intercultural dimension and the teaching of English in Portugal, The

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, João Carlos Amorim da Costa Lopes
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/2774
Resumo: O presente trabalho propõe-se abordar a questão da cultura e o seu papel no ensino de Inglês Língua Estrangeira no ensino obrigatório em Portugal, nomeadamente no 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, tendo em conta o contexto de globalização em que hoje vivemos e a necessidade de nos relacionarmos com outros povos. Neste sentido, realizámos um estudo baseado no levantamento de opiniões de alunos e professores sobre a dimensão cultural no ensino de Inglês e numa análise de conteúdo do programa de Inglês dos 2º e 3º ciclos de uma perspectiva intercultural. Este estudo mostra que, apesar de existirem elementos positivos no programa e atitudes de interesse e abertura por parte de professores e alunos perante a dimensão cultural, há ainda um longo caminho a percorrer, no que diz respeito à implementação de uma abordagem intercultural no ensino de Inglês em Portugal. ABSTRACT: This study aims to look at culture and its role in the English Language syllabus for the 2nd and 3rd Cycles of Basic Schooling in Portugal, taking into account the ever increasing need for peoples to interact with and relate to each other in an era of globalisation. To achieve our purposes, we have conducted a survey on the opinions of students and teachers about the cultural dimension of the teaching of English and we have analysed the content of the English syllabus of both the 2nd and 3rd cycles from an intercultural perspective. Our results show that, even though there are positive aspects in the syllabus and teachers and students show interest and openness towards the cultural dimension, there is still a long way to go before we can say there is an intercultural approach in the teaching of English in Portugal.
id RCAP_c79bbb80ee1946507d37a37f9e80e8e2
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/2774
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling intercultural dimension and the teaching of English in Portugal, TheLíngua inglesaEnsino da língua inglesaMulticulturalismoO presente trabalho propõe-se abordar a questão da cultura e o seu papel no ensino de Inglês Língua Estrangeira no ensino obrigatório em Portugal, nomeadamente no 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, tendo em conta o contexto de globalização em que hoje vivemos e a necessidade de nos relacionarmos com outros povos. Neste sentido, realizámos um estudo baseado no levantamento de opiniões de alunos e professores sobre a dimensão cultural no ensino de Inglês e numa análise de conteúdo do programa de Inglês dos 2º e 3º ciclos de uma perspectiva intercultural. Este estudo mostra que, apesar de existirem elementos positivos no programa e atitudes de interesse e abertura por parte de professores e alunos perante a dimensão cultural, há ainda um longo caminho a percorrer, no que diz respeito à implementação de uma abordagem intercultural no ensino de Inglês em Portugal. ABSTRACT: This study aims to look at culture and its role in the English Language syllabus for the 2nd and 3rd Cycles of Basic Schooling in Portugal, taking into account the ever increasing need for peoples to interact with and relate to each other in an era of globalisation. To achieve our purposes, we have conducted a survey on the opinions of students and teachers about the cultural dimension of the teaching of English and we have analysed the content of the English syllabus of both the 2nd and 3rd cycles from an intercultural perspective. Our results show that, even though there are positive aspects in the syllabus and teachers and students show interest and openness towards the cultural dimension, there is still a long way to go before we can say there is an intercultural approach in the teaching of English in Portugal.Universidade de Aveiro2011-04-19T14:28:02Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/2774engVieira, João Carlos Amorim da Costa Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:01:06Zoai:ria.ua.pt:10773/2774Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:07.862147Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv intercultural dimension and the teaching of English in Portugal, The
title intercultural dimension and the teaching of English in Portugal, The
spellingShingle intercultural dimension and the teaching of English in Portugal, The
Vieira, João Carlos Amorim da Costa Lopes
Língua inglesa
Ensino da língua inglesa
Multiculturalismo
title_short intercultural dimension and the teaching of English in Portugal, The
title_full intercultural dimension and the teaching of English in Portugal, The
title_fullStr intercultural dimension and the teaching of English in Portugal, The
title_full_unstemmed intercultural dimension and the teaching of English in Portugal, The
title_sort intercultural dimension and the teaching of English in Portugal, The
author Vieira, João Carlos Amorim da Costa Lopes
author_facet Vieira, João Carlos Amorim da Costa Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, João Carlos Amorim da Costa Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
Ensino da língua inglesa
Multiculturalismo
topic Língua inglesa
Ensino da língua inglesa
Multiculturalismo
description O presente trabalho propõe-se abordar a questão da cultura e o seu papel no ensino de Inglês Língua Estrangeira no ensino obrigatório em Portugal, nomeadamente no 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, tendo em conta o contexto de globalização em que hoje vivemos e a necessidade de nos relacionarmos com outros povos. Neste sentido, realizámos um estudo baseado no levantamento de opiniões de alunos e professores sobre a dimensão cultural no ensino de Inglês e numa análise de conteúdo do programa de Inglês dos 2º e 3º ciclos de uma perspectiva intercultural. Este estudo mostra que, apesar de existirem elementos positivos no programa e atitudes de interesse e abertura por parte de professores e alunos perante a dimensão cultural, há ainda um longo caminho a percorrer, no que diz respeito à implementação de uma abordagem intercultural no ensino de Inglês em Portugal. ABSTRACT: This study aims to look at culture and its role in the English Language syllabus for the 2nd and 3rd Cycles of Basic Schooling in Portugal, taking into account the ever increasing need for peoples to interact with and relate to each other in an era of globalisation. To achieve our purposes, we have conducted a survey on the opinions of students and teachers about the cultural dimension of the teaching of English and we have analysed the content of the English syllabus of both the 2nd and 3rd cycles from an intercultural perspective. Our results show that, even though there are positive aspects in the syllabus and teachers and students show interest and openness towards the cultural dimension, there is still a long way to go before we can say there is an intercultural approach in the teaching of English in Portugal.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008
2011-04-19T14:28:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/2774
url http://hdl.handle.net/10773/2774
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137459814006784