O multiculturalismo e a educação intercultural no ensino do inglês
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/9714 |
Resumo: | Vivemos numa sociedade marcada pela diversidade cultural, sendo a escola dos nossos dias cada vez mais multicultural. A diversidade cultural e o multiculturalismo são simultaneamente uma riqueza, mas podem também ser um obstáculo a uma convivência harmoniosa. Torna-se deste modo, premente o professor educar para a interculturalidade. Na presente dissertação, irei argumentar que a língua inglesa terá um papel crucial no desenvolvimento de uma competência intercultural. Neste sentido, analisamos o programa do Ensino Secundário numa perspetiva intercultural e realizámos um estudo baseado no levantamento de opiniões de professores. Optou-se por se realizar um estudo de caráter exploratório de natureza qualitativa. O instrumento utilizado para a recolha de dados foi a entrevista semi-.diretiva individual e para se proceder à análise dos dados recolhidos aplicou-se a análise de conteúdo. Este estudo mostra que, apesar de existir uma clara abertura intercultural nos programas e atitudes de interesse e abertura por parte dos professores perante a dimensão intercultural, ainda há um caminho a percorrer no que diz respeito ao desenvolvimento de uma competência intercultural no ensino da língua inglesa. |
id |
RCAP_87013b424e671cc05e1dd9cc678bed8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/9714 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O multiculturalismo e a educação intercultural no ensino do inglêsEducação interculturalMulticulturalismoDesenvolvimento das competênciasLíngua inglesa - Ensino de uma segunda línguaVivemos numa sociedade marcada pela diversidade cultural, sendo a escola dos nossos dias cada vez mais multicultural. A diversidade cultural e o multiculturalismo são simultaneamente uma riqueza, mas podem também ser um obstáculo a uma convivência harmoniosa. Torna-se deste modo, premente o professor educar para a interculturalidade. Na presente dissertação, irei argumentar que a língua inglesa terá um papel crucial no desenvolvimento de uma competência intercultural. Neste sentido, analisamos o programa do Ensino Secundário numa perspetiva intercultural e realizámos um estudo baseado no levantamento de opiniões de professores. Optou-se por se realizar um estudo de caráter exploratório de natureza qualitativa. O instrumento utilizado para a recolha de dados foi a entrevista semi-.diretiva individual e para se proceder à análise dos dados recolhidos aplicou-se a análise de conteúdo. Este estudo mostra que, apesar de existir uma clara abertura intercultural nos programas e atitudes de interesse e abertura por parte dos professores perante a dimensão intercultural, ainda há um caminho a percorrer no que diz respeito ao desenvolvimento de uma competência intercultural no ensino da língua inglesa.We live in a society marked by cultural diversity and today’s school is also increasingly multicultural. Cultural diversity and multiculturalism are simultaneously an asset, but they can also be an obstacle to harmonious coexistence. It is thus imperative that teachers educate for Interculturality. In this dissertation I will argue that the English language will have a crucial role in the development of an intercultural competence. Thus we have conducted a study based on the analysis of the English Secondary Syllabus from an intercultural perspective and a survey of teachers’ opinions. It was decided to carry out an exploratory qualitative study. The instrument used for data collection was a semi-structured interview and to analyze the data collected in this study we applied content analysis. This study shows that although there is a clear openness in the English Secondary Syllabus and openness on the part of teachers to the intercultural dimension, there is still a way to go with regard to the development of intercultural competence in English language teaching.Universidade de Aveiro2013-02-16T10:01:23Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9714porNunes, Susana Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:16:45Zoai:ria.ua.pt:10773/9714Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:29.932135Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O multiculturalismo e a educação intercultural no ensino do inglês |
title |
O multiculturalismo e a educação intercultural no ensino do inglês |
spellingShingle |
O multiculturalismo e a educação intercultural no ensino do inglês Nunes, Susana Fernandes Educação intercultural Multiculturalismo Desenvolvimento das competências Língua inglesa - Ensino de uma segunda língua |
title_short |
O multiculturalismo e a educação intercultural no ensino do inglês |
title_full |
O multiculturalismo e a educação intercultural no ensino do inglês |
title_fullStr |
O multiculturalismo e a educação intercultural no ensino do inglês |
title_full_unstemmed |
O multiculturalismo e a educação intercultural no ensino do inglês |
title_sort |
O multiculturalismo e a educação intercultural no ensino do inglês |
author |
Nunes, Susana Fernandes |
author_facet |
Nunes, Susana Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Susana Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação intercultural Multiculturalismo Desenvolvimento das competências Língua inglesa - Ensino de uma segunda língua |
topic |
Educação intercultural Multiculturalismo Desenvolvimento das competências Língua inglesa - Ensino de uma segunda língua |
description |
Vivemos numa sociedade marcada pela diversidade cultural, sendo a escola dos nossos dias cada vez mais multicultural. A diversidade cultural e o multiculturalismo são simultaneamente uma riqueza, mas podem também ser um obstáculo a uma convivência harmoniosa. Torna-se deste modo, premente o professor educar para a interculturalidade. Na presente dissertação, irei argumentar que a língua inglesa terá um papel crucial no desenvolvimento de uma competência intercultural. Neste sentido, analisamos o programa do Ensino Secundário numa perspetiva intercultural e realizámos um estudo baseado no levantamento de opiniões de professores. Optou-se por se realizar um estudo de caráter exploratório de natureza qualitativa. O instrumento utilizado para a recolha de dados foi a entrevista semi-.diretiva individual e para se proceder à análise dos dados recolhidos aplicou-se a análise de conteúdo. Este estudo mostra que, apesar de existir uma clara abertura intercultural nos programas e atitudes de interesse e abertura por parte dos professores perante a dimensão intercultural, ainda há um caminho a percorrer no que diz respeito ao desenvolvimento de uma competência intercultural no ensino da língua inglesa. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2013-02-16T10:01:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/9714 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/9714 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137516830326784 |