Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada no Centro Infantil Irene Lisboa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/11799 |
Resumo: | Este Relatório de Prática de Ensino Supervisionada é composto por quatro pontos principais, sendo que dentro destes existem outros que estão interligados. No primeiro ponto, intitulado de Instituíção Cooperante, apresento a instituição onde realizei o estágio. No segundo, apresento os dois grupos de crianças com os quais estagiei, sendo um deles da valência de Creche e o outro da valência de Pré-Escolar. O terceiro ponto, designa-se de Concepção da Acção Educativa, sendo que neste faço um breve enquadramento da Educação de Infância, apresento a Metodologia de Projecto e refiro a importância da organização do espaço e dos materiais e ainda da organização do tempo. No último ponto, intitulando-se este Intervenção Educativa na Prática de Ensino Supervisionada, apresento a importância do planeamento, do caderno de formação, do projecto que o grupo de Pré-Escolar desenvolveu com o meu apoio e apresento os vários instrumentos que utilizei na Dimensão Investigativa; ### Abstract: Supervised Teaching Practice in Pre-School held in Centro Infantil Irene Lisboa This Master Degree`s Final Report consists in four main points, and within these there are others that are closely linked. In the first point, titled Cooperating Institution, I present the institution where the internship program was conducted. On the second point, I present the two groups of children with whom had my internship, in the valence of Nursery and Pre-school. The third point is called the Conception of Educational Action, and in this I do a contextualization of Childhood Education, present the methodology of Project and refer the importance of the organization of space and materials and even of the time organization. In the last point, titled Educational Intervention in Supervised Teaching Practice, I explain the importance of planning, training diary, the project that Pre-school group developed with my support, and introduce all instruments that I used in the Investigative Dimension. |
id |
RCAP_c625649f0854b1c4cd9da85473187aae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/11799 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada no Centro Infantil Irene LisboaPrática de ensino supervisionadaInstituição cooperanteCrechePré-escolarSupervised teaching practiceCooperating institutionNurseryPre-schoolEste Relatório de Prática de Ensino Supervisionada é composto por quatro pontos principais, sendo que dentro destes existem outros que estão interligados. No primeiro ponto, intitulado de Instituíção Cooperante, apresento a instituição onde realizei o estágio. No segundo, apresento os dois grupos de crianças com os quais estagiei, sendo um deles da valência de Creche e o outro da valência de Pré-Escolar. O terceiro ponto, designa-se de Concepção da Acção Educativa, sendo que neste faço um breve enquadramento da Educação de Infância, apresento a Metodologia de Projecto e refiro a importância da organização do espaço e dos materiais e ainda da organização do tempo. No último ponto, intitulando-se este Intervenção Educativa na Prática de Ensino Supervisionada, apresento a importância do planeamento, do caderno de formação, do projecto que o grupo de Pré-Escolar desenvolveu com o meu apoio e apresento os vários instrumentos que utilizei na Dimensão Investigativa; ### Abstract: Supervised Teaching Practice in Pre-School held in Centro Infantil Irene Lisboa This Master Degree`s Final Report consists in four main points, and within these there are others that are closely linked. In the first point, titled Cooperating Institution, I present the institution where the internship program was conducted. On the second point, I present the two groups of children with whom had my internship, in the valence of Nursery and Pre-school. The third point is called the Conception of Educational Action, and in this I do a contextualization of Childhood Education, present the methodology of Project and refer the importance of the organization of space and materials and even of the time organization. In the last point, titled Educational Intervention in Supervised Teaching Practice, I explain the importance of planning, training diary, the project that Pre-school group developed with my support, and introduce all instruments that I used in the Investigative Dimension.Universidade de Évora2014-11-14T12:49:39Z2014-11-142011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11799http://hdl.handle.net/10174/11799porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Silva, Liliana Sofia da Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:53Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11799Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:30.243108Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada no Centro Infantil Irene Lisboa |
title |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada no Centro Infantil Irene Lisboa |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada no Centro Infantil Irene Lisboa Silva, Liliana Sofia da Conceição Prática de ensino supervisionada Instituição cooperante Creche Pré-escolar Supervised teaching practice Cooperating institution Nursery Pre-school |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada no Centro Infantil Irene Lisboa |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada no Centro Infantil Irene Lisboa |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada no Centro Infantil Irene Lisboa |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada no Centro Infantil Irene Lisboa |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada no Centro Infantil Irene Lisboa |
author |
Silva, Liliana Sofia da Conceição |
author_facet |
Silva, Liliana Sofia da Conceição |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Liliana Sofia da Conceição |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada Instituição cooperante Creche Pré-escolar Supervised teaching practice Cooperating institution Nursery Pre-school |
topic |
Prática de ensino supervisionada Instituição cooperante Creche Pré-escolar Supervised teaching practice Cooperating institution Nursery Pre-school |
description |
Este Relatório de Prática de Ensino Supervisionada é composto por quatro pontos principais, sendo que dentro destes existem outros que estão interligados. No primeiro ponto, intitulado de Instituíção Cooperante, apresento a instituição onde realizei o estágio. No segundo, apresento os dois grupos de crianças com os quais estagiei, sendo um deles da valência de Creche e o outro da valência de Pré-Escolar. O terceiro ponto, designa-se de Concepção da Acção Educativa, sendo que neste faço um breve enquadramento da Educação de Infância, apresento a Metodologia de Projecto e refiro a importância da organização do espaço e dos materiais e ainda da organização do tempo. No último ponto, intitulando-se este Intervenção Educativa na Prática de Ensino Supervisionada, apresento a importância do planeamento, do caderno de formação, do projecto que o grupo de Pré-Escolar desenvolveu com o meu apoio e apresento os vários instrumentos que utilizei na Dimensão Investigativa; ### Abstract: Supervised Teaching Practice in Pre-School held in Centro Infantil Irene Lisboa This Master Degree`s Final Report consists in four main points, and within these there are others that are closely linked. In the first point, titled Cooperating Institution, I present the institution where the internship program was conducted. On the second point, I present the two groups of children with whom had my internship, in the valence of Nursery and Pre-school. The third point is called the Conception of Educational Action, and in this I do a contextualization of Childhood Education, present the methodology of Project and refer the importance of the organization of space and materials and even of the time organization. In the last point, titled Educational Intervention in Supervised Teaching Practice, I explain the importance of planning, training diary, the project that Pre-school group developed with my support, and introduce all instruments that I used in the Investigative Dimension. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2014-11-14T12:49:39Z 2014-11-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/11799 http://hdl.handle.net/10174/11799 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/11799 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136540106948608 |