A liderança pedagógica na era digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zabumba, Dário Filipe Veiga
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/61339
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Administração Educacional), 2023, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
id RCAP_dd462c3e872c914ac6abecdb67c360ed
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/61339
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A liderança pedagógica na era digitalDiretores de estabelecimentos de ensinoLiderançaInovação pedagógicaEra digitalDissertações de mestrado - 2023Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Administração Educacional), 2023, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoA liderança é vista por muitos autores com um fator crucial para o sucesso da inovação, nomeadamente a que envolve a transformação digital das escolas. O potencial pedagógico dos recursos educativos digitais parece desafiar o processo educativo, estimulando a sua transformação e inovação. O estudo empírico aqui apresentado pretende compreender o processo de gestão e de liderança da diretora pedagógica do Colégio Pedro Arrupe, na introdução das tecnologias digitais na prática pedagógica, no contexto de implementação de um novo modelo de organização educativa (MOrE). O trabalho insere-se no paradigma interpretativo, em que se segue o método de estudo de caso qualitativo, que se efetiva através da caracterização do MOrE (eixo de análise A), para depois obter as perceções sobre a gestão e a liderança na implementação do mesmo (eixo de análise B). Utilizaram-se técnicas de recolha e análise de dados de natureza qualitativa, respetivamente, a análise documental, a entrevista semiestruturada e a análise de conteúdo. O MOrE é apresentado como um modelo inovador e disruptivo, centrado no aluno e envolvendo-o na construção da sua própria aprendizagem, que nasce de um processo inclusivo, através do envolvimento de uma larga maioria dos professores do Colégio. Um dos fatores de mudança, desenvolvimento e melhoria das organizações educativas é a liderança, identificado como capaz de criar condições fundamentais para concretizar uma inovação eficiente, eficaz e duradoura. No Colégio Pedro Arrupe, a diretora pedagógica evidencia práticas de liderança transformacional e de liderança distribuída na criação e condução do MOrE, manifestadas numa direção colegial e num clima horizontal de decisão.Leadership is seen by many authors as a key factor for success in innovation, namely that which involves digital transformation at schools. The pedagogic potential of digital educational resources seems to challenge the education process, stimulating its transformation and innovation. This empiric study aims to understand the pedagogic director’s process of management and leadership with the introduction of digital technologies in pedagogical practices in the context of a new model of education organisation implemented in Pedro Arrupe School (MOrE). This study is outlined in the interpretative paradigm, following the qualitative study case that is conducted through MOrE’s characterisation (analysis axle A) to obtain perceptions about management and leadership in its implementation (analysis axle B). Data’s qualitative gathering and analysis techniques are used, namely documental analysis, semi-structured interview, and content analysis. MOrE is presented as an innovative and disruptive model, student-centred, involving them in their own learning building system, derived from an inclusive process through the involvement of most teachers in Pedro Arrupe School. One of the factors for change, development and improvement in education organisations is leadership, identified as being able to create the fundamental conditions to fulfil an efficient, effective and long-lasting innovation. In Pedro Arrupe School, the pedagogic director shows practices of transformational leadership and distributed leadership in the creation of MOrE, manifested in a collegial management and horizontal climate of decision-making process.Almeida, Marta Mateus de, 1972-Repositório da Universidade de LisboaZabumba, Dário Filipe Veiga2023-12-14T14:46:53Z20232023-09-292023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/61339porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-18T01:22:19Zoai:repositorio.ul.pt:10451/61339Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:57.925620Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A liderança pedagógica na era digital
title A liderança pedagógica na era digital
spellingShingle A liderança pedagógica na era digital
Zabumba, Dário Filipe Veiga
Diretores de estabelecimentos de ensino
Liderança
Inovação pedagógica
Era digital
Dissertações de mestrado - 2023
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A liderança pedagógica na era digital
title_full A liderança pedagógica na era digital
title_fullStr A liderança pedagógica na era digital
title_full_unstemmed A liderança pedagógica na era digital
title_sort A liderança pedagógica na era digital
author Zabumba, Dário Filipe Veiga
author_facet Zabumba, Dário Filipe Veiga
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Marta Mateus de, 1972-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Zabumba, Dário Filipe Veiga
dc.subject.por.fl_str_mv Diretores de estabelecimentos de ensino
Liderança
Inovação pedagógica
Era digital
Dissertações de mestrado - 2023
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Diretores de estabelecimentos de ensino
Liderança
Inovação pedagógica
Era digital
Dissertações de mestrado - 2023
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Administração Educacional), 2023, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-14T14:46:53Z
2023
2023-09-29
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/61339
url http://hdl.handle.net/10451/61339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136436433190912