A dislexia na aprendizagem da música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ricardo José Miranda
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8002
Resumo: Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música
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spelling A dislexia na aprendizagem da músicaDislexiaDificuldades de aprendizagemAprendizagem musicalEstratégiasDyslexiaLearning difficultiesMusical learningStrategiesRelatório de estágio - Mestrado em Ensino da MúsicaResumo I (Prática Pedagógica) - Inserido no Concelho de Odivelas, cuja realidade e contexto sociocultural realçam a problemática da diversidade cultural, colocando ao professor dúvidas e dificuldades em relação às suas práticas educativas, encontra-se o Conservatório de Música D. Dinis. Durante o ano letivo de 2016/17, nesta instituição, foram analisados três alunos de 11, 15 e 18 anos, nas classes de 1.º grau, 5.º grau e 8.º grau de Flauta Transversal, respetivamente, cujos processos de aprendizagem se foram construindo e modelando. Para cada um deles foram realizadas uma planificação anual, 30 planificações de aula e 3 gravações vídeo/áudio em contexto de sala de aula. A atividade de docência, tal como muitas outras, necessita de constante atualização, devendo ser baseada na reflexão acerca das práticas pedagógicas, na avaliação dos seus resultados e nas suas implicações no futuro. De uma forma geral, este Relatório de Estágio pretende colocar em evidência aspetos pedagógicos como metodologias de ensino, questões motivacionais, estilos de aprendizagem, relevância do apoio parental e responsabilidade dos alunos na obtenção do seu próprio sucesso escolar.Resumo II (Investigação) A organização cerebral dos disléxicos, quando comparada com a de indivíduos não-disléxicos, é diferente ao nível da distribuição das células nervosas, o que, associado a possíveis falhas de sincronização de conjuntos de atividade neural em regiões cerebrais separadas, cria, possivelmente, uma integração mental adulterada, e o surgimento de dificuldades ao nível da aprendizagem. Nesta perspetiva, a integração de informação envolve a codificação, o armazenamento e a recuperação de informação, ou seja, atenção e memória de trabalho. Tocar um instrumento musical requer a integração de informação, isto é, a aprendizagem de vários processos ao nível motor, o que incita a reorganização plástica do cérebro. Neste sentido, o professor, na sua ação, deve recorrer a várias estratégias de aprendizagem multissensorial – auditivas, visuais, cinestésicas e motoras – seguindo objetivos previamente determinados, e um plano alicerçado num currículo devidamente pensado. Cabe ao docente, desenvolver o espírito de iniciativa, a capacidade de metacognição, de automonitorização e de autonomia dos alunos, fomentando sentimentos de autoeficácia e motivação, processos em que o apoio parental desempenha um papel fundamental. Como desafio à criatividade e à flexibilização do ensino tradicional da música, este Projeto de Investigação corporiza a construção de estratégias educativas ajustadas à especificidade cognitiva da dislexia. Adaptando a prática pedagógica em aulas de flauta transversal pretende-se, através da implementação de um conjunto de estratégias pedagógicas específicas, proporcionar uma aprendizagem musical eficaz, motivante e recompensadora. Com base num questionário colocado às duas alunas participantes, diagnosticadas com dislexia, e aos respetivos encarregados de educação, procurou conhecer-se quais as dificuldades musicais percecionadas pelos alunos disléxicos e as estratégias a que recorrem para ultrapassar as referidas dificuldades, bem como saber a opinião dos encarregados de educação acerca do estudo individual dos seus educandos e as possíveis alterações ao nível desse estudo (e motivação) após a aplicação de novas estratégias de aprendizagem. Resumo II (Investigação) A organização cerebral dos disléxicos, quando comparada com a de indivíduos não-disléxicos, é diferente ao nível da distribuição das células nervosas, o que, associado a possíveis falhas de sincronização de conjuntos de atividade neural em regiões cerebrais separadas, cria, possivelmente, uma integração mental adulterada, e o surgimento de dificuldades ao nível da aprendizagem. Nesta perspetiva, a integração de informação envolve a codificação, o armazenamento e a recuperação de informação, ou seja, atenção e memória de trabalho. Tocar um instrumento musical requer a integração de informação, isto é, a aprendizagem de vários processos ao nível motor, o que incita a reorganização plástica do cérebro. Neste sentido, o professor, na sua ação, deve recorrer a várias estratégias de aprendizagem multissensorial – auditivas, visuais, cinestésicas e motoras – seguindo objetivos previamente determinados, e um plano alicerçado num currículo devidamente pensado. Cabe ao docente, desenvolver o espírito de iniciativa, a capacidade de metacognição, de automonitorização e de autonomia dos alunos, fomentando sentimentos de autoeficácia e motivação, processos em que o apoio parental desempenha um papel fundamental. Como desafio à criatividade e à flexibilização do ensino tradicional da música, este Projeto de Investigação corporiza a construção de estratégias educativas ajustadas à especificidade cognitiva da dislexia. Adaptando a prática pedagógica em aulas de flauta transversal pretende-se, através da implementação de um conjunto de estratégias pedagógicas específicas, proporcionar uma aprendizagem musical eficaz, motivante e recompensadora. Com base num questionário colocado às duas alunas participantes, diagnosticadas com dislexia, e aos respetivos encarregados de educação, procurou conhecer-se quais as dificuldades musicais percecionadas pelos alunos disléxicos e as estratégias a que recorrem para ultrapassar as referidas dificuldades, bem como saber a opinião dos encarregados de educação acerca do estudo individual dos seus educandos e as possíveis alterações ao nível desse estudo (e motivação) após a aplicação de novas estratégias de aprendizagem. Com a investigação que se segue pretende-se, de alguma forma, contribuir para ajudar os professores de instrumento e os alunos diagnosticados com dislexia a ultrapassar as dificuldades e os obstáculos inerentes ao processo de ensino-aprendizagem.Abstract I (Teaching) - The Conservatório de Música D. Dinis is located in Odivelas, whose reality and socio-cultural context highlight the problematic of cultural diversity, placing the teacher doubts and difficulties in relation to their educational practices. During the academic year 2016/17, in this institution, three students of 11, 15 and 18 years old were analyzed in the 1st, 5th and 8th grades of Flute, respectively, whose learning processes were building and modeling. For each of them an annual planning, 30 lesson plans and 3 video/audio recordings were carried out in the context of the classroom. Teaching activity, like many others, needs constant updating and should be based on reflection on pedagogical practices, on the evaluation of its results and its implications for the future. In general, this internship report aims to highlight pedagogical aspects such as teaching methodologies, motivational issues, learning styles, relevance of parental support and the responsibility of students to achieve their own school success.Abstract II (Research) The dyslexic’s organization of the brain, when compared to that of non-dyslexic individuals, is different from the distribution of nerve cells, which, together with possible failures of synchronization of neural activity sets in separate brain regions, possibly creates a distorted mental integration, and the emergence of learning difficulties. In this perspective, the integration of information involves the codification, storage and retrieval of information, that is, attention and working memory. Playing a musical instrument requires the integration of information, that is, the learning of several processes at the motor level, which encourages the plastic reorganization of the brain. In this sense, the teacher, in his action, must resort to several strategies of multisensory learning - auditory, visual, kinesthetic and motor natures - following previously determined objectives, and a plan based on a properly thought curriculum. It is up to the teacher to develop the spirit of initiative, the capacity of metacognition, self-monitoring and autonomy of the students, fostering feelings of self-efficacy and motivation, processes in which parental support plays a fundamental role. As a challenge to the creativity and flexibility of traditional music teaching, this Research embodies the construction of educational strategies adjusted to the cognitive specificity of dyslexia. Adapting the pedagogical practice in transversal flute lessons intends, through the implementation of a set of specific pedagogical strategies, to provide effective, motivating and rewarding musical learning. Based on a questionnaire to the two female students diagnosed with dyslexia and their respective parents, it was sought to know the musical difficulties perceived by the dyslexic students and the strategies they use to overcome these difficulties, as well as to know the opinion of parents about the individual study of their children and the possible changes in the level of this study (and motivation) after the application of new learning strategies. With the research that follows, it is intended, in some way, to help teachers and students diagnosed with dyslexia to overcome the difficulties and obstacles inherent to the teaching-learning process.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaInácio, NunoRodrigues, Marco António da RochaRCIPLAlves, Ricardo José Miranda2018-01-31T16:02:24Z2017-082017-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8002TID:201836726porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:54:50Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8002Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:16:50.808969Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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