O marketing digital: por meio do Facebook e Instagram: como forte aliado na construção de relacionamento com o consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Raquel Andrade
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/30317
Resumo: O presente trabalho propõe-se a identificar e analisar o marketing digital como ferramenta de interação com o cliente a partir da utilização das páginas do Facebook e Instagram de cinco retalhistas alimentares de Portugal. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, adotou a análise de conteúdo a partir da observação não participante como metodologia, para descrever as atividades das marcas nas redes sociais citadas. Os dados recolhidos tratam-se das publicações feitas pelas próprias marcas, os comentários dos usuários e os comentários-respostas das marcas, no período de dezembro de 2019 a janeiro de 2020. As 1.673 páginas de amostra foram analisadas por meio do software NVivo 12 Plus, que apoia à condução de pesquisas qualitativas. Para chegar ao resultado, os dados recolhidos foram separados em cinco categorias (“Dúvidas”, “Elogios”, “Reclamações”, “Marcações de Amigos” e “Resposta das Marcas”). As categorias foram divididas em subcategorias, para melhor descrição e compreensão do material analisado. Ainda a partir das categorias criadas, conclui-se que as marcas atuam de forma distinta tanto no Facebook quanto no Instagram. Além disso, percebe-se que em todas as marcas a utilização do Facebook é mais frequente e de maior impacto, inclusive com reações e envolvimento dos usuários, principalmente em relação às mulheres, que são mais ativas e participativas nas redes. Esta pesquisa visa contribuir para a ampliação dos estudos sobre o referido tema em Portugal.
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