A aprendizagem cooperativa no 1º ciclo do Ensino Básico: efeitos a nível do autoconceito e na aquisição de competências sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Ana Margarida da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/4723
Resumo: A presente investigação pretendeu verificar os efeitos da aprendizagem cooperativa nas competências sociais e no autoconceito, em alunos do 1º ciclo do ensino básico. O estudo, realizado em contexto natural de sala de aula, segue uma abordagem de natureza mista e de carácter longitudinal baseado num estudo de uma turma do 2º ano de escolaridade composta por 27 alunos com média de idades de 7 anos. Destes 27 alunos, dois foram escolhidos para observação em contexto natural de sala de aula. Na recolha de dados inserem-se dados recolhidos ao longo de dez sessões em que se realizaram as tarefas de investigação, sendo que os momentos de recolha de dados decorreram antes e após estas sessões. Tendo em vista a prossecução dos objetivos, utilizou-se como instrumento para avaliação das competências sociais a Escala de Competências Sociais K-6 (forma para Professores) (Lemos & Menezes, 2002) e para a avaliação do autoconceito utilizámos a Escala de Perceção do Autoconceito Infantil (Loureiro, et al., 2010). Para a observação dos alunos recorremos à grelha de observação e ao diário do professor. Os resultados do estudo demonstraram que a utilização da aprendizagem cooperativa incrementou as habilidades sociais, diminuíram os problemas de comportamento, e, não surtiu efeito ao nível das competências académicas e do autoconceito, uma vez que os resultados mantiveram-se estáveis ao longo da intervenção.
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