Educação científica e diversidade étnico-racial: o ensino e a pesquisa em foco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.6368 |
Resumo: | O presente texto aborda, a partir da contextualização histórica da escolarização no Brasil, com foco na educação científica, a necessidade de práticas educativas que contribuam para a compreensão e valorização da diversidade étnico-racial brasileira, historicamente marginalizada. O objetivo é apontar a relevância de incluir, na atual agenda de pesquisas na área, as interfaces entre a educação científica e a educação das relações étnico-raciais, com vistas ao combate ao racismo e à valorização da diversidade étnico-racial. Para isso, pauta-se em revisão da literatura na área e em dados de um estudo empírico levado a cabo pelo autor. O estudo empírico envolveu a análise de experiências vividas por professores(as) no processo de educarem-se para, por meio da educação científica, produzir práticas de combate ao racismo e valorização da diversidade. A metodologia utilizada nesse estudo, inspirada na fenomenologia de Merleau-Ponty, permitiu identificar que os processos educativos dos(as) participantes foram produzidos nas experiências e no pensar sobre o vivido, nas relações com a família, comunidade, prática docente e no contato com a mídia. Esses espaços são marcados pelas relações sociais: étnico-raciais, de gênero e de classe social. Tais constatações, sob a luz da literatura revisada, permitem indicar elementos a figurar numa agenda de pesquisa atual, estudos sobre: o papel que as Ciências Naturais tiveram, e ainda têm, na construção de relações sociais injustas, entre elas as étnico-raciais; materiais didáticos de Ciências e Biologia e seu impacto nas relações étnico-raciais; as relações entre educação científica (ensino de Ciências e Biologia) e culturas; currículo, educação em Ciências e relações étnico-raciais; concepções, práticas e processos formativos de educadores(as) em ciências e a diversidade étnico-racial; mídia, divulgação científica e a educação das relações étnico-raciais; considerar a dimensão dos saberes, das trajetórias e da identidade de docentes; as relações entre História e filosofia das Ciências Naturais e História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. Esta agenda procura contribuir na compreensão do papel que a educação científica pode ter na construção de uma escolarização que contemple efetivamente a diversidade étnico-racial que compõe nossas sociedades, e que se comprometa com o combate a qualquer tipo de discriminação. |
id |
RCAP_c56b201734cd6116ebf60e25530147fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/6368 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação científica e diversidade étnico-racial: o ensino e a pesquisa em focoArtigosO presente texto aborda, a partir da contextualização histórica da escolarização no Brasil, com foco na educação científica, a necessidade de práticas educativas que contribuam para a compreensão e valorização da diversidade étnico-racial brasileira, historicamente marginalizada. O objetivo é apontar a relevância de incluir, na atual agenda de pesquisas na área, as interfaces entre a educação científica e a educação das relações étnico-raciais, com vistas ao combate ao racismo e à valorização da diversidade étnico-racial. Para isso, pauta-se em revisão da literatura na área e em dados de um estudo empírico levado a cabo pelo autor. O estudo empírico envolveu a análise de experiências vividas por professores(as) no processo de educarem-se para, por meio da educação científica, produzir práticas de combate ao racismo e valorização da diversidade. A metodologia utilizada nesse estudo, inspirada na fenomenologia de Merleau-Ponty, permitiu identificar que os processos educativos dos(as) participantes foram produzidos nas experiências e no pensar sobre o vivido, nas relações com a família, comunidade, prática docente e no contato com a mídia. Esses espaços são marcados pelas relações sociais: étnico-raciais, de gênero e de classe social. Tais constatações, sob a luz da literatura revisada, permitem indicar elementos a figurar numa agenda de pesquisa atual, estudos sobre: o papel que as Ciências Naturais tiveram, e ainda têm, na construção de relações sociais injustas, entre elas as étnico-raciais; materiais didáticos de Ciências e Biologia e seu impacto nas relações étnico-raciais; as relações entre educação científica (ensino de Ciências e Biologia) e culturas; currículo, educação em Ciências e relações étnico-raciais; concepções, práticas e processos formativos de educadores(as) em ciências e a diversidade étnico-racial; mídia, divulgação científica e a educação das relações étnico-raciais; considerar a dimensão dos saberes, das trajetórias e da identidade de docentes; as relações entre História e filosofia das Ciências Naturais e História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. Esta agenda procura contribuir na compreensão do papel que a educação científica pode ter na construção de uma escolarização que contemple efetivamente a diversidade étnico-racial que compõe nossas sociedades, e que se comprometa com o combate a qualquer tipo de discriminação.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2015-01-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.6368por1646-2335Verrangia, Douglasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:20Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/6368Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:48.073194Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação científica e diversidade étnico-racial: o ensino e a pesquisa em foco |
title |
Educação científica e diversidade étnico-racial: o ensino e a pesquisa em foco |
spellingShingle |
Educação científica e diversidade étnico-racial: o ensino e a pesquisa em foco Verrangia, Douglas Artigos |
title_short |
Educação científica e diversidade étnico-racial: o ensino e a pesquisa em foco |
title_full |
Educação científica e diversidade étnico-racial: o ensino e a pesquisa em foco |
title_fullStr |
Educação científica e diversidade étnico-racial: o ensino e a pesquisa em foco |
title_full_unstemmed |
Educação científica e diversidade étnico-racial: o ensino e a pesquisa em foco |
title_sort |
Educação científica e diversidade étnico-racial: o ensino e a pesquisa em foco |
author |
Verrangia, Douglas |
author_facet |
Verrangia, Douglas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Verrangia, Douglas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O presente texto aborda, a partir da contextualização histórica da escolarização no Brasil, com foco na educação científica, a necessidade de práticas educativas que contribuam para a compreensão e valorização da diversidade étnico-racial brasileira, historicamente marginalizada. O objetivo é apontar a relevância de incluir, na atual agenda de pesquisas na área, as interfaces entre a educação científica e a educação das relações étnico-raciais, com vistas ao combate ao racismo e à valorização da diversidade étnico-racial. Para isso, pauta-se em revisão da literatura na área e em dados de um estudo empírico levado a cabo pelo autor. O estudo empírico envolveu a análise de experiências vividas por professores(as) no processo de educarem-se para, por meio da educação científica, produzir práticas de combate ao racismo e valorização da diversidade. A metodologia utilizada nesse estudo, inspirada na fenomenologia de Merleau-Ponty, permitiu identificar que os processos educativos dos(as) participantes foram produzidos nas experiências e no pensar sobre o vivido, nas relações com a família, comunidade, prática docente e no contato com a mídia. Esses espaços são marcados pelas relações sociais: étnico-raciais, de gênero e de classe social. Tais constatações, sob a luz da literatura revisada, permitem indicar elementos a figurar numa agenda de pesquisa atual, estudos sobre: o papel que as Ciências Naturais tiveram, e ainda têm, na construção de relações sociais injustas, entre elas as étnico-raciais; materiais didáticos de Ciências e Biologia e seu impacto nas relações étnico-raciais; as relações entre educação científica (ensino de Ciências e Biologia) e culturas; currículo, educação em Ciências e relações étnico-raciais; concepções, práticas e processos formativos de educadores(as) em ciências e a diversidade étnico-racial; mídia, divulgação científica e a educação das relações étnico-raciais; considerar a dimensão dos saberes, das trajetórias e da identidade de docentes; as relações entre História e filosofia das Ciências Naturais e História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. Esta agenda procura contribuir na compreensão do papel que a educação científica pode ter na construção de uma escolarização que contemple efetivamente a diversidade étnico-racial que compõe nossas sociedades, e que se comprometa com o combate a qualquer tipo de discriminação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.6368 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.6368 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130948786192384 |