Punição, violência e afetividade na relação Professor-Aluno: algumas reflexões teóricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sader, Luciana Rocha
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13105
Resumo: O que esperamos da escola é que seja um espaço acolhedor e de liberdade para as múltiplas possibilidades dos alunos e do professor. Dentre os muitos problemas existentes na escola o presente trabalho buscou compreender a influência da punição bem como o papel da afetividade na relação professor-aluno. A partir da experiência de estágio no curso de Pedagogia, surgiu uma inquietação em relação ao comportamento dos alunos principalmente o aumento da indisciplina e tendência ao comportamento violento nas primeiras séries do Ensino Fundamental. O trabalho compartilha com as teorias que entendem o aluno como um ser complexo onde as emoções tem papel fundamental na aprendizagem, não sendo, como tradicionalmente se concebeu um sujeito apenas cognitivo. Compreende, ainda, a criança como um sujeito de direitos e, ao levantar o debate sobre a afetividade na relação professor-aluno, pretende-se contribuir com novas formas de educar, formas que respeitem o aluno como um ser complexo, autônomo e capaz
id UFF-2_ba96f3de7fd1255513936d03fce3d335
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/13105
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Punição, violência e afetividade na relação Professor-Aluno: algumas reflexões teóricasAfetividadeRelação professor-alunoPuniçãoViolênciaPedagogiaAffectivityTeacher-student relationshipPunishmentViolenceO que esperamos da escola é que seja um espaço acolhedor e de liberdade para as múltiplas possibilidades dos alunos e do professor. Dentre os muitos problemas existentes na escola o presente trabalho buscou compreender a influência da punição bem como o papel da afetividade na relação professor-aluno. A partir da experiência de estágio no curso de Pedagogia, surgiu uma inquietação em relação ao comportamento dos alunos principalmente o aumento da indisciplina e tendência ao comportamento violento nas primeiras séries do Ensino Fundamental. O trabalho compartilha com as teorias que entendem o aluno como um ser complexo onde as emoções tem papel fundamental na aprendizagem, não sendo, como tradicionalmente se concebeu um sujeito apenas cognitivo. Compreende, ainda, a criança como um sujeito de direitos e, ao levantar o debate sobre a afetividade na relação professor-aluno, pretende-se contribuir com novas formas de educar, formas que respeitem o aluno como um ser complexo, autônomo e capazWhat we expect of the school is that it be a welcoming space and freedom for the multiple possibilities of the students and the teacher. Among the many problems in the school, the present work sought to understand the influence of punishment as well as the role of affectivity in the teacher-student relationship. From the experience of internship in the course of Pedagogy, there arose a concern regarding the behavior of the students mainly the increase of indiscipline and tendency to violent behavior in the first grades of Elementary School. The work shares with the theories that understand the student as a complex being where the emotions play a fundamental role in learning, not being, as traditionally conceived, a cognitive only subject. It also understands the child as a subject of rights, and in raising the debate about affectivity in the teacher-student relationship, aims to contribute with new ways of educating, ways that respect the student as a complex, autonomous and capable beingAndrade, Francisca Marli Rodrigues deSader, Luciana Rocha2020-03-13T20:06:37Z2020-03-13T20:06:37Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13105http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-05T17:59:32Zoai:app.uff.br:1/13105Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-05T17:59:32Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Punição, violência e afetividade na relação Professor-Aluno: algumas reflexões teóricas
title Punição, violência e afetividade na relação Professor-Aluno: algumas reflexões teóricas
spellingShingle Punição, violência e afetividade na relação Professor-Aluno: algumas reflexões teóricas
Sader, Luciana Rocha
Afetividade
Relação professor-aluno
Punição
Violência
Pedagogia
Affectivity
Teacher-student relationship
Punishment
Violence
title_short Punição, violência e afetividade na relação Professor-Aluno: algumas reflexões teóricas
title_full Punição, violência e afetividade na relação Professor-Aluno: algumas reflexões teóricas
title_fullStr Punição, violência e afetividade na relação Professor-Aluno: algumas reflexões teóricas
title_full_unstemmed Punição, violência e afetividade na relação Professor-Aluno: algumas reflexões teóricas
title_sort Punição, violência e afetividade na relação Professor-Aluno: algumas reflexões teóricas
author Sader, Luciana Rocha
author_facet Sader, Luciana Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Francisca Marli Rodrigues de
dc.contributor.author.fl_str_mv Sader, Luciana Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Afetividade
Relação professor-aluno
Punição
Violência
Pedagogia
Affectivity
Teacher-student relationship
Punishment
Violence
topic Afetividade
Relação professor-aluno
Punição
Violência
Pedagogia
Affectivity
Teacher-student relationship
Punishment
Violence
description O que esperamos da escola é que seja um espaço acolhedor e de liberdade para as múltiplas possibilidades dos alunos e do professor. Dentre os muitos problemas existentes na escola o presente trabalho buscou compreender a influência da punição bem como o papel da afetividade na relação professor-aluno. A partir da experiência de estágio no curso de Pedagogia, surgiu uma inquietação em relação ao comportamento dos alunos principalmente o aumento da indisciplina e tendência ao comportamento violento nas primeiras séries do Ensino Fundamental. O trabalho compartilha com as teorias que entendem o aluno como um ser complexo onde as emoções tem papel fundamental na aprendizagem, não sendo, como tradicionalmente se concebeu um sujeito apenas cognitivo. Compreende, ainda, a criança como um sujeito de direitos e, ao levantar o debate sobre a afetividade na relação professor-aluno, pretende-se contribuir com novas formas de educar, formas que respeitem o aluno como um ser complexo, autônomo e capaz
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-03-13T20:06:37Z
2020-03-13T20:06:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/13105
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/13105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838749153820672