53109TID:203287428porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:58:33Zoai:repositorio.ul.pt:10451/53109Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:03:59.940482Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência do nível de literacia dos oceanos do público escolar na sociedade |
title |
A influência do nível de literacia dos oceanos do público escolar na sociedade |
spellingShingle |
A influência do nível de literacia dos oceanos do público escolar na sociedade Fonseca, Maria Isabel Canêlhas da Literacia dos oceanos Cidadania Educação ambiental Boas práticas Ensino básico (3º Ciclo) Teses de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A influência do nível de literacia dos oceanos do público escolar na sociedade |
title_full |
A influência do nível de literacia dos oceanos do público escolar na sociedade |
title_fullStr |
A influência do nível de literacia dos oceanos do público escolar na sociedade |
title_full_unstemmed |
A influência do nível de literacia dos oceanos do público escolar na sociedade |
title_sort |
A influência do nível de literacia dos oceanos do público escolar na sociedade |
author |
Fonseca, Maria Isabel Canêlhas da |
author_facet |
Fonseca, Maria Isabel Canêlhas da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Faria, Cláudia, 1967- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Maria Isabel Canêlhas da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literacia dos oceanos Cidadania Educação ambiental Boas práticas Ensino básico (3º Ciclo) Teses de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Literacia dos oceanos Cidadania Educação ambiental Boas práticas Ensino básico (3º Ciclo) Teses de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Tese de mestrado, Cultura Científica e Divulgação das Ciências, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Faculdade de Ciências, Instituto de Ciências Sociais, 2022 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-15 2022-05-20T14:33:35Z 2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/53109 TID:203287428 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/53109 |
identifier_str_mv |
TID:203287428 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134590454988800 |