A importância da aprendizagem cooperativa na aquisição de competências sociais e metacognitivas: um estudo no 1º ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7804 |
Resumo: | O presente estudo foi desenvolvido, numa perspetiva de investigação-ação e teve como objeto a implementação e avaliação da eficácia de um programa de intervenção que visou desenvolver competências sociais e metacognitivas com recurso a atividades de aprendizagem cooperativa. O estudo decorreu entre janeiro de 2015 e março de 2016, no 1º ciclo, na disciplina de matemática. Envolveu 25 alunos de uma turma do 1º ano de escolaridade e pretendeu dar resposta aos seguintes objetivos principais: - Planificar atividades de aprendizagem com vista ao desenvolvimento pelos alunos de competências sociais e metacognitivas, utilizando métodos de aprendizagem cooperativa. -Verificar se a autoavaliação é promotora do desenvolvimento das competências metacognitivas. - Investigar a influência da aprendizagem cooperativa e da autoavaliação na aprendizagem dos alunos. - Averiguar a eficácia da aprendizagem cooperativa na aquisição\desenvolvimento de competências sociais e metacognitivas por alunos do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, na disciplina de Matemática. -Refletir sobre a importância da aprendizagem cooperativa na aquisição de competências sociais e metacognitivas. Os dados foram recolhidos a partir da aplicação dos seguintes instrumentos: Escala de Competências Sociais k-6, traduzida e adaptada por Lemos e Meneses (2002), Fichas de Autoavaliação, Ficha de avaliação da professora, Caminhos da Aprendizagem, Ficha de Avaliação das Competências Metacognitivas e Diário de Aula. A análise dos dados obtidos permite concluir que: - A aprendizagem cooperativa promoveu a aquisição de competências sociais e metacognitivas - A autoavaliação diária desenvolveu as competências metacognitivas dos alunos e permitiu que realizassem a sua autoavaliação de forma coincidente com a avaliação da professora, quer no domínio das competências sociais, quer no domínio das competências cognitivas. |
id |
RCAP_825abeefae270efcd778818432bed459 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/7804 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância da aprendizagem cooperativa na aquisição de competências sociais e metacognitivas: um estudo no 1º ciclo do Ensino BásicoAprendizagem cooperativaAutoavaliaçãoCompetências sociaisCompetências metacognitivasO presente estudo foi desenvolvido, numa perspetiva de investigação-ação e teve como objeto a implementação e avaliação da eficácia de um programa de intervenção que visou desenvolver competências sociais e metacognitivas com recurso a atividades de aprendizagem cooperativa. O estudo decorreu entre janeiro de 2015 e março de 2016, no 1º ciclo, na disciplina de matemática. Envolveu 25 alunos de uma turma do 1º ano de escolaridade e pretendeu dar resposta aos seguintes objetivos principais: - Planificar atividades de aprendizagem com vista ao desenvolvimento pelos alunos de competências sociais e metacognitivas, utilizando métodos de aprendizagem cooperativa. -Verificar se a autoavaliação é promotora do desenvolvimento das competências metacognitivas. - Investigar a influência da aprendizagem cooperativa e da autoavaliação na aprendizagem dos alunos. - Averiguar a eficácia da aprendizagem cooperativa na aquisição\desenvolvimento de competências sociais e metacognitivas por alunos do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, na disciplina de Matemática. -Refletir sobre a importância da aprendizagem cooperativa na aquisição de competências sociais e metacognitivas. Os dados foram recolhidos a partir da aplicação dos seguintes instrumentos: Escala de Competências Sociais k-6, traduzida e adaptada por Lemos e Meneses (2002), Fichas de Autoavaliação, Ficha de avaliação da professora, Caminhos da Aprendizagem, Ficha de Avaliação das Competências Metacognitivas e Diário de Aula. A análise dos dados obtidos permite concluir que: - A aprendizagem cooperativa promoveu a aquisição de competências sociais e metacognitivas - A autoavaliação diária desenvolveu as competências metacognitivas dos alunos e permitiu que realizassem a sua autoavaliação de forma coincidente com a avaliação da professora, quer no domínio das competências sociais, quer no domínio das competências cognitivas.This study was conducted in the field of an action research and its main goal was to implement and evaluate the effectiveness of an intervention program focused on developing social and metacognitive skills where cooperative learning strategies and activities were explored. The study took place from January 2015 to March 2016 and it was conducted with a group of 25 students attending the 1st year of a primary school, working specifically on Mathematics. Concerning this study, its main goals were: - to plan some learning activities/ practices in order to enable the development and improvement of students’ social and metacognitive skills by using cooperative learning strategies; - to check if self-assessment can promote the development of metacognitive skills; - to verify the influence of self-assessment on students’ process of learning; - to evaluate the effectiveness of cooperative learning by checking if it allows the improvement of social and metacognitive skills in students attending the 1st year in primary school on Mathematics; - to reflect on the importance of cooperative learning in terms of the acquisition of students’ social and metacognitive skills; Data collection was done through the following instruments: Social Skills Rating System: K-6 (teacher’s form), translated and adapted by Lemos and Meneses (2002), Student Self-Assessment Rubric, Teacher Evaluation/ Teacher Formal Assessment, different Learning Paths, Teacher Assessing through different assessment forms on metacognitive skills and Teacher Diary. The analysis of the results outlines not only that Cooperative Learning effectively promoted the acquisition of students’ social and metacognitive skills but also that Informal and Daily Self-Assessment enabled the improvement of students’ metacognitive skills and helped to have a more effective self-assessment, in terms of social and cognitive skills.2017-07-04T14:27:58Z2017-07-04T00:00:00Z2017-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7804TID:202031713porMartins, Élvia Irene Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-24T04:06:06Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7804Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-03-24T04:06:06Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da aprendizagem cooperativa na aquisição de competências sociais e metacognitivas: um estudo no 1º ciclo do Ensino Básico |
title |
A importância da aprendizagem cooperativa na aquisição de competências sociais e metacognitivas: um estudo no 1º ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
A importância da aprendizagem cooperativa na aquisição de competências sociais e metacognitivas: um estudo no 1º ciclo do Ensino Básico Martins, Élvia Irene Gonçalves Aprendizagem cooperativa Autoavaliação Competências sociais Competências metacognitivas |
title_short |
A importância da aprendizagem cooperativa na aquisição de competências sociais e metacognitivas: um estudo no 1º ciclo do Ensino Básico |
title_full |
A importância da aprendizagem cooperativa na aquisição de competências sociais e metacognitivas: um estudo no 1º ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
A importância da aprendizagem cooperativa na aquisição de competências sociais e metacognitivas: um estudo no 1º ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
A importância da aprendizagem cooperativa na aquisição de competências sociais e metacognitivas: um estudo no 1º ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
A importância da aprendizagem cooperativa na aquisição de competências sociais e metacognitivas: um estudo no 1º ciclo do Ensino Básico |
author |
Martins, Élvia Irene Gonçalves |
author_facet |
Martins, Élvia Irene Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Élvia Irene Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem cooperativa Autoavaliação Competências sociais Competências metacognitivas |
topic |
Aprendizagem cooperativa Autoavaliação Competências sociais Competências metacognitivas |
description |
O presente estudo foi desenvolvido, numa perspetiva de investigação-ação e teve como objeto a implementação e avaliação da eficácia de um programa de intervenção que visou desenvolver competências sociais e metacognitivas com recurso a atividades de aprendizagem cooperativa. O estudo decorreu entre janeiro de 2015 e março de 2016, no 1º ciclo, na disciplina de matemática. Envolveu 25 alunos de uma turma do 1º ano de escolaridade e pretendeu dar resposta aos seguintes objetivos principais: - Planificar atividades de aprendizagem com vista ao desenvolvimento pelos alunos de competências sociais e metacognitivas, utilizando métodos de aprendizagem cooperativa. -Verificar se a autoavaliação é promotora do desenvolvimento das competências metacognitivas. - Investigar a influência da aprendizagem cooperativa e da autoavaliação na aprendizagem dos alunos. - Averiguar a eficácia da aprendizagem cooperativa na aquisição\desenvolvimento de competências sociais e metacognitivas por alunos do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, na disciplina de Matemática. -Refletir sobre a importância da aprendizagem cooperativa na aquisição de competências sociais e metacognitivas. Os dados foram recolhidos a partir da aplicação dos seguintes instrumentos: Escala de Competências Sociais k-6, traduzida e adaptada por Lemos e Meneses (2002), Fichas de Autoavaliação, Ficha de avaliação da professora, Caminhos da Aprendizagem, Ficha de Avaliação das Competências Metacognitivas e Diário de Aula. A análise dos dados obtidos permite concluir que: - A aprendizagem cooperativa promoveu a aquisição de competências sociais e metacognitivas - A autoavaliação diária desenvolveu as competências metacognitivas dos alunos e permitiu que realizassem a sua autoavaliação de forma coincidente com a avaliação da professora, quer no domínio das competências sociais, quer no domínio das competências cognitivas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-04T14:27:58Z 2017-07-04T00:00:00Z 2017-07-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/7804 TID:202031713 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/7804 |
identifier_str_mv |
TID:202031713 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543123403800576 |