O multiculturalismo e a educação intercultural no ensino do inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Susana Fernandes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/9714
Resumo: Vivemos numa sociedade marcada pela diversidade cultural, sendo a escola dos nossos dias cada vez mais multicultural. A diversidade cultural e o multiculturalismo são simultaneamente uma riqueza, mas podem também ser um obstáculo a uma convivência harmoniosa. Torna-se deste modo, premente o professor educar para a interculturalidade. Na presente dissertação, irei argumentar que a língua inglesa terá um papel crucial no desenvolvimento de uma competência intercultural. Neste sentido, analisamos o programa do Ensino Secundário numa perspetiva intercultural e realizámos um estudo baseado no levantamento de opiniões de professores. Optou-se por se realizar um estudo de caráter exploratório de natureza qualitativa. O instrumento utilizado para a recolha de dados foi a entrevista semi-.diretiva individual e para se proceder à análise dos dados recolhidos aplicou-se a análise de conteúdo. Este estudo mostra que, apesar de existir uma clara abertura intercultural nos programas e atitudes de interesse e abertura por parte dos professores perante a dimensão intercultural, ainda há um caminho a percorrer no que diz respeito ao desenvolvimento de uma competência intercultural no ensino da língua inglesa.
id RCAP_87013b424e671cc05e1dd9cc678bed8b
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/9714
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O multiculturalismo e a educação intercultural no ensino do inglêsEducação interculturalMulticulturalismoDesenvolvimento das competênciasLíngua inglesa - Ensino de uma segunda línguaVivemos numa sociedade marcada pela diversidade cultural, sendo a escola dos nossos dias cada vez mais multicultural. A diversidade cultural e o multiculturalismo são simultaneamente uma riqueza, mas podem também ser um obstáculo a uma convivência harmoniosa. Torna-se deste modo, premente o professor educar para a interculturalidade. Na presente dissertação, irei argumentar que a língua inglesa terá um papel crucial no desenvolvimento de uma competência intercultural. Neste sentido, analisamos o programa do Ensino Secundário numa perspetiva intercultural e realizámos um estudo baseado no levantamento de opiniões de professores. Optou-se por se realizar um estudo de caráter exploratório de natureza qualitativa. O instrumento utilizado para a recolha de dados foi a entrevista semi-.diretiva individual e para se proceder à análise dos dados recolhidos aplicou-se a análise de conteúdo. Este estudo mostra que, apesar de existir uma clara abertura intercultural nos programas e atitudes de interesse e abertura por parte dos professores perante a dimensão intercultural, ainda há um caminho a percorrer no que diz respeito ao desenvolvimento de uma competência intercultural no ensino da língua inglesa.We live in a society marked by cultural diversity and today’s school is also increasingly multicultural. Cultural diversity and multiculturalism are simultaneously an asset, but they can also be an obstacle to harmonious coexistence. It is thus imperative that teachers educate for Interculturality. In this dissertation I will argue that the English language will have a crucial role in the development of an intercultural competence. Thus we have conducted a study based on the analysis of the English Secondary Syllabus from an intercultural perspective and a survey of teachers’ opinions. It was decided to carry out an exploratory qualitative study. The instrument used for data collection was a semi-structured interview and to analyze the data collected in this study we applied content analysis. This study shows that although there is a clear openness in the English Secondary Syllabus and openness on the part of teachers to the intercultural dimension, there is still a way to go with regard to the development of intercultural competence in English language teaching.Universidade de Aveiro2013-02-16T10:01:23Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9714porNunes, Susana Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:16:45Zoai:ria.ua.pt:10773/9714Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:29.932135Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O multiculturalismo e a educação intercultural no ensino do inglês
title O multiculturalismo e a educação intercultural no ensino do inglês
spellingShingle O multiculturalismo e a educação intercultural no ensino do inglês
Nunes, Susana Fernandes
Educação intercultural
Multiculturalismo
Desenvolvimento das competências
Língua inglesa - Ensino de uma segunda língua
title_short O multiculturalismo e a educação intercultural no ensino do inglês
title_full O multiculturalismo e a educação intercultural no ensino do inglês
title_fullStr O multiculturalismo e a educação intercultural no ensino do inglês
title_full_unstemmed O multiculturalismo e a educação intercultural no ensino do inglês
title_sort O multiculturalismo e a educação intercultural no ensino do inglês
author Nunes, Susana Fernandes
author_facet Nunes, Susana Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Susana Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação intercultural
Multiculturalismo
Desenvolvimento das competências
Língua inglesa - Ensino de uma segunda língua
topic Educação intercultural
Multiculturalismo
Desenvolvimento das competências
Língua inglesa - Ensino de uma segunda língua
description Vivemos numa sociedade marcada pela diversidade cultural, sendo a escola dos nossos dias cada vez mais multicultural. A diversidade cultural e o multiculturalismo são simultaneamente uma riqueza, mas podem também ser um obstáculo a uma convivência harmoniosa. Torna-se deste modo, premente o professor educar para a interculturalidade. Na presente dissertação, irei argumentar que a língua inglesa terá um papel crucial no desenvolvimento de uma competência intercultural. Neste sentido, analisamos o programa do Ensino Secundário numa perspetiva intercultural e realizámos um estudo baseado no levantamento de opiniões de professores. Optou-se por se realizar um estudo de caráter exploratório de natureza qualitativa. O instrumento utilizado para a recolha de dados foi a entrevista semi-.diretiva individual e para se proceder à análise dos dados recolhidos aplicou-se a análise de conteúdo. Este estudo mostra que, apesar de existir uma clara abertura intercultural nos programas e atitudes de interesse e abertura por parte dos professores perante a dimensão intercultural, ainda há um caminho a percorrer no que diz respeito ao desenvolvimento de uma competência intercultural no ensino da língua inglesa.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-02-16T10:01:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/9714
url http://hdl.handle.net/10773/9714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137516830326784