(Pre)Ocupação com o processo de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1381 |
Resumo: | O presente relatório retrata o processo de desenvolvimento pessoal e profissional experienciado, enquanto estudante de Mestrado em Educação Pré- Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, durante os estágios realizados na valência de Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. De salientar que este estágio permitiu-nos um desenvolvimento, enquanto profissional, baseado na prática reflexiva e investigativa. A intervenção educativa, em ambos os contextos, regeu-se por bases consideradas fundamentais para o processo de ensino e de aprendizagem, mais precisamente, a intencionalidade educativa apoiada nas ações de observar, planificar, agir e avaliar, a importância do envolvimento parental no desenvolvimento e motivação da criança, assim como a preocupação com a conceção de ensino. Para a realização deste relatório recorreu-se a pressupostos teóricos para suportar a prática pedagógica e ainda à caraterização da instituição e do grupo de crianças, bem como à metodologia de intervenção, sustentada numa reflexão constante sobre a experiência educativa.ABSTRACT The present report describes the process of personal development and professional that was experienced as a student of Masters in Preschool Education and the 1st Cycle of Basic Education during the internships in valence of Preschool Education and the 1st Cycle of Basic Education. It is noteworthy that this internship allowed us a development while a professional based on reflective and investigative practice. The educational intervention, in both contexts, has been guided by an amount deemed fundamental to the process of teaching and learning, more precisely, the educational intention supported the actions of observe, plan, act and evaluate the importance of parental involvement in the development and motivation of the child, as well as concern for the conception of teaching. For the realization of this report we used the theoretical assumptions to support the pedagogical practice and also the characterization of the institution and the group of children as well as the methodology of intervention, sustained on a constant reflection on the educational experience. |
id |
RCAP_c5a9338b8e8c2bd861ec7eded4aa132a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1381 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
(Pre)Ocupação com o processo de aprendizagemEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoProfessor reflexivoIntervençãoO presente relatório retrata o processo de desenvolvimento pessoal e profissional experienciado, enquanto estudante de Mestrado em Educação Pré- Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, durante os estágios realizados na valência de Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. De salientar que este estágio permitiu-nos um desenvolvimento, enquanto profissional, baseado na prática reflexiva e investigativa. A intervenção educativa, em ambos os contextos, regeu-se por bases consideradas fundamentais para o processo de ensino e de aprendizagem, mais precisamente, a intencionalidade educativa apoiada nas ações de observar, planificar, agir e avaliar, a importância do envolvimento parental no desenvolvimento e motivação da criança, assim como a preocupação com a conceção de ensino. Para a realização deste relatório recorreu-se a pressupostos teóricos para suportar a prática pedagógica e ainda à caraterização da instituição e do grupo de crianças, bem como à metodologia de intervenção, sustentada numa reflexão constante sobre a experiência educativa.ABSTRACT The present report describes the process of personal development and professional that was experienced as a student of Masters in Preschool Education and the 1st Cycle of Basic Education during the internships in valence of Preschool Education and the 1st Cycle of Basic Education. It is noteworthy that this internship allowed us a development while a professional based on reflective and investigative practice. The educational intervention, in both contexts, has been guided by an amount deemed fundamental to the process of teaching and learning, more precisely, the educational intention supported the actions of observe, plan, act and evaluate the importance of parental involvement in the development and motivation of the child, as well as concern for the conception of teaching. For the realization of this report we used the theoretical assumptions to support the pedagogical practice and also the characterization of the institution and the group of children as well as the methodology of intervention, sustained on a constant reflection on the educational experience.2014-05-14T10:31:25Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1381TID:201460203porCarvalho, Ana Patríciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:46Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1381Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:49.578354Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
(Pre)Ocupação com o processo de aprendizagem |
title |
(Pre)Ocupação com o processo de aprendizagem |
spellingShingle |
(Pre)Ocupação com o processo de aprendizagem Carvalho, Ana Patrícia Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Professor reflexivo Intervenção |
title_short |
(Pre)Ocupação com o processo de aprendizagem |
title_full |
(Pre)Ocupação com o processo de aprendizagem |
title_fullStr |
(Pre)Ocupação com o processo de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
(Pre)Ocupação com o processo de aprendizagem |
title_sort |
(Pre)Ocupação com o processo de aprendizagem |
author |
Carvalho, Ana Patrícia |
author_facet |
Carvalho, Ana Patrícia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Ana Patrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Professor reflexivo Intervenção |
topic |
Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Professor reflexivo Intervenção |
description |
O presente relatório retrata o processo de desenvolvimento pessoal e profissional experienciado, enquanto estudante de Mestrado em Educação Pré- Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, durante os estágios realizados na valência de Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. De salientar que este estágio permitiu-nos um desenvolvimento, enquanto profissional, baseado na prática reflexiva e investigativa. A intervenção educativa, em ambos os contextos, regeu-se por bases consideradas fundamentais para o processo de ensino e de aprendizagem, mais precisamente, a intencionalidade educativa apoiada nas ações de observar, planificar, agir e avaliar, a importância do envolvimento parental no desenvolvimento e motivação da criança, assim como a preocupação com a conceção de ensino. Para a realização deste relatório recorreu-se a pressupostos teóricos para suportar a prática pedagógica e ainda à caraterização da instituição e do grupo de crianças, bem como à metodologia de intervenção, sustentada numa reflexão constante sobre a experiência educativa.ABSTRACT The present report describes the process of personal development and professional that was experienced as a student of Masters in Preschool Education and the 1st Cycle of Basic Education during the internships in valence of Preschool Education and the 1st Cycle of Basic Education. It is noteworthy that this internship allowed us a development while a professional based on reflective and investigative practice. The educational intervention, in both contexts, has been guided by an amount deemed fundamental to the process of teaching and learning, more precisely, the educational intention supported the actions of observe, plan, act and evaluate the importance of parental involvement in the development and motivation of the child, as well as concern for the conception of teaching. For the realization of this report we used the theoretical assumptions to support the pedagogical practice and also the characterization of the institution and the group of children as well as the methodology of intervention, sustained on a constant reflection on the educational experience. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-14T10:31:25Z 2014-01-01T00:00:00Z 2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1381 TID:201460203 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1381 |
identifier_str_mv |
TID:201460203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131621970935808 |