Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora: a motivação na aprendizagem do piano no nível básico em regime articulado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/23976 |
Resumo: | O presente relatório surge na sequência da Prática de Ensino Supervisionada, realizada no Conservatório Regional de Évora sob a orientação da Professora Doutora Ana Telles Béreau (orientadora interna) e do orientador cooperante Professor Tito Murta Gonçalves. Na primeira secção é apresentado o enquadramento histórico e organizacional da instituição, bem como a descrição dos alunos, das aulas assistidas e lecionadas. Na segunda secção é abordada a problemática da falta de motivação na aprendizagem do piano no ensino básico em regime articulado, com o objetivo de atenuar as suas consequências: insucesso e consequente diminuição de alunos no ensino complementar. Do ponto de vista metodológico, foi efetuada uma pesquisa bibliográfica que permitisse fazer o enquadramento teórico da questão; procedeu-se a observação direta no exercício da atividade e à coleta de dados, através de um questionário aplicado aos alunos do ensino básico. Os resultados obtidos nesta investigação revelam a necessidade de adaptação do sistema de ensino às atuais necessidades educativas, no âmbito do ensino especializado da música; Abstract: Supervised Teaching Practice undertaken at Conservatório Regional de Évora: Motivation within the learning of piano in the Articulated regime of the Elementary Education. The present report reflects the Supervised Teaching Practice undertaken at Conservatório Regional de Évora under the supervision of both the Professor Adviser Ana Telles Béreau (internal adviser) and the Cooperating Professor Tito Murta Gonçalves. The first section of this report presents a historical and organizational framework of the institution as well as the description of the students, of the lessons supervised and delivered. The second section approaches the lack of motivation in the piano learning at the articulated regime of the Elementary Education. The main goal of this analysis was to mitigate the consequences of this lack of motivation, namely this schooling underachievement and the decrease of students in the Complementary Education. From the methodological point of view, a bibliographical research was made which allowed the theoretical framework for the issues analysed and the direct observation of the learning/teaching activity was made, and data were collected by applying a questionnaire to the students of the Elementary Education. The results obtained reveal the need to adapt the schooling system to the real educational needs within the Specialized Teaching of Music. |
id |
RCAP_c5cf5e093b046748a710c3264e704716 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/23976 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora: a motivação na aprendizagem do piano no nível básico em regime articuladoInvestigaçãoMotivaçãoPianoAprendizagemResearchMotivationPianoLearningO presente relatório surge na sequência da Prática de Ensino Supervisionada, realizada no Conservatório Regional de Évora sob a orientação da Professora Doutora Ana Telles Béreau (orientadora interna) e do orientador cooperante Professor Tito Murta Gonçalves. Na primeira secção é apresentado o enquadramento histórico e organizacional da instituição, bem como a descrição dos alunos, das aulas assistidas e lecionadas. Na segunda secção é abordada a problemática da falta de motivação na aprendizagem do piano no ensino básico em regime articulado, com o objetivo de atenuar as suas consequências: insucesso e consequente diminuição de alunos no ensino complementar. Do ponto de vista metodológico, foi efetuada uma pesquisa bibliográfica que permitisse fazer o enquadramento teórico da questão; procedeu-se a observação direta no exercício da atividade e à coleta de dados, através de um questionário aplicado aos alunos do ensino básico. Os resultados obtidos nesta investigação revelam a necessidade de adaptação do sistema de ensino às atuais necessidades educativas, no âmbito do ensino especializado da música; Abstract: Supervised Teaching Practice undertaken at Conservatório Regional de Évora: Motivation within the learning of piano in the Articulated regime of the Elementary Education. The present report reflects the Supervised Teaching Practice undertaken at Conservatório Regional de Évora under the supervision of both the Professor Adviser Ana Telles Béreau (internal adviser) and the Cooperating Professor Tito Murta Gonçalves. The first section of this report presents a historical and organizational framework of the institution as well as the description of the students, of the lessons supervised and delivered. The second section approaches the lack of motivation in the piano learning at the articulated regime of the Elementary Education. The main goal of this analysis was to mitigate the consequences of this lack of motivation, namely this schooling underachievement and the decrease of students in the Complementary Education. From the methodological point of view, a bibliographical research was made which allowed the theoretical framework for the issues analysed and the direct observation of the learning/teaching activity was made, and data were collected by applying a questionnaire to the students of the Elementary Education. The results obtained reveal the need to adapt the schooling system to the real educational needs within the Specialized Teaching of Music.Universidade de Évora2019-01-09T18:57:43Z2019-01-092018-12-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/23976http://hdl.handle.net/10174/23976TID:202127389porDepartamento de Músicaclava.silva@gmail.com203Silva, Cláudia Filipa Botelho dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:16:35Zoai:dspace.uevora.pt:10174/23976Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:14:43.229481Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora: a motivação na aprendizagem do piano no nível básico em regime articulado |
title |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora: a motivação na aprendizagem do piano no nível básico em regime articulado |
spellingShingle |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora: a motivação na aprendizagem do piano no nível básico em regime articulado Silva, Cláudia Filipa Botelho da Investigação Motivação Piano Aprendizagem Research Motivation Piano Learning |
title_short |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora: a motivação na aprendizagem do piano no nível básico em regime articulado |
title_full |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora: a motivação na aprendizagem do piano no nível básico em regime articulado |
title_fullStr |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora: a motivação na aprendizagem do piano no nível básico em regime articulado |
title_full_unstemmed |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora: a motivação na aprendizagem do piano no nível básico em regime articulado |
title_sort |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora: a motivação na aprendizagem do piano no nível básico em regime articulado |
author |
Silva, Cláudia Filipa Botelho da |
author_facet |
Silva, Cláudia Filipa Botelho da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Cláudia Filipa Botelho da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Investigação Motivação Piano Aprendizagem Research Motivation Piano Learning |
topic |
Investigação Motivação Piano Aprendizagem Research Motivation Piano Learning |
description |
O presente relatório surge na sequência da Prática de Ensino Supervisionada, realizada no Conservatório Regional de Évora sob a orientação da Professora Doutora Ana Telles Béreau (orientadora interna) e do orientador cooperante Professor Tito Murta Gonçalves. Na primeira secção é apresentado o enquadramento histórico e organizacional da instituição, bem como a descrição dos alunos, das aulas assistidas e lecionadas. Na segunda secção é abordada a problemática da falta de motivação na aprendizagem do piano no ensino básico em regime articulado, com o objetivo de atenuar as suas consequências: insucesso e consequente diminuição de alunos no ensino complementar. Do ponto de vista metodológico, foi efetuada uma pesquisa bibliográfica que permitisse fazer o enquadramento teórico da questão; procedeu-se a observação direta no exercício da atividade e à coleta de dados, através de um questionário aplicado aos alunos do ensino básico. Os resultados obtidos nesta investigação revelam a necessidade de adaptação do sistema de ensino às atuais necessidades educativas, no âmbito do ensino especializado da música; Abstract: Supervised Teaching Practice undertaken at Conservatório Regional de Évora: Motivation within the learning of piano in the Articulated regime of the Elementary Education. The present report reflects the Supervised Teaching Practice undertaken at Conservatório Regional de Évora under the supervision of both the Professor Adviser Ana Telles Béreau (internal adviser) and the Cooperating Professor Tito Murta Gonçalves. The first section of this report presents a historical and organizational framework of the institution as well as the description of the students, of the lessons supervised and delivered. The second section approaches the lack of motivation in the piano learning at the articulated regime of the Elementary Education. The main goal of this analysis was to mitigate the consequences of this lack of motivation, namely this schooling underachievement and the decrease of students in the Complementary Education. From the methodological point of view, a bibliographical research was made which allowed the theoretical framework for the issues analysed and the direct observation of the learning/teaching activity was made, and data were collected by applying a questionnaire to the students of the Elementary Education. The results obtained reveal the need to adapt the schooling system to the real educational needs within the Specialized Teaching of Music. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-03T00:00:00Z 2019-01-09T18:57:43Z 2019-01-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/23976 http://hdl.handle.net/10174/23976 TID:202127389 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/23976 |
identifier_str_mv |
TID:202127389 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Música clava.silva@gmail.com 203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136629147828224 |