A presença das instituições de ensino superior na web social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/29454 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Sistemas de Informação |
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A presença das instituições de ensino superior na web socialWeb 2.0Redes sociaisProcesso de BolonhaEnsino superiorAdoção institucionalSocial networksBologna processHigher educationInstitutional adoption681.324:378378:681.324Dissertação de mestrado em Sistemas de InformaçãoA Web 2.0 veio criar uma nova perspetiva de utilização dinâmica, cooperativa, colaborativa da informação, proporcionando assim, uma mudança de paradigma no contexto e na comunicação organizacional. Para o contexto educacional, os desafios são árduos, visto que requer adequar e ajustar de uma forma criteriosa toda e qualquer informação difundida na rede, integrando frequentemente os serviços web 2.0 para o ambiente da aprendizagem. Este estudo interpreta e analisa algumas das linhas de força orientadoras do Processo de Bolonha, e como as Instituições de Ensino Superior (IES) estão a utilizar a Web social. Procura-se com este estudo contribuir para o crescimento do espaço do conhecimento no campo de Sistemas de Informação (SI). O estudo não aspira apresentar-se como solução definitiva para os problemas de adoção da web 2.0, mas sim, espera chamar a atenção sobre factos que podem trazer benefícios às Instituições de Ensino Superior. Deste modo, e tendo em conta a relevância do estudo no contexto organizacional, surge este trabalho que tem como um dos principais objetivos compreender as razões que levam as IES a adotarem as plataformas da Web social. Outrossim, são identificadas as plataformas utilizadas pelas Instituições de Ensino Superior (para além do seu site institucional), apresentadas algumas métricas de adoção e utilização, e fornecidas pistas para uma reflexão crítica sobre o alinhamento entre as práticas visíveis (mais ou menos publicitadas) e os propósitos do Processo de Bolonha. Por sua vez, estuda-se a convergência em torno das plataformas Facebook, iTunes U, LinkedIn, Twitter, YouTube, Flickr, Slideshare, hi5, Issuu, Vimeo e Google+, e do alinhamento da Web social com alguns propósitos do Processo de Bolonha.Web 2.0 has created a new perspective of using dynamic, cooperative, collaborative information, thus providing a paradigm shift in context and organizational communication. In the educational context, the challenges are arduous, since it requires adapting and adjusting in a judicious way any information disseminated on the network, often integrating web 2.0 services for the learning environment. This study interprets and analyzes some of the driving forces guiding the Bologna Process, and how Higher Education Institutions (HEIs) are using the social web. Looking up from this study contribute to the growth of the space of knowledge in the field of Information Systems (IS). The study does not seek to present themselves as the definitive solution to the problems of adoption of web 2.0, but is expected to draw attention to events that can bring benefits to Higher Education Institutions. Thus, taking into account the relevance of the study in the organizational context, this work arises which has as a main objective to understand the reasons why HEIs to adopt social web platforms. Furthermore, it identifies the platforms used by higher education institutions (apart from its institutional website), presented some metrics adoption and use, and suggest a critical reflection on the alignment between practices visible (more or less advertised) and the aims of the Bologna Process. In turn, studies the convergence around the Facebook platform, iTunes U, LinkedIn, Twitter, YouTube, Flickr, Slideshare, hi5, Issuu, Vimeo and Google +, and alignment of the social web with some purposes of the Bologna Process.Pimenta, PedroUniversidade do MinhoTavares, Artemiso da Rosa Mendes20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/29454por201095009info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:09:30Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29454Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:00:54.772738Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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