Estratégias do diretor na administração de uma escola municipal de ensino fundamental em Tucuruí/PA/Brasil em tempos de pandemia covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Taumaturgo, Dágela Teixeira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/58936
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Administração Educacional), 2023, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
id RCAP_c6a7f7ededd30cc3effc945629ed88c3
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/58936
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias do diretor na administração de uma escola municipal de ensino fundamental em Tucuruí/PA/Brasil em tempos de pandemia covid-19Pandemia Covid-19LiderançaEducação especialInclusãoDiretores de estabelecimentos de ensinoDissertações de mestrado - 2023Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Administração Educacional), 2023, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoEsta dissertação realizou-se para o mestrado em educação, no âmbito de especialidade em Administração Educacional, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, e tem como objetivos analisar, compreender e descrever as perceções de um diretor escolar sobre as estratégias utilizadas na administração de uma Escola Pública Municipal de Ensino Fundamental em Tucuruí – Pará/ Brasil em tempos de pandemia Covid-19. O estudo pretende dar a conhecer as perceções do diretor sobre o processo da sua administração escolar no período pandémico, assim como identificar os efeitos que este processo poderá ter causado no desempenho do seu papel, das suas tarefas cotidianas e da comunidade escolar na qual está inserido. Este interesse consiste na concepção do diretor como um ator participante na execução das políticas educativas, pela forma como se identifica com elas e como as promove e concretiza na escola. A fim de lograr êxito, a pesquisa foi estruturada em alguns objetivos específicos. A princípio considerou-se relevante verificar se o diretor escolar obteve o apoio esperado e necessário por parte do órgão superior (Secretaria Municipal de Educação – SEMEC) no enfrentamento ao período de isolamento. Igualmente necessário foi identificar as alterações causadas pela pandemia no desempenho da função do diretor. Outro aspeto de grande relevância para o estudo respeita à implementação do ensino remoto que denota uma prática totalmente diferente do ensino presencial, podendo configurar-se como tendo sido um dos maiores desafios para o diretor escolar. Em consequência dos fatores acima citados, foi indispensável conhecer as estratégias do diretor escolar para fazer frente às dificuldades de forma a garantir o andamento do processo escolar na sua totalidade, o mais próximo possível da normalidade, tanto no âmbito do processo de ensino e aprendizagem, sobretudo em relação aos alunos da educação especial e inclusiva, como nas questões da esfera administrativa da escola, e ainda o tipo de liderança por ele desempenhado diante das diversas situações. Este trabalho assume um caráter qualitativo e exploratório, centrando-se no Município de Tucuruí, que assim como muitos municípios, cidades e estados brasileiros depararam-se com o desconhecido e com a responsabilidade de proporcionar a continuidade do desenvolvimento da aprendizagem, com o objetivo de evitar atraso educacional e garantir o direito a todos à educação. A fim de proceder à recolha e análise dos dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada individual e a observação de um dia do cotidiano do Diretor, tendo sido efetuada a respetiva análise de conteúdo. Foi possível concluir que em situações extremas de crise, como ocorreu no período de pandemia por covid-19, o perfil do diretor escolar é determinante para os desdobramentos das situações desencadeadas pelas adversidades que surgem de forma inesperada. Ficou manifesto que a função do diretor escolar encontra-se em um alto patamar de exigência que envolve capacidade de gestão e liderança.This dissertation was carried out for the Master's Degree in Education, within the specialty area of Educational Administration, of the Institute of Education of the University of Lisbon, and its objectives are to analyse, understand and describe the perceptions of a school headmaster on the strategies used in the management of a Municipal Public Elementary School in Tucuruí - Pará/ Brazil in times of the Covid-19 pandemic. This study aims to provide information on the perceptions of the headmaster about the process of his school management during the pandemic period, as well as identify the effects this process may have caused on the performance of his role, his daily tasks and the school community in which he operates. This interest consists in the conception of the headmaster as a participating actor in the implementation of educational policies, by the way he identifies with them and how he promotes and concretizes them in the school. In order to be successful, the research was structured in some specific objectives. At first, it was considered relevant to verify if the school headmaster received the expected and necessary support from the higher body (Municipal Secretariat of Education - SEMEC) to face the isolation period. It was also necessary to identify the changes caused by the pandemic in the performance of the function of the headmaster. Another aspect of great relevance to the study concerns the implementation of remote teaching, which denotes a practice totally different from face-to-face teaching, and may become one of the biggest challenges for the school headmaster. As a result of the factors mentioned above, it was essential to know the strategies of the school headmaster to cope with the difficulties in order to ensure the progress of the school process in its entirety, as close as possible to normality, both in the context of the teaching and learning process, as in administrative issues of the school, and also the type of leadership played by him/her facing the various situations. This work is qualitative and exploratory in nature, focusing on the Municipality of Tucuruí, which, like many Brazilian municipalities, cities and states, is faced with the unknown and with the responsibility of providing continuity in the development of learning, in order to avoid educational backwardness and ensure the right to education for all. In order to analyse the data, individual semi-structured interviews were used and the respective content analysis was performed. It was possible to conclude that in extreme crisis situations, as occurred in the period of the covid-19 pandemic, the profile of the school director is decisive for the development of situations triggered by adversities that arise unexpectedly. It was clear that the function of the school director is at a high level of demand that involves management and leadership skills.Rodrigues, Ana Luísa Fonseca, 1974-Repositório da Universidade de LisboaTaumaturgo, Dágela Teixeira2023-08-21T11:02:32Z20232023-06-272023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/58936porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:07:55Zoai:repositorio.ul.pt:10451/58936Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:09:00.917405Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias do diretor na administração de uma escola municipal de ensino fundamental em Tucuruí/PA/Brasil em tempos de pandemia covid-19
title Estratégias do diretor na administração de uma escola municipal de ensino fundamental em Tucuruí/PA/Brasil em tempos de pandemia covid-19
spellingShingle Estratégias do diretor na administração de uma escola municipal de ensino fundamental em Tucuruí/PA/Brasil em tempos de pandemia covid-19
Taumaturgo, Dágela Teixeira
Pandemia Covid-19
Liderança
Educação especial
Inclusão
Diretores de estabelecimentos de ensino
Dissertações de mestrado - 2023
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Estratégias do diretor na administração de uma escola municipal de ensino fundamental em Tucuruí/PA/Brasil em tempos de pandemia covid-19
title_full Estratégias do diretor na administração de uma escola municipal de ensino fundamental em Tucuruí/PA/Brasil em tempos de pandemia covid-19
title_fullStr Estratégias do diretor na administração de uma escola municipal de ensino fundamental em Tucuruí/PA/Brasil em tempos de pandemia covid-19
title_full_unstemmed Estratégias do diretor na administração de uma escola municipal de ensino fundamental em Tucuruí/PA/Brasil em tempos de pandemia covid-19
title_sort Estratégias do diretor na administração de uma escola municipal de ensino fundamental em Tucuruí/PA/Brasil em tempos de pandemia covid-19
author Taumaturgo, Dágela Teixeira
author_facet Taumaturgo, Dágela Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Ana Luísa Fonseca, 1974-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Taumaturgo, Dágela Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia Covid-19
Liderança
Educação especial
Inclusão
Diretores de estabelecimentos de ensino
Dissertações de mestrado - 2023
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Pandemia Covid-19
Liderança
Educação especial
Inclusão
Diretores de estabelecimentos de ensino
Dissertações de mestrado - 2023
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Administração Educacional), 2023, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-21T11:02:32Z
2023
2023-06-27
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/58936
url http://hdl.handle.net/10451/58936
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134646382886912