As dimensões das relações públicas nas organizações desportivas: a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) como estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge, Rita Alexandra Ferreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/127960
Resumo: As organizações desportivas têm um papel cada vez mais preponderante na sociedade a nível global e nacional e as Relações Públicas são, atualmente, uma das técnicas preferenciais para criar e gerir a relação entre estes organismos e os seus públicos (Göksel e Serarslan, 2015, p. 276 e 278). No entanto, como explicam Ruão e Salgado (2008, p. 330), as Relações Públicas aplicadas às organizações desportivas é ainda um tema pouco explorado e que merece uma crescente atenção por parte da investigação académica. Neste sentido, considerámos que esta dissertação seria uma excelente oportunidade para fazer face a esta lacuna da investigação científica e para aprendermos mais sobre o papel das Relações Públicas nas organizações desportivas, bem como quais e como é que as dimensões das RP fazem parte da comunicação estratégica deste tipo de organizações com os seus diversos públicos. Nesta investigação, iremos focar-nos na Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e em algumas dimensões concretas das Relações Públicas usadas por esta organização, como a gestão da imagem e reputação, a gestão de crise ou a Responsabilidade Social Corporativa. Como resultado desta investigação, que contou com uma revisão sistemática da literatura e um estudo de caso a que aplicámos técnicas de análise de redes sociais, um questionário online e uma entrevista à FPF, verificámos que as Relações Públicas têm, realmente, um papel central nas organizações desportivas, ainda que, nem sempre as organizações deem conta disso. Em relação às dimensões das RP envolvidas na comunicação destas instituições, e em particular à da FPF, é de destacar a cada vez maior importância da Responsabilidade Social Corporativa e da gestão da imagem e reputação, sobretudo devido ao crescimento da web 2.0 e das redes sociais, que fizeram com que estas atividades passassem a ser determinantes para o sucesso da organização.
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description As organizações desportivas têm um papel cada vez mais preponderante na sociedade a nível global e nacional e as Relações Públicas são, atualmente, uma das técnicas preferenciais para criar e gerir a relação entre estes organismos e os seus públicos (Göksel e Serarslan, 2015, p. 276 e 278). No entanto, como explicam Ruão e Salgado (2008, p. 330), as Relações Públicas aplicadas às organizações desportivas é ainda um tema pouco explorado e que merece uma crescente atenção por parte da investigação académica. Neste sentido, considerámos que esta dissertação seria uma excelente oportunidade para fazer face a esta lacuna da investigação científica e para aprendermos mais sobre o papel das Relações Públicas nas organizações desportivas, bem como quais e como é que as dimensões das RP fazem parte da comunicação estratégica deste tipo de organizações com os seus diversos públicos. Nesta investigação, iremos focar-nos na Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e em algumas dimensões concretas das Relações Públicas usadas por esta organização, como a gestão da imagem e reputação, a gestão de crise ou a Responsabilidade Social Corporativa. Como resultado desta investigação, que contou com uma revisão sistemática da literatura e um estudo de caso a que aplicámos técnicas de análise de redes sociais, um questionário online e uma entrevista à FPF, verificámos que as Relações Públicas têm, realmente, um papel central nas organizações desportivas, ainda que, nem sempre as organizações deem conta disso. Em relação às dimensões das RP envolvidas na comunicação destas instituições, e em particular à da FPF, é de destacar a cada vez maior importância da Responsabilidade Social Corporativa e da gestão da imagem e reputação, sobretudo devido ao crescimento da web 2.0 e das redes sociais, que fizeram com que estas atividades passassem a ser determinantes para o sucesso da organização.
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