A consolidação da relação entre a teoria e a prática na construção da profissionalidade docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1224 |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado de forma a dar conhecer a prática pedagógica vivenciada pela estagiária nas valências de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. A intervenção educativa foi baseada numa planificação adequada, tendo em conta o grupo e as suas necessidades, organizando e avaliando de acordo com os métodos adequados a cada situação. Em ambos os estágios foi priveligiada uma perspetiva educacional que valorizou a cooperação, o trabalho de projeto, a aprendizagem pela ação, entre outros, nomeadamente o Movimento da Escola Moderna. O presente relatório foi elaborado tendo em conta uma constante confrontação entre a teoria e a prática. Esta confrontação foi sempre tida em conta no decorrer dos estágios de modo a enriquecer o relatório e o conhecimento da estagiária, assim, ao longo do mesmo serão abordados temas pertinentes para a construção de um profissional da educação. This report was prepared to give to know the pedagogical practice experience by trainee in valences of Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education in the Masters in Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education's School Education Paula Frassinetti.The educational intervention was based on proper planning, taking into account the group and their needs, organizing and evaluating in accordance with the methods appropriate to each situation. In both stages was privileged a perspective that valued educational cooperation, project work, action learning, and many others, specifically the Modern School Movement. This report has been prepared taking into account a constant confrontation between theory and practice. This confrontation was always taken into account during the stages in order to enrich the knowledge of the report and the intern as well, along the same will be addressed topics relevant to the construction of a professional education. |
id |
RCAP_c58bda02b544f5de48a1f6687dcb83dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1224 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A consolidação da relação entre a teoria e a prática na construção da profissionalidade docenteFormação de professoresEducação Pré-escolarEnsino básico (1º ciclo)Movimento da Escola Moderna (MEM)O presente relatório foi elaborado de forma a dar conhecer a prática pedagógica vivenciada pela estagiária nas valências de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. A intervenção educativa foi baseada numa planificação adequada, tendo em conta o grupo e as suas necessidades, organizando e avaliando de acordo com os métodos adequados a cada situação. Em ambos os estágios foi priveligiada uma perspetiva educacional que valorizou a cooperação, o trabalho de projeto, a aprendizagem pela ação, entre outros, nomeadamente o Movimento da Escola Moderna. O presente relatório foi elaborado tendo em conta uma constante confrontação entre a teoria e a prática. Esta confrontação foi sempre tida em conta no decorrer dos estágios de modo a enriquecer o relatório e o conhecimento da estagiária, assim, ao longo do mesmo serão abordados temas pertinentes para a construção de um profissional da educação. This report was prepared to give to know the pedagogical practice experience by trainee in valences of Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education in the Masters in Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education's School Education Paula Frassinetti.The educational intervention was based on proper planning, taking into account the group and their needs, organizing and evaluating in accordance with the methods appropriate to each situation. In both stages was privileged a perspective that valued educational cooperation, project work, action learning, and many others, specifically the Modern School Movement. This report has been prepared taking into account a constant confrontation between theory and practice. This confrontation was always taken into account during the stages in order to enrich the knowledge of the report and the intern as well, along the same will be addressed topics relevant to the construction of a professional education.2013-05-27T10:26:29Z2013-02-01T00:00:00Z2013-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1224porFerreira, Ângelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:41Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1224Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:43.026210Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A consolidação da relação entre a teoria e a prática na construção da profissionalidade docente |
title |
A consolidação da relação entre a teoria e a prática na construção da profissionalidade docente |
spellingShingle |
A consolidação da relação entre a teoria e a prática na construção da profissionalidade docente Ferreira, Ângela Formação de professores Educação Pré-escolar Ensino básico (1º ciclo) Movimento da Escola Moderna (MEM) |
title_short |
A consolidação da relação entre a teoria e a prática na construção da profissionalidade docente |
title_full |
A consolidação da relação entre a teoria e a prática na construção da profissionalidade docente |
title_fullStr |
A consolidação da relação entre a teoria e a prática na construção da profissionalidade docente |
title_full_unstemmed |
A consolidação da relação entre a teoria e a prática na construção da profissionalidade docente |
title_sort |
A consolidação da relação entre a teoria e a prática na construção da profissionalidade docente |
author |
Ferreira, Ângela |
author_facet |
Ferreira, Ângela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Ângela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Educação Pré-escolar Ensino básico (1º ciclo) Movimento da Escola Moderna (MEM) |
topic |
Formação de professores Educação Pré-escolar Ensino básico (1º ciclo) Movimento da Escola Moderna (MEM) |
description |
O presente relatório foi elaborado de forma a dar conhecer a prática pedagógica vivenciada pela estagiária nas valências de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. A intervenção educativa foi baseada numa planificação adequada, tendo em conta o grupo e as suas necessidades, organizando e avaliando de acordo com os métodos adequados a cada situação. Em ambos os estágios foi priveligiada uma perspetiva educacional que valorizou a cooperação, o trabalho de projeto, a aprendizagem pela ação, entre outros, nomeadamente o Movimento da Escola Moderna. O presente relatório foi elaborado tendo em conta uma constante confrontação entre a teoria e a prática. Esta confrontação foi sempre tida em conta no decorrer dos estágios de modo a enriquecer o relatório e o conhecimento da estagiária, assim, ao longo do mesmo serão abordados temas pertinentes para a construção de um profissional da educação. This report was prepared to give to know the pedagogical practice experience by trainee in valences of Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education in the Masters in Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education's School Education Paula Frassinetti.The educational intervention was based on proper planning, taking into account the group and their needs, organizing and evaluating in accordance with the methods appropriate to each situation. In both stages was privileged a perspective that valued educational cooperation, project work, action learning, and many others, specifically the Modern School Movement. This report has been prepared taking into account a constant confrontation between theory and practice. This confrontation was always taken into account during the stages in order to enrich the knowledge of the report and the intern as well, along the same will be addressed topics relevant to the construction of a professional education. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-27T10:26:29Z 2013-02-01T00:00:00Z 2013-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1224 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131620928651264 |