Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora: a motivação na aprendizagem do piano no nível básico em regime articulado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cláudia Filipa Botelho da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/23976
Resumo: O presente relatório surge na sequência da Prática de Ensino Supervisionada, realizada no Conservatório Regional de Évora sob a orientação da Professora Doutora Ana Telles Béreau (orientadora interna) e do orientador cooperante Professor Tito Murta Gonçalves. Na primeira secção é apresentado o enquadramento histórico e organizacional da instituição, bem como a descrição dos alunos, das aulas assistidas e lecionadas. Na segunda secção é abordada a problemática da falta de motivação na aprendizagem do piano no ensino básico em regime articulado, com o objetivo de atenuar as suas consequências: insucesso e consequente diminuição de alunos no ensino complementar. Do ponto de vista metodológico, foi efetuada uma pesquisa bibliográfica que permitisse fazer o enquadramento teórico da questão; procedeu-se a observação direta no exercício da atividade e à coleta de dados, através de um questionário aplicado aos alunos do ensino básico. Os resultados obtidos nesta investigação revelam a necessidade de adaptação do sistema de ensino às atuais necessidades educativas, no âmbito do ensino especializado da música; Abstract: Supervised Teaching Practice undertaken at Conservatório Regional de Évora: Motivation within the learning of piano in the Articulated regime of the Elementary Education. The present report reflects the Supervised Teaching Practice undertaken at Conservatório Regional de Évora under the supervision of both the Professor Adviser Ana Telles Béreau (internal adviser) and the Cooperating Professor Tito Murta Gonçalves. The first section of this report presents a historical and organizational framework of the institution as well as the description of the students, of the lessons supervised and delivered. The second section approaches the lack of motivation in the piano learning at the articulated regime of the Elementary Education. The main goal of this analysis was to mitigate the consequences of this lack of motivation, namely this schooling underachievement and the decrease of students in the Complementary Education. From the methodological point of view, a bibliographical research was made which allowed the theoretical framework for the issues analysed and the direct observation of the learning/teaching activity was made, and data were collected by applying a questionnaire to the students of the Elementary Education. The results obtained reveal the need to adapt the schooling system to the real educational needs within the Specialized Teaching of Music.
id RCAP_c5cf5e093b046748a710c3264e704716
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/23976
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora: a motivação na aprendizagem do piano no nível básico em regime articuladoInvestigaçãoMotivaçãoPianoAprendizagemResearchMotivationPianoLearningO presente relatório surge na sequência da Prática de Ensino Supervisionada, realizada no Conservatório Regional de Évora sob a orientação da Professora Doutora Ana Telles Béreau (orientadora interna) e do orientador cooperante Professor Tito Murta Gonçalves. Na primeira secção é apresentado o enquadramento histórico e organizacional da instituição, bem como a descrição dos alunos, das aulas assistidas e lecionadas. Na segunda secção é abordada a problemática da falta de motivação na aprendizagem do piano no ensino básico em regime articulado, com o objetivo de atenuar as suas consequências: insucesso e consequente diminuição de alunos no ensino complementar. Do ponto de vista metodológico, foi efetuada uma pesquisa bibliográfica que permitisse fazer o enquadramento teórico da questão; procedeu-se a observação direta no exercício da atividade e à coleta de dados, através de um questionário aplicado aos alunos do ensino básico. Os resultados obtidos nesta investigação revelam a necessidade de adaptação do sistema de ensino às atuais necessidades educativas, no âmbito do ensino especializado da música; Abstract: Supervised Teaching Practice undertaken at Conservatório Regional de Évora: Motivation within the learning of piano in the Articulated regime of the Elementary Education. The present report reflects the Supervised Teaching Practice undertaken at Conservatório Regional de Évora under the supervision of both the Professor Adviser Ana Telles Béreau (internal adviser) and the Cooperating Professor Tito Murta Gonçalves. The first section of this report presents a historical and organizational framework of the institution as well as the description of the students, of the lessons supervised and delivered. The second section approaches the lack of motivation in the piano learning at the articulated regime of the Elementary Education. The main goal of this analysis was to mitigate the consequences of this lack of motivation, namely this schooling underachievement and the decrease of students in the Complementary Education. From the methodological point of view, a bibliographical research was made which allowed the theoretical framework for the issues analysed and the direct observation of the learning/teaching activity was made, and data were collected by applying a questionnaire to the students of the Elementary Education. The results obtained reveal the need to adapt the schooling system to the real educational needs within the Specialized Teaching of Music.Universidade de Évora2019-01-09T18:57:43Z2019-01-092018-12-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/23976http://hdl.handle.net/10174/23976TID:202127389porDepartamento de Músicaclava.silva@gmail.com203Silva, Cláudia Filipa Botelho dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:16:35Zoai:dspace.uevora.pt:10174/23976Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:14:43.229481Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora: a motivação na aprendizagem do piano no nível básico em regime articulado
title Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora: a motivação na aprendizagem do piano no nível básico em regime articulado
spellingShingle Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora: a motivação na aprendizagem do piano no nível básico em regime articulado
Silva, Cláudia Filipa Botelho da
Investigação
Motivação
Piano
Aprendizagem
Research
Motivation
Piano
Learning
title_short Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora: a motivação na aprendizagem do piano no nível básico em regime articulado
title_full Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora: a motivação na aprendizagem do piano no nível básico em regime articulado
title_fullStr Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora: a motivação na aprendizagem do piano no nível básico em regime articulado
title_full_unstemmed Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora: a motivação na aprendizagem do piano no nível básico em regime articulado
title_sort Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora: a motivação na aprendizagem do piano no nível básico em regime articulado
author Silva, Cláudia Filipa Botelho da
author_facet Silva, Cláudia Filipa Botelho da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cláudia Filipa Botelho da
dc.subject.por.fl_str_mv Investigação
Motivação
Piano
Aprendizagem
Research
Motivation
Piano
Learning
topic Investigação
Motivação
Piano
Aprendizagem
Research
Motivation
Piano
Learning
description O presente relatório surge na sequência da Prática de Ensino Supervisionada, realizada no Conservatório Regional de Évora sob a orientação da Professora Doutora Ana Telles Béreau (orientadora interna) e do orientador cooperante Professor Tito Murta Gonçalves. Na primeira secção é apresentado o enquadramento histórico e organizacional da instituição, bem como a descrição dos alunos, das aulas assistidas e lecionadas. Na segunda secção é abordada a problemática da falta de motivação na aprendizagem do piano no ensino básico em regime articulado, com o objetivo de atenuar as suas consequências: insucesso e consequente diminuição de alunos no ensino complementar. Do ponto de vista metodológico, foi efetuada uma pesquisa bibliográfica que permitisse fazer o enquadramento teórico da questão; procedeu-se a observação direta no exercício da atividade e à coleta de dados, através de um questionário aplicado aos alunos do ensino básico. Os resultados obtidos nesta investigação revelam a necessidade de adaptação do sistema de ensino às atuais necessidades educativas, no âmbito do ensino especializado da música; Abstract: Supervised Teaching Practice undertaken at Conservatório Regional de Évora: Motivation within the learning of piano in the Articulated regime of the Elementary Education. The present report reflects the Supervised Teaching Practice undertaken at Conservatório Regional de Évora under the supervision of both the Professor Adviser Ana Telles Béreau (internal adviser) and the Cooperating Professor Tito Murta Gonçalves. The first section of this report presents a historical and organizational framework of the institution as well as the description of the students, of the lessons supervised and delivered. The second section approaches the lack of motivation in the piano learning at the articulated regime of the Elementary Education. The main goal of this analysis was to mitigate the consequences of this lack of motivation, namely this schooling underachievement and the decrease of students in the Complementary Education. From the methodological point of view, a bibliographical research was made which allowed the theoretical framework for the issues analysed and the direct observation of the learning/teaching activity was made, and data were collected by applying a questionnaire to the students of the Elementary Education. The results obtained reveal the need to adapt the schooling system to the real educational needs within the Specialized Teaching of Music.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-03T00:00:00Z
2019-01-09T18:57:43Z
2019-01-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/23976
http://hdl.handle.net/10174/23976
TID:202127389
url http://hdl.handle.net/10174/23976
identifier_str_mv TID:202127389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Música
clava.silva@gmail.com
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136629147828224