Intervenção em pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/12988 |
Resumo: | O presente relatório reflete as aprendizagens mais significativas resultantes da experiência de estágio efetuada no decurso do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Na primeira parte é apresentado o itinerário formativo associado aos estágios em Educação Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Em torno destes dois contextos educativos, são apresentadas duas experiências-chave realizadas na Educação Pré-escolar e duas experiências-chaves realizadas no 1º Ciclo do Ensino Básico. No seguimento, uma experiência transversal a transição do pré-escolar para o primeiro ciclo do ensino básico, e uma investigação relativa à perspetiva das crianças acerca do Jardim de Infância e da escola. Por fim, são apresentadas as considerações finais que traduzem as aprendizagens realizadas ao longo deste meu percurso formativo. A prática pedagógica, quer em contexto pré-escolar, quer em 1º Ciclo do Ensino Básico, contribuiu para a minha formação pessoal, académica, científica e pedagógica, pois permitiu observar, experimentar e acima de tudo refletir. |
id |
RCAP_c72b1b1b8bf46c039a0e754678c1e676 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12988 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Intervenção em pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básicocompreender para melhor comunicarrelatório finalPráticas EducativasPrática PedagógicaEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloO presente relatório reflete as aprendizagens mais significativas resultantes da experiência de estágio efetuada no decurso do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Na primeira parte é apresentado o itinerário formativo associado aos estágios em Educação Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Em torno destes dois contextos educativos, são apresentadas duas experiências-chave realizadas na Educação Pré-escolar e duas experiências-chaves realizadas no 1º Ciclo do Ensino Básico. No seguimento, uma experiência transversal a transição do pré-escolar para o primeiro ciclo do ensino básico, e uma investigação relativa à perspetiva das crianças acerca do Jardim de Infância e da escola. Por fim, são apresentadas as considerações finais que traduzem as aprendizagens realizadas ao longo deste meu percurso formativo. A prática pedagógica, quer em contexto pré-escolar, quer em 1º Ciclo do Ensino Básico, contribuiu para a minha formação pessoal, académica, científica e pedagógica, pois permitiu observar, experimentar e acima de tudo refletir.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Pereira, José Miguel Sacramento, 1968-Repositório ComumFernandes, Mafalda Sofia Quaresma de Oliveira2016-04-08T11:28:31Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12988201334771porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:53Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12988Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:57.042149Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenção em pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico compreender para melhor comunicar relatório final |
title |
Intervenção em pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Intervenção em pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico Fernandes, Mafalda Sofia Quaresma de Oliveira Práticas Educativas Prática Pedagógica Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo |
title_short |
Intervenção em pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
Intervenção em pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Intervenção em pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Intervenção em pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Intervenção em pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico |
author |
Fernandes, Mafalda Sofia Quaresma de Oliveira |
author_facet |
Fernandes, Mafalda Sofia Quaresma de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959- Pereira, José Miguel Sacramento, 1968- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Mafalda Sofia Quaresma de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas Educativas Prática Pedagógica Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo |
topic |
Práticas Educativas Prática Pedagógica Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo |
description |
O presente relatório reflete as aprendizagens mais significativas resultantes da experiência de estágio efetuada no decurso do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Na primeira parte é apresentado o itinerário formativo associado aos estágios em Educação Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Em torno destes dois contextos educativos, são apresentadas duas experiências-chave realizadas na Educação Pré-escolar e duas experiências-chaves realizadas no 1º Ciclo do Ensino Básico. No seguimento, uma experiência transversal a transição do pré-escolar para o primeiro ciclo do ensino básico, e uma investigação relativa à perspetiva das crianças acerca do Jardim de Infância e da escola. Por fim, são apresentadas as considerações finais que traduzem as aprendizagens realizadas ao longo deste meu percurso formativo. A prática pedagógica, quer em contexto pré-escolar, quer em 1º Ciclo do Ensino Básico, contribuiu para a minha formação pessoal, académica, científica e pedagógica, pois permitiu observar, experimentar e acima de tudo refletir. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014-01-01T00:00:00Z 2016-04-08T11:28:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/12988 201334771 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/12988 |
identifier_str_mv |
201334771 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130015016681472 |