PODCASTS:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Madalena
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/44789
Resumo: Hoje em dia a leitura é uma das capacidades indispensáveis à vida. A leitura torna-se importante e determinante tanto a nível pessoal como social e profissional do ser humano. Sendo assim, nós, educadores e professores, temos um papel crucial em criar hábitos de leitura nas crianças que passam por nós. O presente estudo insere-se na temática da leitura em voz alta, utilizando uma ferramenta da Web 2.0, o podcast. Este foi desenvolvido ao longo do período de prática pedagógica supervisionada numa turma do 4.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico. Para a execução deste projeto, realizou-se uma investigação-ação, contando com 14 participantes do 4.º ano de escolaridade de um contexto de ensino particular no distrito de Lisboa. Este projeto teve como objetivos compreender qual o papel da produção de podcasts na leitura em voz alta, desenvolver a fluência leitora no grupo de alunos participantes e promover a reflexão dos mesmos sobre a sua própria leitura e a leitura dos outros. Nesta investigação, utilizaram-se como instrumentos e recolha de dados a observação, a análise documental, os registos dos alunos e a entrevista de grupo. No que diz respeito aos resultados foi possível perceber que o podcasting pode ser um relevante motor de aprendizagem e desenvolvimento da leitura em voz alta, levando à tomada de consciência dos aspetos inerentes à mesma: aspetos articulatórios (precisão) e as dimensões da prosódia (expressividade e volume, construção frásica, suavidade e ritmo). Para além disso, a utilização deste recurso constituiu-se como uma motivação para a leitura em voz alta e ainda se tornou um auxílio para os alunos ouvirem e deterem os erros das suas leituras.
id RCAP_c67db822374e3cd659f0ea0c0a43516e
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/44789
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling PODCASTS:Contributo da utilização do Podcasting para a promoção da leitura em voz alta1.º ciclo do ensino básico, leitura em voz alta, fluência na leitura, podcast1st cycle of basic education, reading aloud, fluency in reading, podcastHoje em dia a leitura é uma das capacidades indispensáveis à vida. A leitura torna-se importante e determinante tanto a nível pessoal como social e profissional do ser humano. Sendo assim, nós, educadores e professores, temos um papel crucial em criar hábitos de leitura nas crianças que passam por nós. O presente estudo insere-se na temática da leitura em voz alta, utilizando uma ferramenta da Web 2.0, o podcast. Este foi desenvolvido ao longo do período de prática pedagógica supervisionada numa turma do 4.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico. Para a execução deste projeto, realizou-se uma investigação-ação, contando com 14 participantes do 4.º ano de escolaridade de um contexto de ensino particular no distrito de Lisboa. Este projeto teve como objetivos compreender qual o papel da produção de podcasts na leitura em voz alta, desenvolver a fluência leitora no grupo de alunos participantes e promover a reflexão dos mesmos sobre a sua própria leitura e a leitura dos outros. Nesta investigação, utilizaram-se como instrumentos e recolha de dados a observação, a análise documental, os registos dos alunos e a entrevista de grupo. No que diz respeito aos resultados foi possível perceber que o podcasting pode ser um relevante motor de aprendizagem e desenvolvimento da leitura em voz alta, levando à tomada de consciência dos aspetos inerentes à mesma: aspetos articulatórios (precisão) e as dimensões da prosódia (expressividade e volume, construção frásica, suavidade e ritmo). Para além disso, a utilização deste recurso constituiu-se como uma motivação para a leitura em voz alta e ainda se tornou um auxílio para os alunos ouvirem e deterem os erros das suas leituras.Nowadays reading is one of the indispensable skills in life. Reading becomes important and decisive both at a personal, social and professional level of the human being. Therefore, we, educators and teachers, have a crucial role in creating reading habits in the children who pass by us. The present study is part of the theme of reading aloud using a Web 2.0 tool, the podcast. This was developed during the period of supervised pedagogical practice in a class of the 4th grade of the 1st cycle of basic education. For the execution of this project, an action-research was carried out, with 14 participants from the 4th year of schooling in a private education context in the district of Lisbon. This project aimed to understand the role of podcast production in reading aloud, to develop reading fluency in the group of participating students and to promote their reflection on their own reading and the reading of others. In this investigation, observation, document analysis, student records and group interviews were used as instruments and data collection. Regarding the results, it was possible to perceive that podcasting can be a relevant engine of learning and development of reading aloud, leading to the awareness of the inherent aspects of it: articulatory aspects (correction) and prosodic aspects (expression, volume, texture, flow and path), in addition to this, it also assumed a strong role as a motivator and helped in the self-correction of the readings.Esteves, SandrinaRepositório ComumGonçalves, Madalena2023-05-16T17:02:41Z2023-03-092023-02-012023-03-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44789TID:203290275porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-18T15:30:12Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44789Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:08.082214Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv PODCASTS:
Contributo da utilização do Podcasting para a promoção da leitura em voz alta
title PODCASTS:
spellingShingle PODCASTS:
Gonçalves, Madalena
1.º ciclo do ensino básico, leitura em voz alta, fluência na leitura, podcast
1st cycle of basic education, reading aloud, fluency in reading, podcast
title_short PODCASTS:
title_full PODCASTS:
title_fullStr PODCASTS:
title_full_unstemmed PODCASTS:
title_sort PODCASTS:
author Gonçalves, Madalena
author_facet Gonçalves, Madalena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Esteves, Sandrina
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Madalena
dc.subject.por.fl_str_mv 1.º ciclo do ensino básico, leitura em voz alta, fluência na leitura, podcast
1st cycle of basic education, reading aloud, fluency in reading, podcast
topic 1.º ciclo do ensino básico, leitura em voz alta, fluência na leitura, podcast
1st cycle of basic education, reading aloud, fluency in reading, podcast
description Hoje em dia a leitura é uma das capacidades indispensáveis à vida. A leitura torna-se importante e determinante tanto a nível pessoal como social e profissional do ser humano. Sendo assim, nós, educadores e professores, temos um papel crucial em criar hábitos de leitura nas crianças que passam por nós. O presente estudo insere-se na temática da leitura em voz alta, utilizando uma ferramenta da Web 2.0, o podcast. Este foi desenvolvido ao longo do período de prática pedagógica supervisionada numa turma do 4.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico. Para a execução deste projeto, realizou-se uma investigação-ação, contando com 14 participantes do 4.º ano de escolaridade de um contexto de ensino particular no distrito de Lisboa. Este projeto teve como objetivos compreender qual o papel da produção de podcasts na leitura em voz alta, desenvolver a fluência leitora no grupo de alunos participantes e promover a reflexão dos mesmos sobre a sua própria leitura e a leitura dos outros. Nesta investigação, utilizaram-se como instrumentos e recolha de dados a observação, a análise documental, os registos dos alunos e a entrevista de grupo. No que diz respeito aos resultados foi possível perceber que o podcasting pode ser um relevante motor de aprendizagem e desenvolvimento da leitura em voz alta, levando à tomada de consciência dos aspetos inerentes à mesma: aspetos articulatórios (precisão) e as dimensões da prosódia (expressividade e volume, construção frásica, suavidade e ritmo). Para além disso, a utilização deste recurso constituiu-se como uma motivação para a leitura em voz alta e ainda se tornou um auxílio para os alunos ouvirem e deterem os erros das suas leituras.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-16T17:02:41Z
2023-03-09
2023-02-01
2023-03-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/44789
TID:203290275
url http://hdl.handle.net/10400.26/44789
identifier_str_mv TID:203290275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131614296408064