Intervenção em pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Mafalda Sofia Quaresma de Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12988
Resumo: O presente relatório reflete as aprendizagens mais significativas resultantes da experiência de estágio efetuada no decurso do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Na primeira parte é apresentado o itinerário formativo associado aos estágios em Educação Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Em torno destes dois contextos educativos, são apresentadas duas experiências-chave realizadas na Educação Pré-escolar e duas experiências-chaves realizadas no 1º Ciclo do Ensino Básico. No seguimento, uma experiência transversal a transição do pré-escolar para o primeiro ciclo do ensino básico, e uma investigação relativa à perspetiva das crianças acerca do Jardim de Infância e da escola. Por fim, são apresentadas as considerações finais que traduzem as aprendizagens realizadas ao longo deste meu percurso formativo. A prática pedagógica, quer em contexto pré-escolar, quer em 1º Ciclo do Ensino Básico, contribuiu para a minha formação pessoal, académica, científica e pedagógica, pois permitiu observar, experimentar e acima de tudo refletir.
id RCAP_c72b1b1b8bf46c039a0e754678c1e676
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12988
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervenção em pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básicocompreender para melhor comunicarrelatório finalPráticas EducativasPrática PedagógicaEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloO presente relatório reflete as aprendizagens mais significativas resultantes da experiência de estágio efetuada no decurso do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Na primeira parte é apresentado o itinerário formativo associado aos estágios em Educação Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Em torno destes dois contextos educativos, são apresentadas duas experiências-chave realizadas na Educação Pré-escolar e duas experiências-chaves realizadas no 1º Ciclo do Ensino Básico. No seguimento, uma experiência transversal a transição do pré-escolar para o primeiro ciclo do ensino básico, e uma investigação relativa à perspetiva das crianças acerca do Jardim de Infância e da escola. Por fim, são apresentadas as considerações finais que traduzem as aprendizagens realizadas ao longo deste meu percurso formativo. A prática pedagógica, quer em contexto pré-escolar, quer em 1º Ciclo do Ensino Básico, contribuiu para a minha formação pessoal, académica, científica e pedagógica, pois permitiu observar, experimentar e acima de tudo refletir.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Pereira, José Miguel Sacramento, 1968-Repositório ComumFernandes, Mafalda Sofia Quaresma de Oliveira2016-04-08T11:28:31Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12988201334771porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:53Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12988Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:57.042149Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção em pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
compreender para melhor comunicar
relatório final
title Intervenção em pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Intervenção em pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
Fernandes, Mafalda Sofia Quaresma de Oliveira
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
title_short Intervenção em pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title_full Intervenção em pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Intervenção em pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Intervenção em pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title_sort Intervenção em pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
author Fernandes, Mafalda Sofia Quaresma de Oliveira
author_facet Fernandes, Mafalda Sofia Quaresma de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-
Pereira, José Miguel Sacramento, 1968-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Mafalda Sofia Quaresma de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas Educativas
Prática Pedagógica
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
topic Práticas Educativas
Prática Pedagógica
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
description O presente relatório reflete as aprendizagens mais significativas resultantes da experiência de estágio efetuada no decurso do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Na primeira parte é apresentado o itinerário formativo associado aos estágios em Educação Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Em torno destes dois contextos educativos, são apresentadas duas experiências-chave realizadas na Educação Pré-escolar e duas experiências-chaves realizadas no 1º Ciclo do Ensino Básico. No seguimento, uma experiência transversal a transição do pré-escolar para o primeiro ciclo do ensino básico, e uma investigação relativa à perspetiva das crianças acerca do Jardim de Infância e da escola. Por fim, são apresentadas as considerações finais que traduzem as aprendizagens realizadas ao longo deste meu percurso formativo. A prática pedagógica, quer em contexto pré-escolar, quer em 1º Ciclo do Ensino Básico, contribuiu para a minha formação pessoal, académica, científica e pedagógica, pois permitiu observar, experimentar e acima de tudo refletir.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014-01-01T00:00:00Z
2016-04-08T11:28:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/12988
201334771
url http://hdl.handle.net/10400.26/12988
identifier_str_mv 201334771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130015016681472