A importância da aprendizagem cooperativa na aquisição de competências sociais e metacognitivas: um estudo no 1º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Élvia Irene Gonçalves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7804
Resumo: O presente estudo foi desenvolvido, numa perspetiva de investigação-ação e teve como objeto a implementação e avaliação da eficácia de um programa de intervenção que visou desenvolver competências sociais e metacognitivas com recurso a atividades de aprendizagem cooperativa. O estudo decorreu entre janeiro de 2015 e março de 2016, no 1º ciclo, na disciplina de matemática. Envolveu 25 alunos de uma turma do 1º ano de escolaridade e pretendeu dar resposta aos seguintes objetivos principais: - Planificar atividades de aprendizagem com vista ao desenvolvimento pelos alunos de competências sociais e metacognitivas, utilizando métodos de aprendizagem cooperativa. -Verificar se a autoavaliação é promotora do desenvolvimento das competências metacognitivas. - Investigar a influência da aprendizagem cooperativa e da autoavaliação na aprendizagem dos alunos. - Averiguar a eficácia da aprendizagem cooperativa na aquisição\desenvolvimento de competências sociais e metacognitivas por alunos do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, na disciplina de Matemática. -Refletir sobre a importância da aprendizagem cooperativa na aquisição de competências sociais e metacognitivas. Os dados foram recolhidos a partir da aplicação dos seguintes instrumentos: Escala de Competências Sociais k-6, traduzida e adaptada por Lemos e Meneses (2002), Fichas de Autoavaliação, Ficha de avaliação da professora, Caminhos da Aprendizagem, Ficha de Avaliação das Competências Metacognitivas e Diário de Aula. A análise dos dados obtidos permite concluir que: - A aprendizagem cooperativa promoveu a aquisição de competências sociais e metacognitivas - A autoavaliação diária desenvolveu as competências metacognitivas dos alunos e permitiu que realizassem a sua autoavaliação de forma coincidente com a avaliação da professora, quer no domínio das competências sociais, quer no domínio das competências cognitivas.
id RCAP_825abeefae270efcd778818432bed459
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7804
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da aprendizagem cooperativa na aquisição de competências sociais e metacognitivas: um estudo no 1º ciclo do Ensino BásicoAprendizagem cooperativaAutoavaliaçãoCompetências sociaisCompetências metacognitivasO presente estudo foi desenvolvido, numa perspetiva de investigação-ação e teve como objeto a implementação e avaliação da eficácia de um programa de intervenção que visou desenvolver competências sociais e metacognitivas com recurso a atividades de aprendizagem cooperativa. O estudo decorreu entre janeiro de 2015 e março de 2016, no 1º ciclo, na disciplina de matemática. Envolveu 25 alunos de uma turma do 1º ano de escolaridade e pretendeu dar resposta aos seguintes objetivos principais: - Planificar atividades de aprendizagem com vista ao desenvolvimento pelos alunos de competências sociais e metacognitivas, utilizando métodos de aprendizagem cooperativa. -Verificar se a autoavaliação é promotora do desenvolvimento das competências metacognitivas. - Investigar a influência da aprendizagem cooperativa e da autoavaliação na aprendizagem dos alunos. - Averiguar a eficácia da aprendizagem cooperativa na aquisição\desenvolvimento de competências sociais e metacognitivas por alunos do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, na disciplina de Matemática. -Refletir sobre a importância da aprendizagem cooperativa na aquisição de competências sociais e metacognitivas. Os dados foram recolhidos a partir da aplicação dos seguintes instrumentos: Escala de Competências Sociais k-6, traduzida e adaptada por Lemos e Meneses (2002), Fichas de Autoavaliação, Ficha de avaliação da professora, Caminhos da Aprendizagem, Ficha de Avaliação das Competências Metacognitivas e Diário de Aula. A análise dos dados obtidos permite concluir que: - A aprendizagem cooperativa promoveu a aquisição de competências sociais e metacognitivas - A autoavaliação diária desenvolveu as competências metacognitivas dos alunos e permitiu que realizassem a sua autoavaliação de forma coincidente com a avaliação da professora, quer no domínio das competências sociais, quer no domínio das competências cognitivas.This study was conducted in the field of an action research and its main goal was to implement and evaluate the effectiveness of an intervention program focused on developing social and metacognitive skills where cooperative learning strategies and activities were explored. The study took place from January 2015 to March 2016 and it was conducted with a group of 25 students attending the 1st year of a primary school, working specifically on Mathematics. Concerning this study, its main goals were: - to plan some learning activities/ practices in order to enable the development and improvement of students’ social and metacognitive skills by using cooperative learning strategies; - to check if self-assessment can promote the development of metacognitive skills; - to verify the influence of self-assessment on students’ process of learning; - to evaluate the effectiveness of cooperative learning by checking if it allows the improvement of social and metacognitive skills in students attending the 1st year in primary school on Mathematics; - to reflect on the importance of cooperative learning in terms of the acquisition of students’ social and metacognitive skills; Data collection was done through the following instruments: Social Skills Rating System: K-6 (teacher’s form), translated and adapted by Lemos and Meneses (2002), Student Self-Assessment Rubric, Teacher Evaluation/ Teacher Formal Assessment, different Learning Paths, Teacher Assessing through different assessment forms on metacognitive skills and Teacher Diary. The analysis of the results outlines not only that Cooperative Learning effectively promoted the acquisition of students’ social and metacognitive skills but also that Informal and Daily Self-Assessment enabled the improvement of students’ metacognitive skills and helped to have a more effective self-assessment, in terms of social and cognitive skills.2017-07-04T14:27:58Z2017-07-04T00:00:00Z2017-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7804TID:202031713porMartins, Élvia Irene Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:42:45Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7804Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:12.008653Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da aprendizagem cooperativa na aquisição de competências sociais e metacognitivas: um estudo no 1º ciclo do Ensino Básico
title A importância da aprendizagem cooperativa na aquisição de competências sociais e metacognitivas: um estudo no 1º ciclo do Ensino Básico
spellingShingle A importância da aprendizagem cooperativa na aquisição de competências sociais e metacognitivas: um estudo no 1º ciclo do Ensino Básico
Martins, Élvia Irene Gonçalves
Aprendizagem cooperativa
Autoavaliação
Competências sociais
Competências metacognitivas
title_short A importância da aprendizagem cooperativa na aquisição de competências sociais e metacognitivas: um estudo no 1º ciclo do Ensino Básico
title_full A importância da aprendizagem cooperativa na aquisição de competências sociais e metacognitivas: um estudo no 1º ciclo do Ensino Básico
title_fullStr A importância da aprendizagem cooperativa na aquisição de competências sociais e metacognitivas: um estudo no 1º ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed A importância da aprendizagem cooperativa na aquisição de competências sociais e metacognitivas: um estudo no 1º ciclo do Ensino Básico
title_sort A importância da aprendizagem cooperativa na aquisição de competências sociais e metacognitivas: um estudo no 1º ciclo do Ensino Básico
author Martins, Élvia Irene Gonçalves
author_facet Martins, Élvia Irene Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Élvia Irene Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa
Autoavaliação
Competências sociais
Competências metacognitivas
topic Aprendizagem cooperativa
Autoavaliação
Competências sociais
Competências metacognitivas
description O presente estudo foi desenvolvido, numa perspetiva de investigação-ação e teve como objeto a implementação e avaliação da eficácia de um programa de intervenção que visou desenvolver competências sociais e metacognitivas com recurso a atividades de aprendizagem cooperativa. O estudo decorreu entre janeiro de 2015 e março de 2016, no 1º ciclo, na disciplina de matemática. Envolveu 25 alunos de uma turma do 1º ano de escolaridade e pretendeu dar resposta aos seguintes objetivos principais: - Planificar atividades de aprendizagem com vista ao desenvolvimento pelos alunos de competências sociais e metacognitivas, utilizando métodos de aprendizagem cooperativa. -Verificar se a autoavaliação é promotora do desenvolvimento das competências metacognitivas. - Investigar a influência da aprendizagem cooperativa e da autoavaliação na aprendizagem dos alunos. - Averiguar a eficácia da aprendizagem cooperativa na aquisição\desenvolvimento de competências sociais e metacognitivas por alunos do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, na disciplina de Matemática. -Refletir sobre a importância da aprendizagem cooperativa na aquisição de competências sociais e metacognitivas. Os dados foram recolhidos a partir da aplicação dos seguintes instrumentos: Escala de Competências Sociais k-6, traduzida e adaptada por Lemos e Meneses (2002), Fichas de Autoavaliação, Ficha de avaliação da professora, Caminhos da Aprendizagem, Ficha de Avaliação das Competências Metacognitivas e Diário de Aula. A análise dos dados obtidos permite concluir que: - A aprendizagem cooperativa promoveu a aquisição de competências sociais e metacognitivas - A autoavaliação diária desenvolveu as competências metacognitivas dos alunos e permitiu que realizassem a sua autoavaliação de forma coincidente com a avaliação da professora, quer no domínio das competências sociais, quer no domínio das competências cognitivas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-04T14:27:58Z
2017-07-04T00:00:00Z
2017-07-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7804
TID:202031713
url http://hdl.handle.net/10348/7804
identifier_str_mv TID:202031713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137117505323008