Documentação pedagógica e profissionalidade: caminhos descobertos na educação pré- escolar e no ensino do 1º ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/68695 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_c6b210e8d67bf5726c34f17bfffe1047 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68695 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Documentação pedagógica e profissionalidade: caminhos descobertos na educação pré- escolar e no ensino do 1º cicloPedagogical documentation and professionalism: paths discovered in pre-school education and in primary educationDocumentação pedagógicaProfissionalidadeReflexãoPedagogical documentationProfessionalismReflexionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório espelha as aprendizagens vivenciadas no decorrer de seis meses de estágio. Antes de profissionais as pessoas são seres humanos, e se somos todos diferentes, havemos de ser também profissionais diferentes. É apresentada por isso a coligação entre a documentação pedagógica e a construção da minha profissionalidade a partir da documentação, principal objetivo dos projetos de intervenção e investigação. Uma narrativa reflexiva de aprendizagens, experiências, dificuldades, decisões, estratégias passadas e ultrapassadas na implementação de dois projetos dispares, primeiramente em contexto de Pré-Escolar e posteriormente em contexto de 1ºCiclo do Ensino Básico. Por se tratar de uma narrativa reflexiva, o relatório assenta no método autobiográfico, através do qual reflito sobre o meu percurso, os meus conhecimentos adquiridos, o que é de facto a documentação pedagógica e o termo profissionalidade, e os contributos da documentação para dar o primeiro passo na minha profissionalidade e como o posso fazer no futuro. Este relatório apresenta por isso características muito próprias da minha identidade dada a liberdade que o método autobiográfico me concede para apresentar a ligação da teoria à prática, e da minha ação pessoal a esta.The present report reflects the learnings I had the privilege to experience in the past six months while on my internship. Before being professionals, we are human beings, and if we are all different, we will also be different professionals. So, a coalition is presented between pedagogical documentation and the construction of my professionalism from that documentation, being the main goal of research and intervention projects. A reflexive narrative of learnings, experiences, difficulties, decisions, past strategies and overcome on the implementation of two different projects, the first one on a preschool context and the second one on an elementary school context. Since it is about e reflexive narrative, the report uses an autobiographic method through which I reflect about my path, my acquired knowledge, what is the pedagogical documentation, the term professionalism, and the contributes of the documentation to take the first step on my professionalism and how I can do it in the future. This way, the present report presents unique characteristics of my identity given the liberty that the autobiographic method allows me to present the connection from theory to practice, and from my personal action to it.Carvalho, Maria de Lurdes Dias deUniversidade do MinhoFerreira, Diana Carolina Alves20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/68695por202537072info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:19:53Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68695Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:12:56.138209Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Documentação pedagógica e profissionalidade: caminhos descobertos na educação pré- escolar e no ensino do 1º ciclo Pedagogical documentation and professionalism: paths discovered in pre-school education and in primary education |
title |
Documentação pedagógica e profissionalidade: caminhos descobertos na educação pré- escolar e no ensino do 1º ciclo |
spellingShingle |
Documentação pedagógica e profissionalidade: caminhos descobertos na educação pré- escolar e no ensino do 1º ciclo Ferreira, Diana Carolina Alves Documentação pedagógica Profissionalidade Reflexão Pedagogical documentation Professionalism Reflexion Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Documentação pedagógica e profissionalidade: caminhos descobertos na educação pré- escolar e no ensino do 1º ciclo |
title_full |
Documentação pedagógica e profissionalidade: caminhos descobertos na educação pré- escolar e no ensino do 1º ciclo |
title_fullStr |
Documentação pedagógica e profissionalidade: caminhos descobertos na educação pré- escolar e no ensino do 1º ciclo |
title_full_unstemmed |
Documentação pedagógica e profissionalidade: caminhos descobertos na educação pré- escolar e no ensino do 1º ciclo |
title_sort |
Documentação pedagógica e profissionalidade: caminhos descobertos na educação pré- escolar e no ensino do 1º ciclo |
author |
Ferreira, Diana Carolina Alves |
author_facet |
Ferreira, Diana Carolina Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Maria de Lurdes Dias de Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Diana Carolina Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Documentação pedagógica Profissionalidade Reflexão Pedagogical documentation Professionalism Reflexion Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Documentação pedagógica Profissionalidade Reflexão Pedagogical documentation Professionalism Reflexion Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/68695 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/68695 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202537072 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132565912682496 |