Competências de professores de Educação Física para intervir com alunos com PEA - Um estudo de caso.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/4013 |
Resumo: | Os alunos com necessidades educativas especiais impõem às escolas a necessidade de terem professores competentes para lhes propiciar uma aprendizagem com qualidade e igualdade de oportunidades. Este estudo teve como objetivo conhecer a preparação dos professores de Educação Física para intervirem com alunos com Perturbações do Espetro do Autismo, que frequentam turmas do ensino regular. Recorreu-se a uma metodologia de caráter qualitativo, tendo sido realizadas quinze entrevistas semiestruturadas, a professores de Educação Física, a exercerem no Ensino Básico e Secundário na Ilha Terceira, Arquipélago dos Açores. A técnica de tratamento da informação utilizada foi a “Análise de Conteúdo”. Os resultados revelaram, maioritariamente, que os professores consideram possuir poucas competências para lecionação com este tipo de alunos, manifestando maiores dificuldades nas relacionadas com o saberconhecer. Relativamente à formação dos docentes, concluímos que grande parte não possui formação específica acerca desta temática. No âmbito da formação informal, entre os modos mais evidenciados para obtenção de competências, salientamse a aprendizagem com colegas e a pesquisa bibliográfica. A maioria afirma que a formação inicial e a contínua não lhes permitiu desenvolver competências para trabalhar com alunos com PEA e o fato de exercerem no Arquipélago dos Açores ser um entrave à obtenção de formação contínua |
id |
RCAP_c6940cf8a6c69c73362d64f9fdf45b03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4013 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Competências de professores de Educação Física para intervir com alunos com PEA - Um estudo de caso.Skills of Physical Education teachers to intervene with students with ASD. A case studyEscolainclusãonecessidades educativas especiaisformaçãoOs alunos com necessidades educativas especiais impõem às escolas a necessidade de terem professores competentes para lhes propiciar uma aprendizagem com qualidade e igualdade de oportunidades. Este estudo teve como objetivo conhecer a preparação dos professores de Educação Física para intervirem com alunos com Perturbações do Espetro do Autismo, que frequentam turmas do ensino regular. Recorreu-se a uma metodologia de caráter qualitativo, tendo sido realizadas quinze entrevistas semiestruturadas, a professores de Educação Física, a exercerem no Ensino Básico e Secundário na Ilha Terceira, Arquipélago dos Açores. A técnica de tratamento da informação utilizada foi a “Análise de Conteúdo”. Os resultados revelaram, maioritariamente, que os professores consideram possuir poucas competências para lecionação com este tipo de alunos, manifestando maiores dificuldades nas relacionadas com o saberconhecer. Relativamente à formação dos docentes, concluímos que grande parte não possui formação específica acerca desta temática. No âmbito da formação informal, entre os modos mais evidenciados para obtenção de competências, salientamse a aprendizagem com colegas e a pesquisa bibliográfica. A maioria afirma que a formação inicial e a contínua não lhes permitiu desenvolver competências para trabalhar com alunos com PEA e o fato de exercerem no Arquipélago dos Açores ser um entrave à obtenção de formação contínuaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSantos, RicardoPereira, Antonino2017-01-17T15:46:56Z2016-092016-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/4013porSantos, R. & Pereira, A. (2016). Competências de professores de Educação Física para intervir com alunos com PEA - Um estudo de caso. Desporto e Atividade Física para Todos – Revista Científica da FPDD, 2(1) 13-22.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:26:58Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4013Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:41.958725Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competências de professores de Educação Física para intervir com alunos com PEA - Um estudo de caso. Skills of Physical Education teachers to intervene with students with ASD. A case study |
title |
Competências de professores de Educação Física para intervir com alunos com PEA - Um estudo de caso. |
spellingShingle |
Competências de professores de Educação Física para intervir com alunos com PEA - Um estudo de caso. Santos, Ricardo Escola inclusão necessidades educativas especiais formação |
title_short |
Competências de professores de Educação Física para intervir com alunos com PEA - Um estudo de caso. |
title_full |
Competências de professores de Educação Física para intervir com alunos com PEA - Um estudo de caso. |
title_fullStr |
Competências de professores de Educação Física para intervir com alunos com PEA - Um estudo de caso. |
title_full_unstemmed |
Competências de professores de Educação Física para intervir com alunos com PEA - Um estudo de caso. |
title_sort |
Competências de professores de Educação Física para intervir com alunos com PEA - Um estudo de caso. |
author |
Santos, Ricardo |
author_facet |
Santos, Ricardo Pereira, Antonino |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Antonino |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ricardo Pereira, Antonino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola inclusão necessidades educativas especiais formação |
topic |
Escola inclusão necessidades educativas especiais formação |
description |
Os alunos com necessidades educativas especiais impõem às escolas a necessidade de terem professores competentes para lhes propiciar uma aprendizagem com qualidade e igualdade de oportunidades. Este estudo teve como objetivo conhecer a preparação dos professores de Educação Física para intervirem com alunos com Perturbações do Espetro do Autismo, que frequentam turmas do ensino regular. Recorreu-se a uma metodologia de caráter qualitativo, tendo sido realizadas quinze entrevistas semiestruturadas, a professores de Educação Física, a exercerem no Ensino Básico e Secundário na Ilha Terceira, Arquipélago dos Açores. A técnica de tratamento da informação utilizada foi a “Análise de Conteúdo”. Os resultados revelaram, maioritariamente, que os professores consideram possuir poucas competências para lecionação com este tipo de alunos, manifestando maiores dificuldades nas relacionadas com o saberconhecer. Relativamente à formação dos docentes, concluímos que grande parte não possui formação específica acerca desta temática. No âmbito da formação informal, entre os modos mais evidenciados para obtenção de competências, salientamse a aprendizagem com colegas e a pesquisa bibliográfica. A maioria afirma que a formação inicial e a contínua não lhes permitiu desenvolver competências para trabalhar com alunos com PEA e o fato de exercerem no Arquipélago dos Açores ser um entrave à obtenção de formação contínua |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09 2016-09-01T00:00:00Z 2017-01-17T15:46:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/4013 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/4013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Santos, R. & Pereira, A. (2016). Competências de professores de Educação Física para intervir com alunos com PEA - Um estudo de caso. Desporto e Atividade Física para Todos – Revista Científica da FPDD, 2(1) 13-22. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130894432206848 |