Documentação pedagógica e profissionalidade: caminhos descobertos na educação pré- escolar e no ensino do 1º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Diana Carolina Alves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/68695
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_c6b210e8d67bf5726c34f17bfffe1047
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68695
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Documentação pedagógica e profissionalidade: caminhos descobertos na educação pré- escolar e no ensino do 1º cicloPedagogical documentation and professionalism: paths discovered in pre-school education and in primary educationDocumentação pedagógicaProfissionalidadeReflexãoPedagogical documentationProfessionalismReflexionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório espelha as aprendizagens vivenciadas no decorrer de seis meses de estágio. Antes de profissionais as pessoas são seres humanos, e se somos todos diferentes, havemos de ser também profissionais diferentes. É apresentada por isso a coligação entre a documentação pedagógica e a construção da minha profissionalidade a partir da documentação, principal objetivo dos projetos de intervenção e investigação. Uma narrativa reflexiva de aprendizagens, experiências, dificuldades, decisões, estratégias passadas e ultrapassadas na implementação de dois projetos dispares, primeiramente em contexto de Pré-Escolar e posteriormente em contexto de 1ºCiclo do Ensino Básico. Por se tratar de uma narrativa reflexiva, o relatório assenta no método autobiográfico, através do qual reflito sobre o meu percurso, os meus conhecimentos adquiridos, o que é de facto a documentação pedagógica e o termo profissionalidade, e os contributos da documentação para dar o primeiro passo na minha profissionalidade e como o posso fazer no futuro. Este relatório apresenta por isso características muito próprias da minha identidade dada a liberdade que o método autobiográfico me concede para apresentar a ligação da teoria à prática, e da minha ação pessoal a esta.The present report reflects the learnings I had the privilege to experience in the past six months while on my internship. Before being professionals, we are human beings, and if we are all different, we will also be different professionals. So, a coalition is presented between pedagogical documentation and the construction of my professionalism from that documentation, being the main goal of research and intervention projects. A reflexive narrative of learnings, experiences, difficulties, decisions, past strategies and overcome on the implementation of two different projects, the first one on a preschool context and the second one on an elementary school context. Since it is about e reflexive narrative, the report uses an autobiographic method through which I reflect about my path, my acquired knowledge, what is the pedagogical documentation, the term professionalism, and the contributes of the documentation to take the first step on my professionalism and how I can do it in the future. This way, the present report presents unique characteristics of my identity given the liberty that the autobiographic method allows me to present the connection from theory to practice, and from my personal action to it.Carvalho, Maria de Lurdes Dias deUniversidade do MinhoFerreira, Diana Carolina Alves20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/68695por202537072info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:19:53Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68695Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:12:56.138209Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Documentação pedagógica e profissionalidade: caminhos descobertos na educação pré- escolar e no ensino do 1º ciclo
Pedagogical documentation and professionalism: paths discovered in pre-school education and in primary education
title Documentação pedagógica e profissionalidade: caminhos descobertos na educação pré- escolar e no ensino do 1º ciclo
spellingShingle Documentação pedagógica e profissionalidade: caminhos descobertos na educação pré- escolar e no ensino do 1º ciclo
Ferreira, Diana Carolina Alves
Documentação pedagógica
Profissionalidade
Reflexão
Pedagogical documentation
Professionalism
Reflexion
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Documentação pedagógica e profissionalidade: caminhos descobertos na educação pré- escolar e no ensino do 1º ciclo
title_full Documentação pedagógica e profissionalidade: caminhos descobertos na educação pré- escolar e no ensino do 1º ciclo
title_fullStr Documentação pedagógica e profissionalidade: caminhos descobertos na educação pré- escolar e no ensino do 1º ciclo
title_full_unstemmed Documentação pedagógica e profissionalidade: caminhos descobertos na educação pré- escolar e no ensino do 1º ciclo
title_sort Documentação pedagógica e profissionalidade: caminhos descobertos na educação pré- escolar e no ensino do 1º ciclo
author Ferreira, Diana Carolina Alves
author_facet Ferreira, Diana Carolina Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Diana Carolina Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Documentação pedagógica
Profissionalidade
Reflexão
Pedagogical documentation
Professionalism
Reflexion
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Documentação pedagógica
Profissionalidade
Reflexão
Pedagogical documentation
Professionalism
Reflexion
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/68695
url http://hdl.handle.net/1822/68695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202537072
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132565912682496