A liderança pedagógica na era digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/61339 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Administração Educacional), 2023, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
id |
RCAP_dd462c3e872c914ac6abecdb67c360ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/61339 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A liderança pedagógica na era digitalDiretores de estabelecimentos de ensinoLiderançaInovação pedagógicaEra digitalDissertações de mestrado - 2023Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Administração Educacional), 2023, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoA liderança é vista por muitos autores com um fator crucial para o sucesso da inovação, nomeadamente a que envolve a transformação digital das escolas. O potencial pedagógico dos recursos educativos digitais parece desafiar o processo educativo, estimulando a sua transformação e inovação. O estudo empírico aqui apresentado pretende compreender o processo de gestão e de liderança da diretora pedagógica do Colégio Pedro Arrupe, na introdução das tecnologias digitais na prática pedagógica, no contexto de implementação de um novo modelo de organização educativa (MOrE). O trabalho insere-se no paradigma interpretativo, em que se segue o método de estudo de caso qualitativo, que se efetiva através da caracterização do MOrE (eixo de análise A), para depois obter as perceções sobre a gestão e a liderança na implementação do mesmo (eixo de análise B). Utilizaram-se técnicas de recolha e análise de dados de natureza qualitativa, respetivamente, a análise documental, a entrevista semiestruturada e a análise de conteúdo. O MOrE é apresentado como um modelo inovador e disruptivo, centrado no aluno e envolvendo-o na construção da sua própria aprendizagem, que nasce de um processo inclusivo, através do envolvimento de uma larga maioria dos professores do Colégio. Um dos fatores de mudança, desenvolvimento e melhoria das organizações educativas é a liderança, identificado como capaz de criar condições fundamentais para concretizar uma inovação eficiente, eficaz e duradoura. No Colégio Pedro Arrupe, a diretora pedagógica evidencia práticas de liderança transformacional e de liderança distribuída na criação e condução do MOrE, manifestadas numa direção colegial e num clima horizontal de decisão.Leadership is seen by many authors as a key factor for success in innovation, namely that which involves digital transformation at schools. The pedagogic potential of digital educational resources seems to challenge the education process, stimulating its transformation and innovation. This empiric study aims to understand the pedagogic director’s process of management and leadership with the introduction of digital technologies in pedagogical practices in the context of a new model of education organisation implemented in Pedro Arrupe School (MOrE). This study is outlined in the interpretative paradigm, following the qualitative study case that is conducted through MOrE’s characterisation (analysis axle A) to obtain perceptions about management and leadership in its implementation (analysis axle B). Data’s qualitative gathering and analysis techniques are used, namely documental analysis, semi-structured interview, and content analysis. MOrE is presented as an innovative and disruptive model, student-centred, involving them in their own learning building system, derived from an inclusive process through the involvement of most teachers in Pedro Arrupe School. One of the factors for change, development and improvement in education organisations is leadership, identified as being able to create the fundamental conditions to fulfil an efficient, effective and long-lasting innovation. In Pedro Arrupe School, the pedagogic director shows practices of transformational leadership and distributed leadership in the creation of MOrE, manifested in a collegial management and horizontal climate of decision-making process.Almeida, Marta Mateus de, 1972-Repositório da Universidade de LisboaZabumba, Dário Filipe Veiga2023-12-14T14:46:53Z20232023-09-292023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/61339porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-18T01:22:19Zoai:repositorio.ul.pt:10451/61339Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:57.925620Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A liderança pedagógica na era digital |
title |
A liderança pedagógica na era digital |
spellingShingle |
A liderança pedagógica na era digital Zabumba, Dário Filipe Veiga Diretores de estabelecimentos de ensino Liderança Inovação pedagógica Era digital Dissertações de mestrado - 2023 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A liderança pedagógica na era digital |
title_full |
A liderança pedagógica na era digital |
title_fullStr |
A liderança pedagógica na era digital |
title_full_unstemmed |
A liderança pedagógica na era digital |
title_sort |
A liderança pedagógica na era digital |
author |
Zabumba, Dário Filipe Veiga |
author_facet |
Zabumba, Dário Filipe Veiga |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Marta Mateus de, 1972- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zabumba, Dário Filipe Veiga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diretores de estabelecimentos de ensino Liderança Inovação pedagógica Era digital Dissertações de mestrado - 2023 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Diretores de estabelecimentos de ensino Liderança Inovação pedagógica Era digital Dissertações de mestrado - 2023 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Administração Educacional), 2023, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-14T14:46:53Z 2023 2023-09-29 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/61339 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/61339 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136436433190912 |