A importância de um plano de marketing na estratégia de internacionalização de uma empresa: o caso da Windpark no Chile

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cosra, David Milheiro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/3241
Resumo: Este relatório tem por base o estágio curricular realizado na Efacont 2, no período de 20 de setembro de 2019 a 20 de março de 2020, no âmbito do Mestrado em Marketing e Negócios Digitais da Universidade Portucalense Infante D. Henrique. O estágio incidiu maioritariamente no gabinete de internacionalização da empresa, tendo como principais objetivos a consolidação dos conhecimentos adquiridos durante o mestrado e a perceção da importância do marketing no sucesso de uma organização. A principal meta do presente documento, passa por ilustrar a importância de um plano de marketing na estratégia de internacionalização de uma empresa, avaliando o impacto que um conjunto de medidas e ações, desenvolvidas através de ferramentas de marketing, podem ter no sucesso de um processo de internacionalização. Neste sentido, o trabalho enunciado ao longo de todo o documento contribuiu para o desenvolvimento de novas estratégias de marketing, de forma a aumentar a notoriedade da empresa em questão e a sua probabilidade de sucesso na entrada no novo mercado-alvo. No entanto, durante o período de estágio foram executadas muitas outras tarefas, estudos de mercado, planos de divulgação de resultados, análise económica e financeira, estudos de viabilidade, planos de negócios, estudos jurídicos e mapas de controlo dos projetos relacionados com o Portugal 2020. As atividades realizadas, durante o período de estágio, resultaram numa aprendizagem constante, permitindo a aquisição e o desenvolvimento de novas competências técnicas, científicas e comunicacionais, nas áreas do marketing, gestão e gestão de projetos.
id RCAP_c7ef7861f661b337157d32a663bf2e1e
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/3241
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A importância de um plano de marketing na estratégia de internacionalização de uma empresa: o caso da Windpark no ChileMarketingInternacionalizaçãoEstágioPlano de marketingEstratégiaEste relatório tem por base o estágio curricular realizado na Efacont 2, no período de 20 de setembro de 2019 a 20 de março de 2020, no âmbito do Mestrado em Marketing e Negócios Digitais da Universidade Portucalense Infante D. Henrique. O estágio incidiu maioritariamente no gabinete de internacionalização da empresa, tendo como principais objetivos a consolidação dos conhecimentos adquiridos durante o mestrado e a perceção da importância do marketing no sucesso de uma organização. A principal meta do presente documento, passa por ilustrar a importância de um plano de marketing na estratégia de internacionalização de uma empresa, avaliando o impacto que um conjunto de medidas e ações, desenvolvidas através de ferramentas de marketing, podem ter no sucesso de um processo de internacionalização. Neste sentido, o trabalho enunciado ao longo de todo o documento contribuiu para o desenvolvimento de novas estratégias de marketing, de forma a aumentar a notoriedade da empresa em questão e a sua probabilidade de sucesso na entrada no novo mercado-alvo. No entanto, durante o período de estágio foram executadas muitas outras tarefas, estudos de mercado, planos de divulgação de resultados, análise económica e financeira, estudos de viabilidade, planos de negócios, estudos jurídicos e mapas de controlo dos projetos relacionados com o Portugal 2020. As atividades realizadas, durante o período de estágio, resultaram numa aprendizagem constante, permitindo a aquisição e o desenvolvimento de novas competências técnicas, científicas e comunicacionais, nas áreas do marketing, gestão e gestão de projetos.This report is based on a curricular internship realized at Efacont 2, from September 20, 2019 to March 20, 2020, within the scope of the master’s in marketing and Digital Business at Portucalense Infante D. Henrique University. The internship focused mainly on the company's internationalization cabinet, having as main objectives the collaboration of the knowledge acquired during the master's degree and the perception of the importance of marketing in the success of an organization. The main goal of this document is to illustrate the importance of a marketing plan in an internationalization strategy, assessing the impact that a set of measures and actions, developed through marketing tools, can have on the success of internationalization process. In this context, the work enunciated throughout the document contributed to the development of new marketing strategies, in order to increase the notoriety of the company and its probability of success in the new target market. However, during the internship period, many other tasks were carried out, market studies, results dissemination plans, economic and financial analysis, feasibility studies, business plans, legal studies and project control maps related to Portugal 2020. The activities carried out during the internship period resulted in constant learning, allowing the acquisition and development of new technical, scientific and communication skills, in the areas of marketing, management and project management.2020-10-21T11:23:28Z2020-09-11T00:00:00Z2020-09-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/3241TID:202568032porCosra, David Milheiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:11:41ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A importância de um plano de marketing na estratégia de internacionalização de uma empresa: o caso da Windpark no Chile
title A importância de um plano de marketing na estratégia de internacionalização de uma empresa: o caso da Windpark no Chile
spellingShingle A importância de um plano de marketing na estratégia de internacionalização de uma empresa: o caso da Windpark no Chile
Cosra, David Milheiro
Marketing
Internacionalização
Estágio
Plano de marketing
Estratégia
title_short A importância de um plano de marketing na estratégia de internacionalização de uma empresa: o caso da Windpark no Chile
title_full A importância de um plano de marketing na estratégia de internacionalização de uma empresa: o caso da Windpark no Chile
title_fullStr A importância de um plano de marketing na estratégia de internacionalização de uma empresa: o caso da Windpark no Chile
title_full_unstemmed A importância de um plano de marketing na estratégia de internacionalização de uma empresa: o caso da Windpark no Chile
title_sort A importância de um plano de marketing na estratégia de internacionalização de uma empresa: o caso da Windpark no Chile
author Cosra, David Milheiro
author_facet Cosra, David Milheiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cosra, David Milheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Internacionalização
Estágio
Plano de marketing
Estratégia
topic Marketing
Internacionalização
Estágio
Plano de marketing
Estratégia
description Este relatório tem por base o estágio curricular realizado na Efacont 2, no período de 20 de setembro de 2019 a 20 de março de 2020, no âmbito do Mestrado em Marketing e Negócios Digitais da Universidade Portucalense Infante D. Henrique. O estágio incidiu maioritariamente no gabinete de internacionalização da empresa, tendo como principais objetivos a consolidação dos conhecimentos adquiridos durante o mestrado e a perceção da importância do marketing no sucesso de uma organização. A principal meta do presente documento, passa por ilustrar a importância de um plano de marketing na estratégia de internacionalização de uma empresa, avaliando o impacto que um conjunto de medidas e ações, desenvolvidas através de ferramentas de marketing, podem ter no sucesso de um processo de internacionalização. Neste sentido, o trabalho enunciado ao longo de todo o documento contribuiu para o desenvolvimento de novas estratégias de marketing, de forma a aumentar a notoriedade da empresa em questão e a sua probabilidade de sucesso na entrada no novo mercado-alvo. No entanto, durante o período de estágio foram executadas muitas outras tarefas, estudos de mercado, planos de divulgação de resultados, análise económica e financeira, estudos de viabilidade, planos de negócios, estudos jurídicos e mapas de controlo dos projetos relacionados com o Portugal 2020. As atividades realizadas, durante o período de estágio, resultaram numa aprendizagem constante, permitindo a aquisição e o desenvolvimento de novas competências técnicas, científicas e comunicacionais, nas áreas do marketing, gestão e gestão de projetos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-21T11:23:28Z
2020-09-11T00:00:00Z
2020-09-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/3241
TID:202568032
url http://hdl.handle.net/11328/3241
identifier_str_mv TID:202568032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302554823098368