O profissional reflexivo como fator de excelência no Ensino Pré-Escolar e ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Ana Isabel
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1412
Resumo: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, foi realizado o presente relatório de estágio, no qual se efetua uma descrição do percurso de aprendizagem enquanto estagiária do mestrado de Educação Pré-escolar e do 1ºCiclo do Ensino Básico. Estas duas valências apresentam-se como etapas basilares e fundamentais no processo de educação ao longo da vida, daí que a sua articulação seja indispensável. Assim, a ligação entre ciclos é uma temática que adquiriu, nos nossos dias, um lugar de destaque no sistema educativo devido à necessidade de implementar espaços colaborativos e de intercâmbio entre os diversos níveis de ensino, para que as transições entre os mesmos se tornem processos mais consonantes e promovam a sequencialidade do processo de ensino - aprendizagem. Desse modo trazem, continuamente, novos desafios aos profissionais de educação, atendendo ao desenvolvimento integral e harmonioso da criança. Assim sendo, o presente trabalho reflete o culminar das experiências de estágio nos contextos de Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico e nele se encontram evidentes as especificidades, a transversalidade e a continuidade existente entre estas duas valências. A intervenção educativa nestes dois contextos orientou-se por alguns princípios fundamentais no processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente, a intencionalidade educativa sustentada nas ações de observar, planificar, intervir e avaliar; e ainda a diferenciação pedagógica face às individualidades de cada criança. Para tal, foi fulcral a consulta de suporte teórico assim como os instrumentos de observação e de análise que nos permitissem uma maior e melhor intervenção na nossa prática. ABSTRACT Concerning the Masters in Preschool Education and Primary School we accomplished the present training report, on which one performs a description of the path of learning while a Preschool Education and Primary School trainee. These two valences present themselves as fundamental steps on the long life education process, hence the importance of its articulation. Thus, the link between cycles of studies is a theme which has acquired, in our time, a prominent place in the educational system, due to the need of implementing collaborative and exchange spaces among the several levels of education, so that transitions among them become more consonant processes and promote the sequentiality of the teaching-learning process. This way they continuously bring new challenges to education professionals, having in mind the child’s full, harmonious development. Thus, the present work reflects the culmination of the training experiences on the Preschool Education and Primary School contexts on which one can find the evident specificities, the transversality and the existing continuity between these two valences. The educational intervention on these two contexts was oriented through fundamental principles in the teaching-learning process, namely the educational intentionality supported in the observation, planning, intervention and assessment and furthermore, the pedagogical differentiation on face of each child’s individualities. In order to do this consultation of some theoretical support was essential and also of observation as well as instruments’ analysis which enabled us a bigger and better intervention of our practice.
id RCAP_004f9da22bdfb58794dddbe31def49e1
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1412
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O profissional reflexivo como fator de excelência no Ensino Pré-Escolar e ensino do 1.ºCiclo do Ensino BásicoEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoProfessor reflexivoNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, foi realizado o presente relatório de estágio, no qual se efetua uma descrição do percurso de aprendizagem enquanto estagiária do mestrado de Educação Pré-escolar e do 1ºCiclo do Ensino Básico. Estas duas valências apresentam-se como etapas basilares e fundamentais no processo de educação ao longo da vida, daí que a sua articulação seja indispensável. Assim, a ligação entre ciclos é uma temática que adquiriu, nos nossos dias, um lugar de destaque no sistema educativo devido à necessidade de implementar espaços colaborativos e de intercâmbio entre os diversos níveis de ensino, para que as transições entre os mesmos se tornem processos mais consonantes e promovam a sequencialidade do processo de ensino - aprendizagem. Desse modo trazem, continuamente, novos desafios aos profissionais de educação, atendendo ao desenvolvimento integral e harmonioso da criança. Assim sendo, o presente trabalho reflete o culminar das experiências de estágio nos contextos de Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico e nele se encontram evidentes as especificidades, a transversalidade e a continuidade existente entre estas duas valências. A intervenção educativa nestes dois contextos orientou-se por alguns princípios fundamentais no processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente, a intencionalidade educativa sustentada nas ações de observar, planificar, intervir e avaliar; e ainda a diferenciação pedagógica face às individualidades de cada criança. Para tal, foi fulcral a consulta de suporte teórico assim como os instrumentos de observação e de análise que nos permitissem uma maior e melhor intervenção na nossa prática. ABSTRACT Concerning the Masters in Preschool Education and Primary School we accomplished the present training report, on which one performs a description of the path of learning while a Preschool Education and Primary School trainee. These two valences present themselves as fundamental steps on the long life education process, hence the importance of its articulation. Thus, the link between cycles of studies is a theme which has acquired, in our time, a prominent place in the educational system, due to the need of implementing collaborative and exchange spaces among the several levels of education, so that transitions among them become more consonant processes and promote the sequentiality of the teaching-learning process. This way they continuously bring new challenges to education professionals, having in mind the child’s full, harmonious development. Thus, the present work reflects the culmination of the training experiences on the Preschool Education and Primary School contexts on which one can find the evident specificities, the transversality and the existing continuity between these two valences. The educational intervention on these two contexts was oriented through fundamental principles in the teaching-learning process, namely the educational intentionality supported in the observation, planning, intervention and assessment and furthermore, the pedagogical differentiation on face of each child’s individualities. In order to do this consultation of some theoretical support was essential and also of observation as well as instruments’ analysis which enabled us a bigger and better intervention of our practice.2014-05-19T11:28:33Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1412TID:201459442porSá, Ana Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:48Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1412Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:51.141104Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O profissional reflexivo como fator de excelência no Ensino Pré-Escolar e ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico
title O profissional reflexivo como fator de excelência no Ensino Pré-Escolar e ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico
spellingShingle O profissional reflexivo como fator de excelência no Ensino Pré-Escolar e ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico
Sá, Ana Isabel
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Professor reflexivo
title_short O profissional reflexivo como fator de excelência no Ensino Pré-Escolar e ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico
title_full O profissional reflexivo como fator de excelência no Ensino Pré-Escolar e ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico
title_fullStr O profissional reflexivo como fator de excelência no Ensino Pré-Escolar e ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed O profissional reflexivo como fator de excelência no Ensino Pré-Escolar e ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico
title_sort O profissional reflexivo como fator de excelência no Ensino Pré-Escolar e ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico
author Sá, Ana Isabel
author_facet Sá, Ana Isabel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Ana Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Professor reflexivo
topic Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Professor reflexivo
description No âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, foi realizado o presente relatório de estágio, no qual se efetua uma descrição do percurso de aprendizagem enquanto estagiária do mestrado de Educação Pré-escolar e do 1ºCiclo do Ensino Básico. Estas duas valências apresentam-se como etapas basilares e fundamentais no processo de educação ao longo da vida, daí que a sua articulação seja indispensável. Assim, a ligação entre ciclos é uma temática que adquiriu, nos nossos dias, um lugar de destaque no sistema educativo devido à necessidade de implementar espaços colaborativos e de intercâmbio entre os diversos níveis de ensino, para que as transições entre os mesmos se tornem processos mais consonantes e promovam a sequencialidade do processo de ensino - aprendizagem. Desse modo trazem, continuamente, novos desafios aos profissionais de educação, atendendo ao desenvolvimento integral e harmonioso da criança. Assim sendo, o presente trabalho reflete o culminar das experiências de estágio nos contextos de Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico e nele se encontram evidentes as especificidades, a transversalidade e a continuidade existente entre estas duas valências. A intervenção educativa nestes dois contextos orientou-se por alguns princípios fundamentais no processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente, a intencionalidade educativa sustentada nas ações de observar, planificar, intervir e avaliar; e ainda a diferenciação pedagógica face às individualidades de cada criança. Para tal, foi fulcral a consulta de suporte teórico assim como os instrumentos de observação e de análise que nos permitissem uma maior e melhor intervenção na nossa prática. ABSTRACT Concerning the Masters in Preschool Education and Primary School we accomplished the present training report, on which one performs a description of the path of learning while a Preschool Education and Primary School trainee. These two valences present themselves as fundamental steps on the long life education process, hence the importance of its articulation. Thus, the link between cycles of studies is a theme which has acquired, in our time, a prominent place in the educational system, due to the need of implementing collaborative and exchange spaces among the several levels of education, so that transitions among them become more consonant processes and promote the sequentiality of the teaching-learning process. This way they continuously bring new challenges to education professionals, having in mind the child’s full, harmonious development. Thus, the present work reflects the culmination of the training experiences on the Preschool Education and Primary School contexts on which one can find the evident specificities, the transversality and the existing continuity between these two valences. The educational intervention on these two contexts was oriented through fundamental principles in the teaching-learning process, namely the educational intentionality supported in the observation, planning, intervention and assessment and furthermore, the pedagogical differentiation on face of each child’s individualities. In order to do this consultation of some theoretical support was essential and also of observation as well as instruments’ analysis which enabled us a bigger and better intervention of our practice.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-19T11:28:33Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1412
TID:201459442
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1412
identifier_str_mv TID:201459442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131622038044672