Redução do desperdício alimentar na restauração coletiva : contributos para a alteração do comportamento do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Ângela Sofia Marques
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/31671
Resumo: Várias questões se levantam quando falamos em desperdício alimentar: económicas, morais, ambientais, sociais e de justiça. O desperdício alimentar é, portanto, nos nossos dias, uma temática bastante pertinente e em constante debate público, político e científico. Sabemos que é necessária uma mudança de hábitos alimentares ao nível individual e coletivo. É neste contexto importante almejar reduzir o desperdício alimentar no consumo de refeições. Tendo em vista este objetivo e suas condicionantes, um dos recursos apontados como eficaz é a sensibilização e transmissão de conhecimentos aos consumidores sobre o desperdício alimentar e o papel da responsabilidade individual e coletiva nesse fenómeno. Através da revisão de vários estudos de intervenção, bem como de comunicados de organismos europeus, conclui-se que até metade da produção de alimentos é desperdiçada ao longo de toda a cadeia de produção e aprovisionamento, sendo que cada europeu desperdiça por ano 179kg de alimentos. Neste contexto, o setor da restauração ao nível nacional tem um impacto de 14% nesta problemática. Mantendo-se as condições atuais, prevê-se um aumento significativo de 40%, podendo-se atingir os 126 milhões de toneladas de resíduos alimentares na União Europeia já no ano de 2020, não se conseguindo, em contraponto, alimentar a totalidade da população mundial. Assim, e seguindo as orientações do Parlamento Europeu para redução do desperdício alimentar, aponta-se para uma necessidade de intervenção contínua junto do consumidor, capacitando-o e consciencializando-o acerca desta temática. Resulta, desta forma, o planeamento de um estudo quasi-experimental com método de grupo controlo não equivalente, por forma a dar um contributo positivo nesta tentativa de redução ao nível da restauração coletiva nacional, tentando moldar o comportamento do consumidor. Assim, pretende-se identificar a natureza e a quantidade de desperdício alimentar gerada pelo consumidor atual no contexto da restauração coletiva; perceber quais as motivações que levam o consumidor da unidade de restauração coletiva a gerar desperdício alimentar, e, por fim, determinar que tipo de informação deverá ser fornecida aos consumidores destes estabelecimentos de modo a garantir uma redução efetiva do desperdício alimentar por esta via. Para tal, aplicaram-se cartazes com diferentes mensagens para indução da não produção de desperdício alimentar e usou-se o método de pesagem do conteúdo alimentar comestível dos tabuleiros de refeição. A metodologia foi aplicada a oito unidades de alimentação coletiva do 4 setor empresarial do Grande Porto, de março a setembro de 2015. Na análise dos dados recolhidos usou-se o teste estatístico ANOVA associado a teste de Fisher e o teste t-student. Conclui-se que existiu uma redução de 26%, para um nível de significância de 10%, do desperdício alimentar nas unidades de alimentação coletiva sujeitas a duas campanhas, após aplicação da campanha com efeito de feedback, em comparação com o baseline. O estudo reforça, assim, a importância da sensibilização sobre o tema, bem como a necessidade de aplicação de campanhas com inclusão de efeito feedback periódicas, alargadas, e estendidas temporalmente para a produção de um efeito consolidado.
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Através da revisão de vários estudos de intervenção, bem como de comunicados de organismos europeus, conclui-se que até metade da produção de alimentos é desperdiçada ao longo de toda a cadeia de produção e aprovisionamento, sendo que cada europeu desperdiça por ano 179kg de alimentos. Neste contexto, o setor da restauração ao nível nacional tem um impacto de 14% nesta problemática. Mantendo-se as condições atuais, prevê-se um aumento significativo de 40%, podendo-se atingir os 126 milhões de toneladas de resíduos alimentares na União Europeia já no ano de 2020, não se conseguindo, em contraponto, alimentar a totalidade da população mundial. Assim, e seguindo as orientações do Parlamento Europeu para redução do desperdício alimentar, aponta-se para uma necessidade de intervenção contínua junto do consumidor, capacitando-o e consciencializando-o acerca desta temática. Resulta, desta forma, o planeamento de um estudo quasi-experimental com método de grupo controlo não equivalente, por forma a dar um contributo positivo nesta tentativa de redução ao nível da restauração coletiva nacional, tentando moldar o comportamento do consumidor. Assim, pretende-se identificar a natureza e a quantidade de desperdício alimentar gerada pelo consumidor atual no contexto da restauração coletiva; perceber quais as motivações que levam o consumidor da unidade de restauração coletiva a gerar desperdício alimentar, e, por fim, determinar que tipo de informação deverá ser fornecida aos consumidores destes estabelecimentos de modo a garantir uma redução efetiva do desperdício alimentar por esta via. Para tal, aplicaram-se cartazes com diferentes mensagens para indução da não produção de desperdício alimentar e usou-se o método de pesagem do conteúdo alimentar comestível dos tabuleiros de refeição. A metodologia foi aplicada a oito unidades de alimentação coletiva do 4 setor empresarial do Grande Porto, de março a setembro de 2015. Na análise dos dados recolhidos usou-se o teste estatístico ANOVA associado a teste de Fisher e o teste t-student. Conclui-se que existiu uma redução de 26%, para um nível de significância de 10%, do desperdício alimentar nas unidades de alimentação coletiva sujeitas a duas campanhas, após aplicação da campanha com efeito de feedback, em comparação com o baseline. O estudo reforça, assim, a importância da sensibilização sobre o tema, bem como a necessidade de aplicação de campanhas com inclusão de efeito feedback periódicas, alargadas, e estendidas temporalmente para a produção de um efeito consolidado.Several questions arise when we talk about food waste: economic, moral, environmental and social. Food waste is nowadays a rather pertinent constant public, political and scientific debate. We know that a change in eating habits at the individual and collective level is required. It is important in this context to aim to reduce the food waste resulting from the consumption of meals away from home. To this end, one of the means identified as effective consists in raising awareness and transmitting knowledge to consumers on food waste and the role of individual and collective responsibility in this phenomenon. By reviewing several intervention studies, as well as reports of European organizations, it is concluded that up to half of the food produced is wasted along the entire chain of production and supply, with each European wasting 179kg of food annually. In regards to this, the food service industry is estimated to contribute with about 14% of total food waste currently produced in Portugal. If nothing is done, it is expected that food waste will increase as much as 40% in the coming years, reaching 126 million tons of wasted food by the year 2020 in the European Union alone. Meanwhile, we will remain unable, in contrast, to feed the whole world population. Thus, following the European Parliament's guidelines for reducing food waste, a need for continuous intervention with consumers is pointed out, to raise their awareness and give them the means to help counteract this problem. In view of this, a quasi-experimental study with non-equivalent control group design was planned and carried out during 2015. Its main aim was to make a positive contribution to help reduce the level of food waste generated by workplace canteen and restaurant meals, by trying to change customer behavior. Consequently, we intended to identify the nature and amount of food waste generated in this context; understand what are the motivations that lead the consumer of a mass catering unit to generate food waste, and, finally, determine what type of information should be provided to the customers of these establishments to ensure an effective reduction of food waste. To this, a poster campaign with different messages motivating customers to reduce plate waste was conducted, using the method of weighing the 6 edible food contents leftover in meal trays. This methodology was applied to eight workplace restaurants of the business community of Grand Porto, from March to September 2015. Data collected was statistically analyzed with ANOVA in association with Fisher test and Student t test. It was concluded that there was a significant (at the 10% level) reduction of 26% in the food waste generated by the restaurants where campaigns in two consecutive weeks, with intermediary performance feedback, were conducted, when compared to the baseline level. This study supports therefore the importance of consumer awareness and empowerment to help reduce food waste, as well as the need to apply periodical information campaigns with performance feedback, extended over time, to effectively change food behavior in the long-run.Costa, Ana Isabel de AlmeidaSilva, Vanda Cristina Brás daVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSoares, Ângela Sofia Marques2021-01-15T11:33:07Z2018-02-0120172018-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/31671TID:202578984porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:37:13Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/31671Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:25:33.576852Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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