A comunicação corporativa do município de Tábua
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/2214 |
Resumo: | Dissertação/Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em parceria com a Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico. |
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A comunicação corporativa do município de TábuaMarcaMunicípioComunicaçãoIdentidadeDesignDissertação/Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em parceria com a Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.A presente proposta remete para a Comunicação Corporativa do Município de Tábua. A importância da representação gráfica das cidades e vilas deixou de ser só apenas um contributo inovador. Na década de trinta do século XX, as cidades e vilas ganharam uma estruturação gráfica de modo a uniformizá-las, através de brasões municipais. O brasão mantém-se ainda hoje como elemento gráfico de assumido destaque para as autarquias. Figura no protocolo autárquico como símbolo da cidade ou vila e é usado, nomeadamente, em suportes de comunicação institucional. Nas últimas décadas, as cidades e vilas sentiram a necessidade de afirmar a sua identidade através de um sistema gráfico que as permitisse distinguir de todas as outras. O crescimento acentuado da fixação das pessoas nas cidades e vilas, faz com que elas hoje em dia vivam num ambiente fortemente competitivo, daí a existência de concorrência entre si como forma de atraírem investimentos e pessoas. Deste modo não podemos menosprezar a diferenciação através de uma marca como elemento de afirmação da identidade da cidade. O objetivo deste estudo é clarificar antes de mais, o significado da marca e a sua aplicação na identificação do concelho de Tábua. A metodologia adotada será ativa e intervencionista e terá um estudo de caso global que depois se divide em pequenos estudos de caso. Podemos dizer que as gramáticas gráficas usadas na nas atuais marcas municipais podem afirmar a cidade ou a vila, pretende-se portanto numa primeira fase uma investigação sobre todos os elementos históricos da vila de Tábua, para numa segunda fase criar uma identidade global forte e que mostre bem o espírito de afirmação deste município perante os outros.Neves, João Vasco MatosMartins, Daniel RaposoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoRibeiro, Pedro Miguel Lourenço da Costa2014-01-14T15:25:36Z201420132014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2214TID:201074230porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:39:50Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2214Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:33.190986Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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