Marketing alimentar: a influência da embalagem nas escolhas alimentares do consumidor infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/10324 |
Resumo: | A temática do Marketing Alimentar, direcionado ao consumidor infantil, tem-se assumido como um tema bastante vasto e complexo. Sendo a indústria alimentar caracterizada pelo uso das mais variadas técnicas de marketing direcionadas essencialmente ao consumidor infantil, são ainda poucos os estudos que identificam, de forma assertiva, o objetivo primacial desta investigação: a influência da embalagem nas escolhas alimentares destes “pequenos consumidores”. Desta forma, a presente investigação pretende estudar o impacto da embalagem no consumo alimentar infantil. A revisão de literatura inicia‐se com a descrição da evolução, e do estado atual do Marketing Alimentar, seguido da descrição e desenvolvimento da criança como consumidora. Após a abordagem teórica, pretendeu‐se responder aos objetivos propostos, através de uma metodologia qualitativa, exploratória e apoiada no método grounded theory, através da técnica focus group. Como tal, foram efetuados quatro focus groups com 24 crianças entre os 5 e 9 anos de idade, de forma a entender a diferença do impacto da embalagem entre crianças alfabetizadas e não alfabetizadas. Os resultados obtidos permitiram perceber que as crianças efetuam os pedidos aos pais de forma consciente, sabendo o que podem pedir e quando, excepto se os produtos estiverem associados às suas personagens ou heróis preferidos. Além disso, as crianças têm, desde cedo, uma opinião formada sobre os produtos existentes no mercado, mesmo que não conheçam o seu sabor. No entanto, quando os produtos são desconhecidos, quer no aspecto, quer no palato, as crianças alfabetizadas usufruem da informação da embalagem, gerando resposta imediata sobre se o querem ou não provar ou adquirir, enquanto que as crianças que não sabem ler poderão dar oportunidade ao produto, dependendo apenas do aspeto visual da embalagem. |
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