Predisposição dos aveirenses para a temática do marketing verde na criação de uma lavandaria ecológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/7936 |
Resumo: | O Marketing Verde tem vindo a ganhar importância praticamente em todos os ramos de negócio. O Ramo das lavandarias não é excepção, é evidente a abertura de lavandarias ecológicas, que utilizam produtos não prejudiciais ao ambiente, quer a nível nacional ou internacional. Assim sendo, é nessa óptica que desenvolvemos o presente projecto profissional, onde tentamos perceber até que ponto estão os Aveirenses dispostos, a pagar a mais por um serviço de lavandaria ecológico. O que pretendemos verificar com este estudo, é se o investimento numa lavandaria ecológica no Distrito de Aveiro é ou não rentável. Este estudo levou a cabo diversas etapas, onde o primeiro passo foi identificar a problemática deste projecto profissional. O segundo passo baseou-se no estudo de documentos de cariz científico, para que o nosso projecto tivesse uma boa base de sustentação teórica. As temáticas mais abordadas foram o Marketing, o Marketing Verde e Estratégia. Após uma recolha exaustiva de material de fundamentação, ponderamos que o tipo de estudo mais adequado ao nosso projecto seria um estudo quantitativo. Como tal, elaboramos um questionário para que pudéssemos entrevistar os indivíduos residentes no Distrito de Aveiro, pois é neste Distrito que pretendemos verificar a viabilidade de investir numa lavandaria ecológica. Este questionário foi efectuado via-telefone a 300 indivíduos com contactos telefónicos, escolhidos aleatoriamente da lista telefónica do Distrito de Aveiro. O tratamento dos resultados obtidos com os questionários, foi efectuado com o auxílio do programa estatístico SPSS, onde nos foi permitido criar tabelas explicativas onde concluímos que o investimento de uma Lavandaria Ecológica em Aveiro não é rentável. |
id |
RCAP_c7ad4918ed0e1a11a5a44bc3a87dd538 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/7936 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Predisposição dos aveirenses para a temática do marketing verde na criação de uma lavandaria ecológicaMarketing verdeSustentabilidadeServiços ecológicosEstudo de mercadoO Marketing Verde tem vindo a ganhar importância praticamente em todos os ramos de negócio. O Ramo das lavandarias não é excepção, é evidente a abertura de lavandarias ecológicas, que utilizam produtos não prejudiciais ao ambiente, quer a nível nacional ou internacional. Assim sendo, é nessa óptica que desenvolvemos o presente projecto profissional, onde tentamos perceber até que ponto estão os Aveirenses dispostos, a pagar a mais por um serviço de lavandaria ecológico. O que pretendemos verificar com este estudo, é se o investimento numa lavandaria ecológica no Distrito de Aveiro é ou não rentável. Este estudo levou a cabo diversas etapas, onde o primeiro passo foi identificar a problemática deste projecto profissional. O segundo passo baseou-se no estudo de documentos de cariz científico, para que o nosso projecto tivesse uma boa base de sustentação teórica. As temáticas mais abordadas foram o Marketing, o Marketing Verde e Estratégia. Após uma recolha exaustiva de material de fundamentação, ponderamos que o tipo de estudo mais adequado ao nosso projecto seria um estudo quantitativo. Como tal, elaboramos um questionário para que pudéssemos entrevistar os indivíduos residentes no Distrito de Aveiro, pois é neste Distrito que pretendemos verificar a viabilidade de investir numa lavandaria ecológica. Este questionário foi efectuado via-telefone a 300 indivíduos com contactos telefónicos, escolhidos aleatoriamente da lista telefónica do Distrito de Aveiro. O tratamento dos resultados obtidos com os questionários, foi efectuado com o auxílio do programa estatístico SPSS, onde nos foi permitido criar tabelas explicativas onde concluímos que o investimento de uma Lavandaria Ecológica em Aveiro não é rentável.Magalhães, CarlaRepositório ComumCoelho, António2011-01-01T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Z2025-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/7936porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:24:34Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/7936Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:53.780448Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Predisposição dos aveirenses para a temática do marketing verde na criação de uma lavandaria ecológica |
title |
Predisposição dos aveirenses para a temática do marketing verde na criação de uma lavandaria ecológica |
spellingShingle |
Predisposição dos aveirenses para a temática do marketing verde na criação de uma lavandaria ecológica Coelho, António Marketing verde Sustentabilidade Serviços ecológicos Estudo de mercado |
title_short |
Predisposição dos aveirenses para a temática do marketing verde na criação de uma lavandaria ecológica |
title_full |
Predisposição dos aveirenses para a temática do marketing verde na criação de uma lavandaria ecológica |
title_fullStr |
Predisposição dos aveirenses para a temática do marketing verde na criação de uma lavandaria ecológica |
title_full_unstemmed |
Predisposição dos aveirenses para a temática do marketing verde na criação de uma lavandaria ecológica |
title_sort |
Predisposição dos aveirenses para a temática do marketing verde na criação de uma lavandaria ecológica |
author |
Coelho, António |
author_facet |
Coelho, António |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Magalhães, Carla Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing verde Sustentabilidade Serviços ecológicos Estudo de mercado |
topic |
Marketing verde Sustentabilidade Serviços ecológicos Estudo de mercado |
description |
O Marketing Verde tem vindo a ganhar importância praticamente em todos os ramos de negócio. O Ramo das lavandarias não é excepção, é evidente a abertura de lavandarias ecológicas, que utilizam produtos não prejudiciais ao ambiente, quer a nível nacional ou internacional. Assim sendo, é nessa óptica que desenvolvemos o presente projecto profissional, onde tentamos perceber até que ponto estão os Aveirenses dispostos, a pagar a mais por um serviço de lavandaria ecológico. O que pretendemos verificar com este estudo, é se o investimento numa lavandaria ecológica no Distrito de Aveiro é ou não rentável. Este estudo levou a cabo diversas etapas, onde o primeiro passo foi identificar a problemática deste projecto profissional. O segundo passo baseou-se no estudo de documentos de cariz científico, para que o nosso projecto tivesse uma boa base de sustentação teórica. As temáticas mais abordadas foram o Marketing, o Marketing Verde e Estratégia. Após uma recolha exaustiva de material de fundamentação, ponderamos que o tipo de estudo mais adequado ao nosso projecto seria um estudo quantitativo. Como tal, elaboramos um questionário para que pudéssemos entrevistar os indivíduos residentes no Distrito de Aveiro, pois é neste Distrito que pretendemos verificar a viabilidade de investir numa lavandaria ecológica. Este questionário foi efectuado via-telefone a 300 indivíduos com contactos telefónicos, escolhidos aleatoriamente da lista telefónica do Distrito de Aveiro. O tratamento dos resultados obtidos com os questionários, foi efectuado com o auxílio do programa estatístico SPSS, onde nos foi permitido criar tabelas explicativas onde concluímos que o investimento de uma Lavandaria Ecológica em Aveiro não é rentável. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011-01-01T00:00:00Z 2025-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/7936 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/7936 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130005765095424 |