A construção de um profissional docente sustentada numa prática articulada, ajustada e diversificada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Joana Andreia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1379
Resumo: A profissão docente exige dos profissionais um grande sentido de responsabilidade. Destes depende a evolução e crescimento de cada criança com que são confrontados. No entanto, cada criança nas suas características que a define é diferente e, consequentemente, exige do educador / professor uma intervenção diferenciada. Assim, ao profissional da educação, independentemente da valência onde se encontra a trabalhar, é exigido, mais do que ser competente a nível científico, que seja competente também a nível social e afetivo. Um educador ou professor eficiente é capaz de se relacionar com o grupo e com cada criança individualmente construindo com cada uma um laço que determinará a sua prática já que, já que conhecendo os interesses e necessidades de cada criança, conseguirá agir adequadamente. A postura reflexiva apresenta-se também como aspeto determinante para uma prática ajustada ao grupo com que se encontra a trabalhar pois refletindo sobre a sua intervenção toma consciência do que necessita de reajustar. Uma vez que a aprendizagem é um processo que decorre ao longo de toda a vida, a articulação entre níveis de ensino é essencial à produção de aprendizagens significativas. O relatório que se segue espelha o culminar dos estágios nas valências de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. A intervenção inerente a estas regeu-se por alguns princípios estruturais no processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente a intencionalidade educativa devidamente sustentada nas quatro etapas da ação – observar, planificar, agir e avaliar. A importância do envolvimento parental para o desenvolvimento harmonioso das crianças representou também um aspeto essencial na prática assim como o recurso a autores de referência para fundamentar as intervenções. ABSTRACT The professor profession requires a great sense of professional responsibility. These depends on the development and growth of each child they face. However, each child in have different characteristics that define them and therefore requires the educator / teacher differentiated intervention. Thus, professional education, regardless of valence, is required more than being competent in a scientific level , it is also relevant to an social and emotional level An effective teacher or educator is able to relate with the group and with each child individually, building a bond. That bond will determine he´s practice because you can only be able to act accordingly as knowing the interests and needs of each child. The reflective thought is also determinant for a readjust of the practical to the group and their needs, only with this thought we can became aware if our work is being efficient. Since learning is a process that takes place over a lifetime, the link between education levels is essential to the production of meaningful learning. The following report reflects the culmination of stages in valences of Preschool Education and 1st cycle of basic education. Inherent to such intervention was governed by some structural principles in the teaching- learning process, including the educational intention adequately supported in the four action steps - observe, plan, act and evaluate. The importance of parental involvement for the harmonious development of children was also an essential aspect in practice as well as the use of reference authors to justify interventions
id RCAP_a369ec65617bf028b3843eee3ed3dc95
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1379
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A construção de um profissional docente sustentada numa prática articulada, ajustada e diversificadaEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoProfessor reflexivoA profissão docente exige dos profissionais um grande sentido de responsabilidade. Destes depende a evolução e crescimento de cada criança com que são confrontados. No entanto, cada criança nas suas características que a define é diferente e, consequentemente, exige do educador / professor uma intervenção diferenciada. Assim, ao profissional da educação, independentemente da valência onde se encontra a trabalhar, é exigido, mais do que ser competente a nível científico, que seja competente também a nível social e afetivo. Um educador ou professor eficiente é capaz de se relacionar com o grupo e com cada criança individualmente construindo com cada uma um laço que determinará a sua prática já que, já que conhecendo os interesses e necessidades de cada criança, conseguirá agir adequadamente. A postura reflexiva apresenta-se também como aspeto determinante para uma prática ajustada ao grupo com que se encontra a trabalhar pois refletindo sobre a sua intervenção toma consciência do que necessita de reajustar. Uma vez que a aprendizagem é um processo que decorre ao longo de toda a vida, a articulação entre níveis de ensino é essencial à produção de aprendizagens significativas. O relatório que se segue espelha o culminar dos estágios nas valências de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. A intervenção inerente a estas regeu-se por alguns princípios estruturais no processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente a intencionalidade educativa devidamente sustentada nas quatro etapas da ação – observar, planificar, agir e avaliar. A importância do envolvimento parental para o desenvolvimento harmonioso das crianças representou também um aspeto essencial na prática assim como o recurso a autores de referência para fundamentar as intervenções. ABSTRACT The professor profession requires a great sense of professional responsibility. These depends on the development and growth of each child they face. However, each child in have different characteristics that define them and therefore requires the educator / teacher differentiated intervention. Thus, professional education, regardless of valence, is required more than being competent in a scientific level , it is also relevant to an social and emotional level An effective teacher or educator is able to relate with the group and with each child individually, building a bond. That bond will determine he´s practice because you can only be able to act accordingly as knowing the interests and needs of each child. The reflective thought is also determinant for a readjust of the practical to the group and their needs, only with this thought we can became aware if our work is being efficient. Since learning is a process that takes place over a lifetime, the link between education levels is essential to the production of meaningful learning. The following report reflects the culmination of stages in valences of Preschool Education and 1st cycle of basic education. Inherent to such intervention was governed by some structural principles in the teaching- learning process, including the educational intention adequately supported in the four action steps - observe, plan, act and evaluate. The importance of parental involvement for the harmonious development of children was also an essential aspect in practice as well as the use of reference authors to justify interventions2014-05-14T10:16:44Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1379TID:201459604porCosta, Joana Andreiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:46Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1379Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:49.473284Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A construção de um profissional docente sustentada numa prática articulada, ajustada e diversificada
title A construção de um profissional docente sustentada numa prática articulada, ajustada e diversificada
spellingShingle A construção de um profissional docente sustentada numa prática articulada, ajustada e diversificada
Costa, Joana Andreia
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Professor reflexivo
title_short A construção de um profissional docente sustentada numa prática articulada, ajustada e diversificada
title_full A construção de um profissional docente sustentada numa prática articulada, ajustada e diversificada
title_fullStr A construção de um profissional docente sustentada numa prática articulada, ajustada e diversificada
title_full_unstemmed A construção de um profissional docente sustentada numa prática articulada, ajustada e diversificada
title_sort A construção de um profissional docente sustentada numa prática articulada, ajustada e diversificada
author Costa, Joana Andreia
author_facet Costa, Joana Andreia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Joana Andreia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Professor reflexivo
topic Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Professor reflexivo
description A profissão docente exige dos profissionais um grande sentido de responsabilidade. Destes depende a evolução e crescimento de cada criança com que são confrontados. No entanto, cada criança nas suas características que a define é diferente e, consequentemente, exige do educador / professor uma intervenção diferenciada. Assim, ao profissional da educação, independentemente da valência onde se encontra a trabalhar, é exigido, mais do que ser competente a nível científico, que seja competente também a nível social e afetivo. Um educador ou professor eficiente é capaz de se relacionar com o grupo e com cada criança individualmente construindo com cada uma um laço que determinará a sua prática já que, já que conhecendo os interesses e necessidades de cada criança, conseguirá agir adequadamente. A postura reflexiva apresenta-se também como aspeto determinante para uma prática ajustada ao grupo com que se encontra a trabalhar pois refletindo sobre a sua intervenção toma consciência do que necessita de reajustar. Uma vez que a aprendizagem é um processo que decorre ao longo de toda a vida, a articulação entre níveis de ensino é essencial à produção de aprendizagens significativas. O relatório que se segue espelha o culminar dos estágios nas valências de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. A intervenção inerente a estas regeu-se por alguns princípios estruturais no processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente a intencionalidade educativa devidamente sustentada nas quatro etapas da ação – observar, planificar, agir e avaliar. A importância do envolvimento parental para o desenvolvimento harmonioso das crianças representou também um aspeto essencial na prática assim como o recurso a autores de referência para fundamentar as intervenções. ABSTRACT The professor profession requires a great sense of professional responsibility. These depends on the development and growth of each child they face. However, each child in have different characteristics that define them and therefore requires the educator / teacher differentiated intervention. Thus, professional education, regardless of valence, is required more than being competent in a scientific level , it is also relevant to an social and emotional level An effective teacher or educator is able to relate with the group and with each child individually, building a bond. That bond will determine he´s practice because you can only be able to act accordingly as knowing the interests and needs of each child. The reflective thought is also determinant for a readjust of the practical to the group and their needs, only with this thought we can became aware if our work is being efficient. Since learning is a process that takes place over a lifetime, the link between education levels is essential to the production of meaningful learning. The following report reflects the culmination of stages in valences of Preschool Education and 1st cycle of basic education. Inherent to such intervention was governed by some structural principles in the teaching- learning process, including the educational intention adequately supported in the four action steps - observe, plan, act and evaluate. The importance of parental involvement for the harmonious development of children was also an essential aspect in practice as well as the use of reference authors to justify interventions
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-14T10:16:44Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1379
TID:201459604
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1379
identifier_str_mv TID:201459604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131621965692928