Envolvimento dos alunos na escola e ação dos professores : uma revisão da literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/4183 |
Resumo: | I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação” (ICIEAE), Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), 15, 16 e 17 de julho de 2013. |
id |
RCAP_c7ee1c89cf0cd3f968cedaed086ce487 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/4183 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Envolvimento dos alunos na escola e ação dos professores : uma revisão da literaturaCompetência ProfissionalComportamento EscolarEnvolvimento do Aluno na EscolaProfessorRelação Professor-AlunoResultado EscolarI Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação” (ICIEAE), Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), 15, 16 e 17 de julho de 2013.A relação entre as variáveis atuação dos professores e comportamentos dos alunos tem sido investigada, destacando-se a sua importância e atualidade. Faltam, no entanto, estudos que atendam a dimensões específicas de cada um dos conceitos e aprofundem inconsistências entre os estudos existentes. O envolvimento dos alunos na escola é definido como a vivência de ligação centrípeta do aluno à escola, em dimensões específicas como, cognitiva, afetiva, comportamental e agenciativa (Veiga, 2012; 2013), correspondendo, assim, aos sentimentos, pensamentos e comportamentos tidos pelos estudantes em contexto escolar. Para descrever o estado da arte do presente tema “envolvimento na escola” e “ação dos professores”, a metodologia utilizada foi a revisão da literatura de tipo narrativa. A ação dos professores, quer percecionada pelos alunos, quer professada pelos professores, é um construto multidimensional que inclui um conjunto de variáveis que requerem operacionalização e estudo aprofundado. Alguns estudos têm vindo a analisar as representações dos alunos acerca de comportamentos de profissionalidade docente, conceito que remete para estilos de gestão da sala de aula, competências de relação professor-aluno, e apoio do professor percebido pelos alunos — enquanto componentes do perfil de um bom professor. O objetivo do presente estudo foi proceder à revisão de literatura sobre a relação entre o envolvimento dos alunos na escola e a atuação dos professores, incluindo os seus comportamentos de profissionalidade docente.ABSTRACT: The relationship between the variables teachers’ effectiveness and students’ behavior has been investigated, and its value and current relevance have been highlighted in the literature. There is, however, a lack of empirical studies on the specific dimensions of each one of the concepts, and also targeting the inconsistencies in existing studies. Students’ engagement in school is defined as the experience of centripetal connection of the student to the school, in specific dimensions – cognitive, affective, behavioral and students’ agency (Veiga, 2012; 2013), corresponding, thus, to the feelings, thoughts and behaviors exhibited by students about their experiences in school context. In order to describe the state of art of student’s engagement in school and teachers’ effectiveness, we prepared a narrative review. Teachers’ practices, either perceived by the students or expressed by the teachers, is a multidimensional construct which includes a number of variables requiring deeper operationalization and study. Some studies have been analyzing students’ representations about their teachers’ professional behaviors – a notion containing concepts such as classroom management styles, teacher-student’s relationship capacities, teacher support as perceived by the students – as components of the profile that portrays a good teacher. The purpose of the present study was to review literature on the relation between students’ engagement in school and teachers’ practices, including their professional behaviors.Este artigo é um produto do Projeto PTDC/CPE-CED/114362/2009 - Envolvimento dos Alunos na escola: Diferenciação e Promoção, financiado por Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoRepositório da Universidade dos AçoresVeiga, Feliciano HenriquesTaveira, M. CéuCaldeira, Suzana NunesMoura, HéliaGalvão, DianaBarbosa, Altemir2017-05-27T14:30:40Z2014-072014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4183porVeiga, F. H., Taveira, S., Caldeira, S. N., Moura, H., Galvão, D., & Barbosa, A. (2014). "Envolvimento dos alunos na escola e ação dos professores: uma revisão da literatura". In Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, (pp. 1895-1905). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 15 a 17 julho de 2014. ISBN: 978-989-98314-7-6.978-989-98314-7-6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:32:26Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4183Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:42.057221Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Envolvimento dos alunos na escola e ação dos professores : uma revisão da literatura |
title |
Envolvimento dos alunos na escola e ação dos professores : uma revisão da literatura |
spellingShingle |
Envolvimento dos alunos na escola e ação dos professores : uma revisão da literatura Veiga, Feliciano Henriques Competência Profissional Comportamento Escolar Envolvimento do Aluno na Escola Professor Relação Professor-Aluno Resultado Escolar |
title_short |
Envolvimento dos alunos na escola e ação dos professores : uma revisão da literatura |
title_full |
Envolvimento dos alunos na escola e ação dos professores : uma revisão da literatura |
title_fullStr |
Envolvimento dos alunos na escola e ação dos professores : uma revisão da literatura |
title_full_unstemmed |
Envolvimento dos alunos na escola e ação dos professores : uma revisão da literatura |
title_sort |
Envolvimento dos alunos na escola e ação dos professores : uma revisão da literatura |
author |
Veiga, Feliciano Henriques |
author_facet |
Veiga, Feliciano Henriques Taveira, M. Céu Caldeira, Suzana Nunes Moura, Hélia Galvão, Diana Barbosa, Altemir |
author_role |
author |
author2 |
Taveira, M. Céu Caldeira, Suzana Nunes Moura, Hélia Galvão, Diana Barbosa, Altemir |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veiga, Feliciano Henriques Taveira, M. Céu Caldeira, Suzana Nunes Moura, Hélia Galvão, Diana Barbosa, Altemir |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência Profissional Comportamento Escolar Envolvimento do Aluno na Escola Professor Relação Professor-Aluno Resultado Escolar |
topic |
Competência Profissional Comportamento Escolar Envolvimento do Aluno na Escola Professor Relação Professor-Aluno Resultado Escolar |
description |
I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação” (ICIEAE), Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), 15, 16 e 17 de julho de 2013. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07 2014-07-01T00:00:00Z 2017-05-27T14:30:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/4183 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/4183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Veiga, F. H., Taveira, S., Caldeira, S. N., Moura, H., Galvão, D., & Barbosa, A. (2014). "Envolvimento dos alunos na escola e ação dos professores: uma revisão da literatura". In Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, (pp. 1895-1905). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 15 a 17 julho de 2014. ISBN: 978-989-98314-7-6. 978-989-98314-7-6 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130720719863808 |